Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Para Cassol promotores de Justiça deveriam ser punidos


Para Cassol promotores de Justiça deveriam ser punidos  - Gente de Opinião

CIÊNCIA A UM PASSO DE DESCOBRIR

CAUSA E COMBATE À OBESIDADE

Apesar das crendices exageradas e muita bobagem, que são empurradas goela abaixo da população, é a ciência que tem encontrado soluções para alguns dos mais graves problemas da humanidade. Nesta semana, uma notícia vindo da meio científico traz esperança para perto de 1 bilhão de pessoas mundo afora, que vivem hoje com sobre peso ou pior, com obesidade e obesidade mórbida. Um gene ligado ao diabetes e ao colesterol pode ser, segundo os estudos, o grande vilão da gordura exagerada no corpo. Há necessidade de mais pesquisa mas, se o que foi anunciado se confirmar, terá se encontrado um caminho muito importante para o controle dessa que já é considerada uma epidemia mundial. E são números que não param de crescer. Nos Estados Unidos, por exemplo, dos 300 milhões de habitantes, aproximadamente, 230 milhões são considerados acima do peso. Há uma pequena ilha no Pacífico, chamada Nalu, onde 80% dos habitantes ou são gordos ou sofrem de obesidade mórbida. Há, claro, alguns países onde a maioria da população não tem essa doença, porque na verdade milhões passam fome e até morrem por causa disso. Mas no Planeta, é a gordura corpórea exagerada o mal que mais cresce. E com maior rapidez.

Enquanto não vem o controle do gene da gordura, até porque as pesquisas ainda vão durar vários anos, cada um deve cuidar de si e dos seus. Menos comida gordurosa, mais frutas e verduras, mais exercícios e menos refrigerantes e doces, são um caminho seguro para se viver melhor. Não há segredo. Só engorda quem absorve mais calorias do que gasta. Afora isso, não há tratamentos milagrosos, nem pílulas, nem reza que faça emagrecer. A ciência está fazendo o papel dela, descobrindo as curas para as doenças. Mas enquanto isso, todos nós devemos também fazer a nossa parte. Não dá para morrer por causa da gordura, com tanta informação sobre como controlar esse mal.

  

FIM DO SONHO?

Protestos da oposição não adiantam nada. Com folgada margem em suas bancadas de apoio, o governo Dilma Rousseff pode sim impedir a votação do Código Florestal. Milhões de produtores brasileiros, a grande maioria de pequeno porte, serão prejudicados, senão destruídos. Mas o que importa ao poder central e seus aliados é agradar lá fora. Os aqui dentro que se danem.

AMEAÇA

O líder do governo na Câmara,Cândido Vaccarezza (PT-SP) já ameaçou que pode não haver mais tempo hábil para a votação até 11 de junho, último prazo. E tem razão. Do jeito que os governistas, apoiados por ONGs e grupos estrangeiros estão empurrando o assunto com a barriga, o novo Código pode morrer por inanição.

NA CABEÇA

No mundo político, a disputa das Prefeituras é tema que esquenta a cada dia que passa. Em Porto Velho, ao que tudo indica, PT e PMDB não manterão a aliança política das duas últimas disputas que levaram Roberto Sobrinho ao poder. Cada um dos dois partidos quer a cabeça de chapa. Por enquanto, não tem acordo.

ORDEM DO PLANALTO

O deputado federal rondoniense Moreira Mendes, líder da Frente Parlamentar da Agricultura, chia, protesta, pisoteia de raiva – e tem o apoio de dezenas e dezenas de outros parlamentares – exigindo a votação do texto do Código. Nada adianta. Quem manda no Congresso é o Palácio do Planalto. Votação só se a ordem vier de lá. Até ontem, pelo contrário, o indício era de que não votar era o caminho.

SÓ PIORA

As estatísticas continuam dando um nó na saúde pública da Capital. O último fim de semana foi de repetição da violência – no trânsito e em confrontos de todos os tipos – colocando mais de 500 pessoas internadas no Hospital João Paulo II. Desse total, 128 foram vítimas de colisões no trânsito. Não há estrutura de saúde que suporte números assim.

REAÇÃO DURA

Na surdina, mas sem deixar o assunto escapar, a área judiciária da Polícia Militar e setores do governo estão preparando dura reação contra os policiais que lideraram a greve sem nexo, em que até um promotor público foi surrado na BR 364. Punições e até expulsões fazem parte do cardápio. Dentro de alguns dias, saberemos quantos serão atingidos dentro da corporação.

CUMPRIU

Prometeu e cumpriu. Na campanha para o Senado, Ivo Cassol disse que apresentaria, caso eleito, projeto de lei que cria dispositivo jurídico para responsabilizar promotores e demais acusadores. Já no cargo, Cassol disse que sua equipe já iniciou um levantamento que apontará o número de gestores púbicos municipais e estaduais que respondem ou responderam processos considerados vazios e pífios. O assunto já está tendo grande repercussão.

“DERRAME”

O senador Cassol, disse que “é preocupante o derrame de ações movidas por promotores aos gestores, sem antes saber da realidade que um prefeito, governador ou qualquer chefe de pasta passa para gerir”. Para o parlamentar, os promotores de Justiça deveriam ser punidos nos casos em que o político acusado provou ser inocente. “Não é justo que joguem o nome dos outros na lama sem motivo e depois saiam ilesos”, disse. É tema dos mais polêmicos.

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)