Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 01/09/09


Primeira Mão - 01/09/09 - Gente de Opinião
NEM A VELHINHA DE TAUBATÉ ACREDITA QUE NOVO IMPOSTO IRÁ MESMO PARA A SAÚDE

Com mais de 1,1 milhão de servidores federais – eram menos de 950 mil em dezembro passado – o governo federal continua perdendo o controle sobre seus gastos. Só na gestão Lula, foram criados cerca de 40 mil novos cargos em comissão, aqueles que podem ser preenchidos sem concurso. Logo numa administração do partido que, quando na oposição, vociferava contra contratações de servidores pagos com dinheiro público sem passarem pelo crivo da disputa nos concursos. Os gastos excessivos e a queda da arrecadação federal, causada pela crise, pelos incentivos fiscais a alguns setores da produção e até empréstimos e financiamentos a vizinhos mais pobres, transformaram os cofres federais num fator de risco para o governo Lula. Daí, por ilação, é que se imagina que a única forma de resolver o problema, já que a administração federal nem em sonho pensa em enxugar os vultosos gastos consigo mesmo, é a criação de novos impostos. Quem acredita, de verdade, que o novo imposto do cheque que vem aí será mesmo para arrecadar recursos na quase falida saúde pública? Durante dez anos, quando teve a extinta CPMF em seus cofres, o atual governo não o usou para amenizar a crise na saúde. Com seus cofres combalidos pela gordura excessiva, alguém aí pensa que os milhões arrecadados vão mesmo para tratar dos doentes? Ou irão para a vala comum, para cobrir os déficits do governo? Nem a Velhinha de Taubaté, personagem famoso de Luis Fernando Veríssimo, dá crédito ao governo neste caso.

CARROS X MOTOS

Motorista porto-velhense se assustou, ontem, por volta do meio-dia, numa esquina movimentada da Capital. Quando abriu o sinal, uma “comitiva” de motos passou, a mil, pelos carros. O motorista teve o cuidado de contar: eram onze carros no sinal e exatamente 14 motos. 

CAOS É POUCO

O número de motos circulando entre os carros aumentou de forma surpreendente nos últimos meses. Já temos muitos motoristas ruins, despreparados e agora temos motoqueiros malucos, alguns andando em alta velocidade, sem respeitar a sinalização e até sem capacete. E tudo isso sem fiscalização alguma. Caos é pouco para o que está acontecendo nas ruas de Porto Velho. 

INÚTEIS

Pesquisas de todos os tipos já andam circulando, umas encomendadas por partidos, outras por pré-candidatos. Quase todas, é claro, atendendo os anseios de quem as compra. Algumas até dão pequenas sinalizações, mas que ninguém se engane: elas servem para muito pouco, nesse momento.

SURPRESA

Para quem acompanha as pesquisas e vê nelas alguma coisa de útil, mesmo a tanta distância da eleição, algumas verdades e uma surpresa. As verdades envolvem o nome de Cassol, sempre em destaque em todas elas. E confirmam as lideranças, por exemplo, de Valdir Raupp e José Bianco. A surpresa é o nome do prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, aparecendo bem como possível candidato ao governo. 

RETA FINAL

A corrida dos atuais detentores de cargos legislativos começa a se acentuar. Há os que têm grande chance de se reeleger, tanto na Assembléia quanto na Câmara Federal mas existe uma grande maioria que terá que se desdobrar, fazer o que não fez até agora para, na reta final, recuperar o voto perdido. Não será fácil a disputa tanto pelas 24 cadeiras da ALE quanto as oito vagas da Câmara Federal em 2010. 

DUPLA

Já no caso do Senado, embora também seja cedo, se a eleição fosse hoje os dois nomes muito à frente de quaisquer outros seriam os de Ivo Cassol e Valdir Raupp, nessa ordem. Mas como muita água ainda vai rolar embaixo da ponte, trata-se apenas de uma fotografia do momento. Se nada mudar, contudo, se não surgir um grande fato novo, as duas vagas já teriam donos. 

DOIDÕES

Os “rachas” continuam matando. Na semana passada, perto da Uniron, denuncia-se que dois doidões disputavam uma corrida em plena rua. Um deles estava bêbado, disse a polícia. No final, os dois carros bateram, mataram um pedestre, eriram outros dois e os dois veículos ficaram destruídos. Protegidos pela lei, pouco pagarão. Em breve estarão prontos para novos “rachas” e novas mortes. 

“ATÉ TU?”

“Do pó viestes e ao pó voltarás”. Dois homens dizendo-se pastores evangélicos levaram ao pé da letra esse ensinamento bíblico e foram pegos transportando nada menos do que 37 quilos de cocaína pura, que traziam do Acre. Estão no Urso Branco, onde poderão cumprir um dito mais popular: “aqui se faz, aqui se paga”. 

TRÊS GRANDES

Os partidos políticos anunciam reuniões, debates, filiações. Alguns, como o PP, liderado por Cassol, vêm com força para 2010. O PT também tem nomes de sobra, assim como o PMDB. Mas, a partir daí, as lideranças escasseiam, pelo menos em número de partidários. A tendência dos demais é buscar alianças com os três grandes. Para sobreviver. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)