Quarta-feira, 1 de julho de 2009 - 06h44
GOLPE MILITAR: AMÉRICA LATINA
VAI VOLTAR A SEU PIOR PASSADO?
Já estava demorando! Depois de uma década e meia sem golpes na América Latina, Honduras voltou à época das “repúblicas das bananas” e destituiu seu presidente (democraticamente eleito) pela força das armas. Manuel Zelaya, o deposto, é acusado de ignorar decisões majoritárias do Parlamento e do Judiciário, o que também o colocaria como antidemocrata, na medida em que queria mudar a Constituição e dar a si mesmo um terceiro mandato. Esquerda e direita na região, que pareciam ser coisas de museu desde a queda do Muro de Berlim, voltam a ensaiar confrontos, dando um tom de anos 70 e levando vários países latino-americanos e colocar as barbas de molho. A democracia da pequena Honduras estava se saindo bem até que forças antagônicas – parlamentares, membros do Judiciário e, é claro, as Forças Armadas – começaram a brigar feio com o chefe da Nação, eleito nas urnas e que seria reeleito facilmente, se houvesse um terceiro mandato. Ao invés do combate no campo das idéias, da disputa eleitoral, da plena democracia onde a maioria ganha, setores hondurenhos preferiram entrar no túnel do tempo e destituir à força seu Presidente. O mundo ficou pasmo, os governos vizinhos – incluindo o Brasil – não reconhecem o novo governo imposto. O clima é de confronto. Esquerda e direita – e infelizmente não é piada – estão se confrontando de novo. Como sempre se soube, a história se repete como farsa.
CACETADAS
O governador Cassol, como lhe é peculiar, não poupou cacetadas em adversários e até em quem é, ao menos aparentemente, aliado. Em entrevista na Record News Rondônia, no Flor do Maracujá, Cassol desceu a lenha. Disse, por exemplo, que há deputados que dizem que o apóiam mas que no fundo, palavras dele, “querem mais é me ver no fundo do rio”.
PRAZOS
Nos próximos dias, o TSE entra em recesso. Volta só no início de agosto. Ou seja, o processo que envolve o governador Cassol, nesse raciocínio, não entra em pauta antes de setembro ou outubro. Isso se o tribunal não aceitar os pedidos de novas investigações sobre o caso, pedidas pelos defensores dele.
EM CAMPANHA
O Sintero continua torrando dinheiro dos seus associados com matérias pagas com cunho essencialmente político-partidário. Só pauleira no governo do Estado e nem uma linha de crítica ao governo federal, embora os dois tenham a mesma política salarial para o funcionalismo. Será que toda a categoria apóia a campanha política antecipada do sindicato? Todos duvidam.
VOTO CERTO
Não há qualquer dúvida. O governador de Rondônia já tem seu candidato à Presidência da República. Na verdade, sua candidata. Cassol não poupa elogios à ministra Dilma Roussef e deixou claro que ela terá seu apoio em 2010.
INFANTICÍDIO
O que está acontecendo nas nossas periferias? Uma menina de 15 anos matou cruelmente e a sangue-frio outra da mesma idade, porque as duas tinham uma rixa “antiga”. Como crianças conseguem arma para matar umas às outras? E de onde vem esse desrespeito total à vida? De onde sai tanta crueldade numa criança de pouco mais de 15 anos? As respostas a essas perguntas certamente apavoram as pessoas de bem.
MOTE
Aliás, a questão da segurança pública está virando mote de um grande confronto político entre os governos do Estado e do município, em Porto Velho. O Estado diz que a Prefeitura não ajuda na segurança, por exemplo iluminando as ruas e melhorando o acesso à bairros. A Prefeitura diz que o Estado não faz sua parte e ameaça chamar a Força Nacional de Segurança.
NO MEIO
No meio desse tiroteio verbal, fica a população, esperando ações práticas de todos os poderes, não importa quais sejam, para diminuir a criminalidade e trazer um pouco mais de paz para todos. Talvez seja a hora de todos sentarem na mesma mesa e falarem a mesma linguagem, combatendo a violência com união de esforços e recursos. Não seria o ideal?
SEM PLANO B
José Dirceu, considerado o mais petista dos petistas, depois do presidente Lula, disse que não haverá terceiro mandato e nem prorrogação do atual. Dirceu afirma: “o terceiro mandato é a Dilma”. Não há plano B, diz o conhecido líder do partido. Ou seja, é Dilma ou...José Serra.
PRIVACIDADE ZERO
Mais uma do presidente-quase-ditador Hugo Chávez. Conseguiu aprovar numa Assembléia Nacional que lhe é totalmente fiel, projeto que permita a escuta telefônica de empresas e pessoas. As empresas de telecomunicações públicas e privadas serão obrigadas a instalar centrais de escutas telefônicas que gravarão ligações para entregá-las ao Ministério Público, quando solicitadas. É um grande passo para a ditadura total.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno