Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 01/01/11


Primeira Mão - 01/01/11 - Gente de Opinião

NO PRIMEIRO DIA DO ANO, JÁ SE VÊ

QUE A POLÍTICA ESTÁ FERVILHANDO

 O que se pode esperar de 2011 em Rondônia? Há questões importantes que começam a ser pensadas desde o início do ano. A primeira delas refere-se à expectativa da população em relação ao governo que começa. Confúcio Moura ( na foto comemorando) tem um estilo completamente diferente da dupla Cassol-Cahulla, que deixou o poder; tem outras prioridades e outra turma. Começa cheio de planos para mudar e certamente quer mudar para melhor. Como será sua performance é a grande expectativa de cada cidadão e de cada cidadã do nosso Estado para este ano que começa. O funcionalismo entra o ano sem saber como ficará a transposição. Com tantas informações desencontradas, anúncios mirabolantes, avanços e retrocessos, ninguém em são consciência pode dizer, com clareza, o que vai acontecer com a PEC da Transposição. Mas principalmente ninguém sabe ao certo quem e quantos serão beneficiados, quando (e se) ela for posta em prática. Em termos de representação em Brasília, haverá, claro, acompanhamento de como se sairá a nova bancada, bastante modificada. Cassol fará oposição dura a Confúcio no Senado? O novo governador conseguirá unir a classe política, incluindo adversários, na busca de mais recursos para o Estado? Tudo isso começará a ser respondido a partir de fevereiro, quando assumem suas cadeiras no Congresso os representantes rondonienses.

Por fim, a grande questão local ainda pendente, mesmo depois da entrada do ano e do novo governo, refere-se ao novo Presidente e à nova Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de Rondônia. Conseguirá Confúcio Moura conter o avanço da oposição, liderada pelo deputado Valter Araújo? Que cartas na manga o governador usará para influir (e se realmente vai querer influir) na disputa entre os deputados? O ano recém começou mas, pelo que se vê, começa fervilhando nas questões da política. Tomara que todas as decisões e soluções a serem encontradas sejam as  melhores para Rondônia. Todos torcemos para isso.
 

TUDO NOVO

Dia de festa em Brasília e em Porto Velho. Assumem a presidente Dilma Rousseff, a partir das três da tarde, no horário local e na mesma hora, na Nautilus, será empossado como governador do Estado o médico Confúcio Moura. Todos os governadores tomam posse em todo o país. O mapa política está redesenhado e 2011 começa com esperanças de que tudo melhore, com os novos comandantes.
  

FESTANÇA 

Depois da posse de Confúcio, tem festa na praça defronte o Palácio Presidente Vargas. Com música, fogos e certamente grande público. O novo governo começa com cara popular e quer chegar se aproximando do povão. Confúcio começa cheio de energia e de planos. A torcida é para que tudo seja como ele planejou.

 

SEM LOUCURAS 

O Brasil do ano novo de 2011 tem grandes desafios pela frente, mas, ao mesmo tempo, tem boas possibilidades de ser pouco tocado pela grande crise internacional que se anuncia. A economia vai bem e, com algumas correções de rumo – sem loucuras, contudo – é possível passarmos ao largo das enormes dificuldades que se avizinham.  

 
DE OLHO EM 2012 

O PR rondoniense, que tem sete prefeitos e vários vereadores, mas não fez nenhum deputado estadual nem federal, tem novo comandante no Estado. O ex-vice-governador e ex-diretor nacional do Dnit, Miguel de Souza, comanda o partido. Quer torná-lo grande e já está de olho na disputa municipal de 2012.

 
VOLTA AO DENIT?
 
Surgido da fusão do PL e do Prona (aquele do “Meu nome é Enéas”), o PR, em nível nacional, foi bem na disputa pelo Congresso na eleição deste ano. Elegeu nada menos do que 41 deputados federais. Faz parte da base de apoio à Dilma Rousseff. Por isso, Miguel de Souza pode voltar ao Dnit, em breve.
 

SEM DEMISSÕES

Pelo menos no primeiro momento, o governador Confúcio Moura não vai mexer em algumas equipes que atuam há vários anos em alguns dos órgãos de apoio. Vários nomes já foram confirmados. Não são setores vitais mas, de qualquer forma, não haverá aquela enxurrada de demissões como se anunciava. Repetindo: ao menos por enquanto.
 

ANIVERSÁRIO

Dia 4 de janeiro já tem a primeira festa do novo governo. No Palácio Presidente Vargas, Confúcio Moura comandará, pela primeira vez, as comemorações do aniversário de Rondônia. A data tinha sido mudada para 22 de dezembro, mas projeto do deputado Jesualdo Pires, aprovado na Assembléia, colocou a data certa nos eixos.
  

CARTÃO CRIATIVO 

O deputado Valter Araújo, campeão de votos no Estado, distribuiu cartão de Boas Festas, com foto sua ao lado de sua esposa, com mensagem aos rondonienses. Mas não esqueceu da sua luta contra a pedofilia. No mesmo cartão, há uma mensagem de combate a este terrível crime e o telefone para denúncias. O cartão ficou criativo e, ao mesmo tempo, de utilidade pública.

 

MENOS GUERRA

 O que se espera é que, no decorrer deste primeiro dia do novo ano, o número de ocorrências policiais violentas seja muito menor do que o foi na noite de Natal. Exatamente no dia em que o mundo fala em paz, dezenas de rondonienses declararam guerra. A grande maioria movida pela cachaça e seus derivados. Tomara que isso não tenha se repetido nesta noite de entra de 2011.

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)