Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

POLÍTICA E NEGÓCIO


POLÍTICA E NEGÓCIO - Gente de Opinião

NO PAÍS DO JEITINHO, APLAUSOS PARA QUEM USA DE MALANDRAGEM

Imagine-se, nos Estados Unidos, um Democrata que não conseguisse ser indicado para disputar a eleição por seu partido e, apenas para atender seus interesses e de seu grupo, mudasse tudo o que defendia durante anos e passasse para o lado dos Republicanos...Certamente seria um desastre. Não só o mundo político o jogaria aos tubarões, como a opinião pública o detestaria. Lá é lá, aqui é aqui. Em países diferentes do nosso, onde a política  não é uma profissão e nem uma meta de vida, casos como os de Marina da Silva, agora aliada a Eduardo Campos, jamais dariam certo. Esse exemplo e de uma centena de congressistas que  trocou de time na última hora, priorizando apenas metas pessoais, mostra que estamos a anos-luz de seriedade e respeito aos verdadeiros valores de que precisamos, como Nação, quando se fala sobre partidos políticos.Desse jeito, levaremos mais uns cem anos para termos  siglas decentes. Elas só existirão quando a maioria dos seus membros for decente.

Usando o jeitinho, aproveitando-se da ignorância da maioria da população; vivendo em função do próprio  umbigo e de discursos vazios; permitindo que se crie partidos nanicos ávidos por dinheiro, simples balcões de negócios, não podemos levar a estrutura partidária do nosso país a sério. Lamentável é que a jogada esperta de Marina da Silva não indignou ninguém. Pelo contrário, há quem comemore que ela tenha dado um drible em todos, inclusive na ética. Fosse numa terra onde as questões políticas são coisa séria e baseadas na credibilidade, no respeito à ideias e decências, dona Marina estaria fora do mercado. Mas como aqui o povo adora quem faz malandragem, ela vai é acabar se dando bem, como, aliás, se dão bem todos os malandros que cometeram coisas muito piores e se profissionalizaram nas baixarias da política.

 
 

COMO ACREDITAR?

Em todo o país, apesar dos bilhões de reais gastos, apenas 14% das obras do PAC foram concluídas . Os viadutos e a implantação da estrutura de água e esgoto em Porto Velho são apenas alguns poucos exemplos, entre tantos.Uma vergonha! Por isso, não dá para se comemorar muito o anúncio de grandes obras para Rondônia, como as pontes na fronteira com o Acre e com a Bolívia. Ou com o projeto da chegada de uma linha férrea de mais de 780 quilômetros entre Vilhena e Porto Velho. Se as obras atuais já estão atrasadas há mais de cinco anos ou mais, quanto tempo demorarão as que ainda são apenas projeto?



 

POLÍTICA E NEGÓCIO - Gente de Opinião

POLÍTICA E NEGÓCIO

É inacreditável o número de lideranças políticas que condena o exagero de partidos no país. Todos os dias, essa gente vai à mídia, contestar a existência de 32 siglas partidárias, a grande maioria delas apenas balcões de negócios. Do turma governista à oposição, não há quem não demonstre ojeriza por esse absurdo. Só que nada é feito para mudar a legislação. A não ser pequenas bobagens, que seja mudança profunda,  tudo continua igual e, claro, cada vez pior. Se há tanta gente contra, porque as  lideranças não conseguem mudar nada?



POLÍTICA E NEGÓCIO - Gente de OpiniãoSÓ SEIS

Em todo o Brasil, se ouve opiniões contrárias a tantas siglas partidárias. O governador Confúcio Moura é um dos que acham que o número de partidos no Brasil é um acinte. Para ele, seis agremiações - dando de lambuja e à parte o Partido Comunista, por sua história e por raramente ter aliados - abrigariam todas as tendências. Segundo o governador, em entrevista a Léo Ladeia, no programa Tempo Real, da TV Candelária (Vídeo AQUI), esse exagero de partido não traz qualquer benefício para o país.


 


POLÍTICA E NEGÓCIO - Gente de OpiniãoCOMANDO INTERINO

O médico Aparício Carvalho, um dos nomes mais respeitados no meio - mesmo sendo um empresário de sucesso na área da educação, com a Fimca, ele ainda atende pacientes no Hospital de Base - foi indicado pelo Conselho Federal de Medicina como presidente interino do Conselho Regional de Medicina, até que seja feita nova eleição, em 12 de novembro. Junto com ele, na diretoria interina, outros dois nomes dos mais conhecidos e respeitados: Ricardo Amaral e Rolando Jakoby. O trio comanda a entidade até a escolha dos novos dirigentes.

 

MAIORIA ABSOLUTA

De goleada. Foi assim a vitória do governo na Assembleia, com a aprovação da reforma política por 15 votos a favor e só dois contrários. Ou seja, o governo conseguiu fixar a seu lado a grande maioria dos parlamentares. Até alguns deputados que fizeram críticas à falta de diálogo e à pressa na votação, consideraram que a reforma é importante. O problema do governo é o discurso de oposição, sempre muito duro, vindo de Hermínio Coelho.

PEDRA NO SAPATO

Na sessão itinerante de Pimenta Bueno, onde o projeto foi votado, o presidente da ALE votou contra, é claro, e não poupou críticas, num daqueles seus discursos fortes. Disse que a reforma não merece crédito e que não acredita quando o governo diz que vai economizar 50 milhões de reais. E ironizou, dizendo que se o o governo demitisse seis mil CDS ou os ex-prefeitos em cargos de confiança, resolveria todo o problema. Hermínio será, até o fim do atual governo, uma pedra no sapato do Palácio Presidente Vargas.

PERGUNTINHA

Será que o governador Eduardo Campos, do PSB, que não sai dos 8% nas pesquisas, vai abrir mão do seu projeto e lançar à Presidência, no ano que vem, sua nova companheira de partido, Marina Silva?

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polêmica no leilão de privatização da BR 364, previsto para esta quinta-feira em São Paulo. Vai mesmo sair?

Polêmica no leilão de privatização da BR 364, previsto para esta quinta-feira em São Paulo. Vai mesmo sair?

          Se não houver alguma decisão judicial de última hora, nesta quinta-feira acontecerá um dos mais polêmicos leilões para privatização de uma

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)