ELEIÇÃO MUNICIPAL DE 2012 PODE COLOCAR
UMA MULHER NO COMANDO DA PREFEI.TURA
A eleição municipal de Porto Velho, em 2012, poderá ter uma característica inédita: a participação de pelo menos duas mulheres, com chances reais de ocupar a cadeira onde senta hoje Roberto Sobrinho. No PT, das duas postulantes à indicação para entrar na briga, só uma sairá. A ex-senadora Fátima Cleide e a atual deputada estadual Epifânia Barbosa são os nomes mais fortes do partido que está no poder, para tentar manter-se nele. É quase certo que uma prévia vai definir qual das duas, se Epifânia ou Fátima, conseguirá vencer a disputa, para ir às urnas. Mas, aos poucos, começa a aparecer um outro nome. O da jovem vereadora Mariana Carvalho, do PSDB. Com um mandato e meio na Câmara de Vereadores, com um trabalho bastante positivo, vinda de uma família de políticos (é filha do ex vice-governador Aparício Carvalho), Mariana está sendo preparada pelo comando do seu partido, para aceitar a missão e entrar na corrida pela Prefeitura da Capital. Nos próximos dias, o presidente regional tucano, Expedito Júnior, vai se reunir com ela e inclusive com sua família, tentando convencer a todos que a hora de Mariana, com reais chances de chegar ao comando da sua cidade, chegou.
O eleitorado feminino em Porto Velho já supera o masculino. As mulheres andam ocupando cada vez mais espaço na política, a partir até da eleição de Dilma Rousseff para a Presidência. Já temos três deputadas estaduais (no mandato anterior era apenas uma). No Congresso, a participação feminina se expande também. Agora, nas disputas municipais, as mulheres vêm com tudo. Em pelo menos uma dezena de cidades do Estado, há candidaturas femininas com chances reais de vitória. Em Porto Velho, elas podem começar a mandar a partir de 2012. Possibilidades concretas existem. E os nomes postos até aqui, são para lá de bem aceitos na comunidade.
COMILANÇA
Os presos de Rondônia serão alimentados cinco vezes ao dia, do bom e do melhor. Correm o risco de ficar obesos. Vão comer bem, viver bem e, quando estiverem ótimos, muitos deles vão fugir para fazer novas vítimas. Só para voltar para a cadeia e continuar tendo tanta mordomia. Parece brincadeira, mas infelizmente não é. Não dá vontade de chorar?
TUCANOS VOAM
Sobre os tucanos, ainda, o presidente Expedito Júnior confirmou que seu partido vai disputar, com candidatura própria, nada menos do que 22 Prefeituras no Estado, no ano que vem. E virá com pelo menos duas mulheres com chances reais de chegar lá. Além da Mariana Carvalho, em Porto Velho, a ex-deputada Daniela Amorim está muito bem na foto em sua cidade, Ariquemes.
ADEUS, ONGS!
Só o fato de anunciar que não fará mais nenhum convênio com ONGs, já dá ao novo ministro dos Esportes, Aldo Rabelo, um crédito muito importante junto à população e em relação a seus antecessores. Aldo deixa claro que não abrirá portas à corrupção, tema que muitas ONGs tem se especializado. Tanto para pegar dinheiro público como para corromper políticos e autoridades.
BADERNEIROS
Líderes dos baderneiros que destruíram o canteiro de obras em Jirau, foram trabalhar no estádio Manoel Garrincha, em Brasília, que está sendo preparado para a Copa. Descobertos por policiais federais, que monitoram cada passo da construção do novo estádio, foram sumariamente demitidos. Pelo jeito, sobraram alguns por aqui, já que sexta a confusão foi no canteiro de Santo Antonio. Baderna tem que ser tratada com a dureza da lei.
RODOVIA DA MORTE
Não dá mais para postergar alguma solução para a rodovia da morte em que está se transformando a BR 364. Só no trecho de Ariquemes, nessa semana, quatro pessoas morreram em acidentes violentos. Motoristas ensandecidos, andando em alta velocidade, inclusive no perímetro urbano das cidade e motoqueiros irresponsáveis, estão causando mortes e mais mortes. Some-se a isso uma rodovia superada e cheia de buracos e se entenderá o que está acontecendo.
AREIA MOVEDIÇA
Grupos políticos se movem para lá e para cá, tentando achar o caminho menos duro para tentar tomar a Prefeitura de Porto Velho e das principais cidades do interior. Os partidões já estão com bala na agulha para a disputa e os pequenos querem se unir para ter alguma chance. A menos de um ano da eleição, o quadro ainda é nebuloso na maioria das cidades. Ainda falta muito para que todos os acordos sejam fechados.
MÃO NA TAÇA
Hoje tem rodada das mais decisivas no Brasileirão. Do jeito que as coisas estão dando certo para ele, é o Vasco o time que tem mais condições de colocar as mãos na taça nacional. Corinthians, Botafogo, São Paulo e Fluminense já têm chances menores, assim como o Flamengo. Mas nada está decidido e a reta final do campeonato deste ano pode ser espetacular. Torcidas a postos, pois!
PERGUNTINHA
De onde será que sai a voz de comando para tantos crimes violentos e ataques de quadrilhas com armamento pesado que estão acontecendo em Rondônia?