Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

PORTO VELHO MERECE O ESPAÇO ALTERNATIVO, MAS TERÁ QUE CUIDAR DELE! Por Sérgio Pires


PORTO VELHO MERECE O ESPAÇO

ALTERNATIVO, MAS TERÁ QUE CUIDAR DELE!

Está chegando à reta final... Aos poucos, devagar, lentamente. Tudo já deveria estar pronto há pelo menos dois anos, mas foi se arrastando, superando obstáculos, mudando o projeto original, adaptando-se às exigências de uma legislação tão complexa quanto absurda, muitas vezes, mas, enfim, parece que o Espaço Alternativo de Porto Velho entra na sua fase final de obras. Certamente será, quando totalmente concluído e entregue à comunidade, uma das mais importantes obras que a cidade já recebeuPORTO VELHO MERECE O ESPAÇO  ALTERNATIVO, MAS TERÁ QUE CUIDAR DELE! Por Sérgio Pires - Gente de Opinião, em termos de grandeza e importância, ao menos nas últimas décadas. Em termos de área de lazer, será, disparada, a maior realização de um governo; um local especial, de encontro das famílias, com uma ótima estrutura de lazer, agora com uma iluminação especial. O DER está ainda devendo o estacionamento para dois mil carros, que começa a ser construído em breve, todo asfaltado e, para dar um toque final, ao menos um conjunto de banheiros, que passarão a funcionar nos quiosques, quando eles forem totalmente abertos e entregues. No restante, o Espaço Alternativo está se encaminhando para ser um belo cartão de visitas que Porto Velho oferecerá, na saída do seu aeroporto que, por enquanto ao menos, de internacional só tem o nome. A foto que ilustra esse texto é da maquete da passarela que vai começar a ser instalada no local em breve. Substituirá à do projeto original, que seria em concreto. Essa, com uma bela e moderna estrutura metálica, terá 184 metros de extensão, com uma iluminação a LED multicolorida e custará perto de 5 milhões e 200 mil reais.  Começou a ter sua base preparada na semana passada. Agora, é questão de receber os pedaços pré fabricados e ser montada, aos poucos, para concluir os trabalhos naquele local.

Falta pouco, agora! O governador Confúcio Moura tem visitado constantemente o Espaço, acompanhando o andamento dos trabalhos e cobrando do diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, que tudo seja feito com rapidez e qualidade. Antes do final do ano , no máximo, nos primeiros meses de 2018, se tudo der certo, enfim Porto Velho poderá ter seu Espaço Alternativo completo. Uma obra à altura do que a cidade merece: bonita, prática, de grande utilidade, que certamente vai mudar a cara de Porto Velho. O que vai faltar? Não só mais segurança, contra os vagabundos e vândalos, mas, principalmente, a efetiva contribuição do cidadão porto velhense para ajudar a manter e preservar uma das mais importantes obras que recebeu nas últimas décadas. Merecemos o Espaço Alternativo. Agora, temos é que ajudar a cidade dele!

MESMA HISTÓRIA

De novo. Outra vez. Novamente. Again! Mais um apagão na terra das hidrelétricas, que abastecem 25 milhões de brasileiros, menos é claro, por causa do sistema pífio de distribuição, milhares de consumidores de Rondônia. As usinas continuam gerando toda a energia necessária, mas qualquer problema, por menor que seja, atinge a distribuição e....bye bye luz elétrica. Dia desses foi num domingo à noite, quando parte de Rondônia e Acre ficaram às escuras por mais de uma hora  e meia, em algumas localidades. Nesta terça, tudo se repetiu os dois Estados, a partir de uma queda na região de Rolim de Moura, que deixou grande parte do Estado de novo sem energia, que voltou menos de meia hora depois em algumas áreas.  Vamos ouvir outra vez aquelas longas explicações técnicas, que os leigos não entendem, para explicar o inexplicável. Não tem jeito mesmo. Está na hora da Eletrobras se tornar uma empresa privada, porque como pública ela está se tornando um desastre. Tem que ser privatizada, mas que não sejamos roubados no preço da energia. O resto a gente aguenta!

WALTERBERG COMANDA O TJ

O Judiciário rondoniense, que tem sido exemplo para outros Estados, terá novos comandantes a partir de dezembro, eleitos nesta semana. Magistrado experiente e dos mais respeitados no meio da Justiça, o desembargador Walter Waltenberg Júnior  foi eleito como novo presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia. Ele vai administrar a principal Corte do  nosso Judiciário até o final de 2019. Desembargador desde 2005, ele completará em novembro 12 anos de atuação no TJ do Estado. Mineiro de Juiz de Fora, onde se formou na Faculdade de Direito da sua cidade em 1981, começou suas atividades como Magistrado em Rolim de Moira, em 1985. Nestes 36 anos de atuação, Walterberg tem sido uma personalidade das mais importantes no contexto da Justiça rondoniense. Na mesma eleição, Renato Mimessi foi eleito como vice presidente e o José Jorge Ribeiro da Luz será o novo Corregedor Geral. Para a Escola da Magistratura, foram escolhidos o desembargador Marcos Alaor Diniz, como diretor geral e o juiz Guilherme Bandal como vice diretor.

