Segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016 - 05h09
TODOS DEVEMOS FICAR ATENTOS
E AO LADO DA POLÍCIA FEDERAL
José Eduardo Cardoso é petista de carteirinha. Ele é da cozinha da Presidente Dilma e amigo de primeira horas do ex Presidente Lula. Homem de confiança do poder, ele começou a cair em desgraça quando não aceitou as pressões dos seus amigos, para intervir nas investigações da Polícia Federal, que a cada ponta de tapete que levantam, encontram alguma sujeira ou, em muitos casos, muita podridão. Quanto mais perto dos dois maiores líderes do partido o cheiro de rolo chegava, mais Cardozo era colocado contra a parede. Aconteceu o que se imaginava: para não ultrapassar seus poderes para proteger seus amigos, como se eles não tivessem que responder por seus atos, como todos os demais brasileiros, Cardozo caiu fora do Ministério da Justiça. Pressionado principalmente pela turma de Lula, que o consideram um Messias, o agora ex Ministro pediu o boné. O governo, imediatamente, chamou o baiano Wellington Cesar Lima e Silva, fidelíssimo à teoria de que a única salvação do país é o PT. Delegados da PF correram a emitir nota de protesto, alertando o país que toda a pressão, pode ser a movimentação de muitos desses santos dos pés de barro em tentarem desmoralizar a Operação Lava Jato, que está botando cada dia mais corruptos na cadeia.
Não podemos ficar fora desse caso, nenhum dos brasileiros. Temos que ficar vigilantes. Temos que exigir transparência nas investigações, atinjam quem atingirem. Não podemos compactuar com injustiças e exposições de quem é apenas suspeito, como se já tivesse sido condenado, porque há, é claro, gente que adora holofotes, não importa quantas vidas destrua. Mas temos que exigir: todos aqueles que tiverem culpa, não importa quem sejam, que paguem pelos seus crimes. E que a nossa respeitada e atuante Polícia Federal continue agindo com total liberdade.
PETISTAS DECIDEM
Dia 12, no segundo sábado de março, o PT de Porto Velho vai decidir como irá para a eleição municipal de outubro. O nome mais conhecido e com mais chances, obviamente, é o do ex prefeito Roberto Sobrinho. Ele enfrenta ainda problemas com a Justiça, mas até agora não teve qualquer condenação, o que o mantém elegível. O segundo nome é o do vereador Sid Orleans, que teria, claro, muito menos chances. O partido pode ainda lançar um nome desconhecido ou até decidir apenas participar de alianças. No final, se Sobrinho topar, ele será o indicado.
TRÊS QUASE EMPATADOS
Semana passada, uma pesquisa feita por um pré candidato à Prefeitura da Capital, apenas para consumo interno, apresentou números que indicam pelo menos três políticos com chances reais de vitória, se a aleição fosse hoje. Sem dar nomes, para respeitar as determinações da Justiça eleitoral, já que a pesquisa não foi registrada, vão aí os números: o primeiro colocado teve 22 pontos; o segundo 19 (empate técnico) e o terceiro 15 pontos percentuais. O quarto colocado teve 11 pontos; o quinto 6 e o último 1 ponto. Alguns nomes que poderão estar na disputa, não estavam na relação.
(IN)SEGURANÇA PÚBLICA
A mesma pesquisa, feita em mais de meia centena de bairros de Porto Velho, perguntou aos entrevistados qual o maior problema da cidade. A surpresa não foi a resposta, mas o percentual sim. Exatamente 50 por cento de todos os participantes da pesquisa responderam que é a falta de segurança pública. A outra metade dividiu suas preocupações com vários outros problemas. A ausência da polícia nas ruas; a violência imposta pela bandidagem e a impunidade geral que campeia. Surpresa seria se outra questão ficasse em primeiro lugar!
SÓ 13 POR CENTO
É de assustar o número divulgado pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia: apenas 13 por cento dos médicos recém formados no Estado, passaram no exame realizado, apenas como avaliação, pelo próprio CRM. Ou seja, muito poucos conseguiram acertar metade das 120 questões e houve casos em que o número de acertos se pode contar nos dedos. Ou seja, o ensino nas faculdades rondonienses estão muito aquém do que deveria estar. O CRM vai procurar esses educandários, propondo parceria e exigindo também mais qualidade na preparação dos novos profissionais. E está totalmente certo!
CENAS LAMENTÁVEIS
A violência e a falta de respeito tomam conta das escolas em todo o país. Sem controle,sem limites, estudantes destroem equipamentos e salas e, ainda, realizam lutas, algumas envolvendo meninas. São cenas agora cotidianas, nas redes sociais. Nessa semana, mais um destes tristes episódios. Duas garotas fazem uma batalha de luta livre perto da Escola Rio Branco, onde presumivelmente estudam. Parecem duas doidas, uma tentando matar a outra, sob aplausos, assovios e incentivos de outros jovens, também doentes sociais. É isso que estão fazendo com nossa juventude: ampla, total e geral liberdade, para fazerem o que estão fazendo. Lamentável!
PERGUNTINHA
Você acha que o ex Presidente Lula tem razão quando diz estar sendo perseguido injustamente pela Polícia Federal?
O que você faria para salvar os animais nas florestas, perguntou o entrevistador ao famoso biólogo Richard Rasmussen, um dos maiores e mais
Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso
Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi