Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 01/07/11


Primeira Mão - 01/07/11 - Gente de Opinião

REFORMA POLÍTICA: MUITO DEBATE,

MAS APENAS DA PORTA PARA DENTRO

A reforma política que está em discussão no Brasil terá muito pouca participação popular. Eventualmente, quando ocorrerem reuniões para tratar do assunto, eles serão trazidos semimastigados. E, como sempre, há coisas curiosas, que só ocorrem no Brasil. Por exemplo: a Câmara Federal discute um projeto para a reforma e o Senado outro. Ambos terão que ser debatidos nas duas casas. Levará anos até que haja algum consenso. Mas uma ideia que parece estar crescendo é a da coincidência dos mandatos e uma eleição para todos os cargos eletivos de cinco em cinco anos. O eleitor compareceria às urnas para escolher de vereador a Presidente da República, passando por todos os demais cargos. Seria um avanço, porque a classe política deixaria de viver apenas em função do próximo pleito e teria um mandato maior para fazer alguma coisa pelo país. Que não seja política em benefício próprio. Mas, até isso não é consenso. Em nenhuma das duas casas do parlamento. A verdade é que o Congresso quer manter o mais longo tempo possível o debate, para que o país viva em função dessa discussão e deixe, pelo menos por algum tempo, de se perguntar: afinal, para que servem os parlamentos neste país?


Temas importantes como a imunidade parlamentar; os altos salários pagos aos vereadores, deputados estaduais, federais e senadores – comparando-se com o que eles mereceriam receber, pelo pouco que fazem ; fim das mordomias; necessidade de diminuição dos chamados cargos comissionados em todos os níveis; voto distrital; fim da venda de espaço no horário eleitoral pelos partidos nanicos e tantos outros, sequer estão sendo cogitados. Obviamente que quem vai criar as leis o fará em benefício próprio, nunca pensando em moralização ou em atender os grandes clamores da sociedade. Mesmo assim, resta ao brasileiro eleitor pelo menos ficar de olho. E tirar da vida pública, pelo voto, aqueles que insistem em esquecer que são empregados do povo e não seus donos. Não há outra maneira de resolver o problema.

SEGURANÇA PARA DILMA

Parece que é quente mesmo. Dona Dilma vem aí. No meio desta semana, o secretário de Marcelo Bessa, esteve em Brasília para tratar, junto aos órgãos da Presidência, sobre o esquema de segurança para a visita Presidencial. A princípio, a primeira vinda de Dilma como Presidente, ao Estado, será mesmo no próximo dia 5, daqui a quatro dias.


ÚLTIMO CAPÍTULO

Com isso, fica praticamente certo que a PEC da Transposição finalmente será assinada. Não com tudo o que os servidores do ex-Território queriam, mas já com grande avanço. Depois de quase duas décadas, tudo leva a crer que o último capítulo da novela esteja mesmo já com data marcada. O 5 de julho será celebrado como dia histórico. Pela visita presidencial e pela assinatura da PEC.


CONTRA TUDO

Um grande movimento nacional, convocado para 1º de agosto, quer mobilizar a população contra o governo, contra os políticos, contra os benefícios dados aos presos, contra a imunidade dos parlamentares, contra a sem vergonhice generalizada...enfim, contra tudo. Pela internet, um texto sobre o assunto está circulando Brasil afora.


AUXÍLIO RECLUSÃO

Não há alguém assinando a convocação e nem se imagina se ela será mesmo realizada ou não. Mas o texto dá ideia de quantos brasileiros estão inconformados com as coisas. Cita, por exemplo, que enquanto um operário trabalha duro o mês inteiro para receber 545 reais do mínimo, o auxílio-reclusão para familiares de criminosos presos é de 586 reais. E vai por aí afora. Será que conseguirá reunir alguém nas ruas? V amos esperar o primeiro dia de agosto para saber.


MAIS UM ROLO

Nessa semana, mais uma operação da Polícia Federal no Estado. Tem rolo, tem gente de Rondônia no meio. A última foi a prisão de vários membros de uma quadrilha que causou enorme prejuízo com importações irregulares. A PF anda circulando muito por aqui. Vai chegar em gente mais graúda, daqui a pouco, também em outras áreas. As investigações andam.


ATÉ O PROTÓGENES!

Por falar em PF, o delegado e hoje deputado federal Protógenes Queiroz atacou, em seu site, a exploração das riquezas minerais brasileiras por estrangeiras. Citou especialmente o caso do nióbio, que vendemos a preços vis para o exterior. E avisou, entre aspas: “Os brasileiros têm que ser convencidos de que o Brasil está em guerra e que de nada adianta ser um país pacífico. Os inimigos são implacáveis e passivamente opovo brasileiro está assistindo a desmontagem do país”.


DE GRAÇA

É bom lembrar que o nióbio é um mineral nobre, com utilização em alta tecnologia e encontrado apenas no Brasil. Rondônia é um dos únicos estados onde ele existe. Por aqui também, apoiados por ONGs internacionais que fingem defender o meio ambiente, mas estão é de olho em nossas riquezas, empresas de várias países estão levando o que é nosso. Quase de graça. Tudo com o aval do governo brasileiro.


SACUDIU

A entrada de Fátima Cleide na corrida pela Prefeitura de Porto Velho, sacudiu as relações dentro partido. Ela e José Hermínio, aliados, vão medir forças com o grupo do prefeito Roberto Sobrinho, hoje o mais forte tanto na Capital como no Estado. Fátima começa a trabalhar também a alta rejeição que tem na Capital, antes de consolidar sua candidatura.


PERGUNTINHA

Quem emprestará a caneta para a Presidente Dilma Rousseff assinar, nesta próxima terça-feira, a famosa PEC da Transposição?

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)