BOLSONARO EM RONDÔNIA

Inicialmente, a vinda estava prevista para agosto. Mas por problemas de agenda, a vinda do deputado presidenciável Jair Bolsonaro ao Estado, foi transferida, ainda sem data confirmada. Ele aceitou convite do Coronel Pretz, que está tentando formalizar em Rondônia o Partido Militar Brasileiro (PMB). O convite de Pretz é o mesmo de várias entidades e representações políticas. O controverso político, representante da direita e que tem se tornando um fenômeno em todo o país, chamado inclusive de Mito, já enviou mensagem, via redes sociais, avisando que em breve estará no Estado. O PMB é mais uma sigla que está tentando se legalizar no país. O coronel Pretz, que já foi comandante da Polícia Militar de Rondônia, tão logo foi para a Reserva, começou a batalhar para a formação da nova sigla, que, obviamente, tem em Bolsonaro seu maior ídolo. Em breve será anunciada a data da visita do Presidenciável.

DECISÃO INFELIZ

PORTO VELHO MERECE O ESPAÇO  ALTERNATIVO, MAS TERÁ QUE CUIDAR DELE! Por Sérgio Pires - Gente de OpiniãoLastimável, triste, de deixar grande parte da sociedade deprimida, a decisão da Justiça Federal, que acatou pedido do Ministério Público Federal e do Ministério Público estadual, para que sejam distribuídos, nas escolas de Ariquemes, aqueles livros que tiveram trechos retirados, porque ensinam sexo a crianças. Os dois MPs alegam que os livros falam apenas em “diversidade familiar” e que não ensinam nem sexo nem homossexualismo às crianças. A decisão ignora o que os pais dos alunos querem. Ignora o que a grande maioria da comunidade quer. Decide que quem escolhe a forma de ensinamento aos pequenos estudantes é o Estado e que a opinião da grande maioria dos pais não conta. O que se espera é que a Prefeitura de Ariquemes recorra dessa decisão lamentável e que derrube a liminar. Ensinar sexo às crianças pode ser legal, pode ser normal, pode ser comum na visão do Ministério Público, de parte do Judiciário e da legislação brasileira, mas não há dúvida alguma que não é o que quer a grande maioria da coletividade.

COVARDIA EM DOSE DUPLA

Parte da mídia (algumas redes de TV, além de alguns sites), tenta dar uma conotação menos pesada à terrível agressão sofrida por uma professora, dentro da sala de aula, em Santa Catarina. Ela levou um soco no olho, caiu e sofreu outros ferimentos, depois de atacada por um “dimenor” de 15 anos, que agora se diz arrependido. Muitos textos mostram o agressor como um pobre coitado, vítima da sociedade, porque apanhava do pai, etc e tal, coisas que a gente está cansada de saber. Nas redes sociais, alguns celerados doentes transformam a professora na vilã, apenas porque as ideias dela que não coincidem com esses doidos varridos, que usam o Facebook e outros meios para, covardemente, atacar e caluniar quem não pode se defender. Vamos recompor a verdade: o marginal foi para a sala de aula para praticar um ato de banditismo. Milhares e milhares de meninos e meninas como ele, que já sofreram de tudo na vida, frequentam as escolas e não descarregam suas frustrações nos professores. Cadeia nesses vagabundos que agridem professores, sejam menores ou não!

A CORRIDA PELA ASSEMBLEIA

Praticamente todos os atuais deputados estaduais vão concorrer à reeleição. Um ou outro pode buscar novos voos, como por exemplo Adelino Follador, que pode tentar uma cadeira à Câmara Federal. A disputa será acirrada, já que dezenas de nomes conhecidos na política e em outras áreas, estão prontos para entrar na corrida por uma cadeira no parlamento estadual, embora, claro, lá na frente, nem todos confirmarão a candidatura. Vamos citar alguns deles: Chagas Neto, Anysio Gorayeb, Zequinha Araújo, Maurício Carvalho, Alan Queiroz, Alex Testoni, Ernandes Amorim, Ana Maria Negreiros, Aleks Palitot,  Dr. Macário Barros, Cristiane Lopes, Ezequiel Neiva, Lucas Follador, Williames Pimentel, Da Silva do Sintrar, Junior Cavalcante, Elis Regina, Ivonete Gomes, Antônio Ocampo, Carlos Caldeira. São apenas alguns dos novos postulantes. Há mais algumas dezenas ainda se preparando para entrar na briga. Na medida em que houverem novas possibilidades de nomes que poderão entrar na briga,  vamos divulgando por aqui...

PERGUNTINHA

Você teme que o destrambelhado ditador da Coreia do Norte acabe causando um conflito nuclear ou acha que o bom senso vai imperar no mundo, sem que ocorra uma guerra real?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)