Quarta-feira, 1 de setembro de 2010 - 05h57
HOTÉIS, AEROPORTOS, TRANSPORTE:
TEREMOS SOLUÇÕES A CURTO PRAZO?
Quarta-feira, meio da semana. Não se encontra vagas em hotéis em Porto Alegre, no sul do país, embora não seja época de férias e nem tenham algo evento especial. Terça-feira, Porto Velho: o aeroporto internacional fecha de novo, por causa das queimadas. Sexta-feira, Cumbica, São Paulo: todos os vôos lotados, passageiros esperando, uma pequena multidão rezando para que não fecha o maior aeroporto da Capital. Quinta-feira, aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre: falta de energia impede chegadas e saídas de vôos por várias horas. Uma semana depois, o mesmo local fica sem condições de receber ou liberar vôos por causa do mau tempo e falta de equipamentos que permitam que os aviões se desloquem com a falta de visibilidade. Porque essa rápida cronologia? Para lembrar que daqui a dois anos o Brasil sediará uma Olimpíada e dentro de menos de quatro anos seremos a sede da Copa do Mundo.
A rede hoteleira das principais cidades do Brasil ainda é deficiente e os nossos aeroportos, a maioria acanhados e cheios de problemas, podem se transformar num drama para os milhares de turistas de todos os cantos do mundo que nos visitarão. Isso sem falar nos nossos estádios, embora esses ainda estejam tendo atenção especial. E ainda dando de lambuja que o sistema de transporte das grandes cidades que sediarão o mundial poderão melhorar, pelo menos um pouco. Mas sem a infraestrutura hoteleira e aeroportuária, podemos passar vergonha. No Brasil, onde quase tudo se faz nas coxas e nos discursos dos políticos, e onde o Tribunal de Contas acha indícios de irregularidades em quase todas as obras, estamos longe de termos condições de sediar eventos de tal envergadura. Tomara que mude para melhor, nos próximos dois anos.
POLÊMICO
Se eleito, o ex-governador Ivo Cassol promete levar ao Senado alguns projetos polêmicos (dentro do seu estilo, aliás), que está elaborando. Um deles certamente vai mexer com algumas estruturas inclusive do Ministério Público, já que a quer punição para denúncias feitas sem que sejam comprovadas, partam de onde partirem. Essa iniciativa sim, vai sacudir o relacionamento já complexo entre o líder político e alguns representantes do MP e do Judiciário.
PEDÓFILOS
Mas há outra idéia que também, caso ele chegue ao Senado, vai ser uma bomba. Se confirmar o que pretende fazer, Cassol quer apresentar um projeto que prevê a castração química de pedófilos, comprovadamente culpados de ataques sexuais à crianças. É mole ou quer mais?
NÃO AGRADOU
Em algumas coligações, o programa eleitoral que está sendo produzido para ir ao ar no horário eleitoral gratuito, não está agradando nem aos candidatos que se apresentam. Nessa semana, poderá haver profundas mudanças na forma da produção de alguns deles. O assunto foi discutido em pelo menos dois comitês nesse último fim de semana.
ESFORÇO EM VÃO
Já há grande preocupação dos adversários com a popularidade do deputado Jesualdo Pires em sua região, principalmente Ji-Paraná. Uma tentativa de envolvê-lo numa falsa denúncia foi feita à polícia dias atrás. Bobagem dos que tentaram prejudicar o parlamentar. Ele é um dos nomes mais quentes para permanecer na Assembléia.
EM ALTA
Por falar em Assembléia, há ainda quem se surpreenda com a grande popularidade do presidente do poder, o deputado Neodi Carlos. Por onde anda no Estado, ele é saudado como o responsável pelas profundas mudanças, para melhor, no legislativo. Neodi, candidato à reeleição, anda comemorando a boa receptividade do seu nome em várias regiões do Estado.
GAÚCHOS GOSTARAM
O fato da Assembléia estar devolvendo todo o mês mais de 2 milhões de reais aos cofres do Estado, economizando com seus gastos, tem influído muito nessa melhoria de imagem do poder comandado por Neodi. A medida foi elogiada inclusive por parlamentares do Rio Grande do Sul, que souberam da iniciativa e a consideraram muito positiva. Ela pode até ser copiada no parlamento gaúcho.
ESPERANDO O TSE
O tempo voa e faltam poucos dias para que o TSE decida sobre todos os recursos de candidaturas impugnadas pelos TREs. Em Rondônia, vários casos ainda estão pendentes, inclusive de candidatura ao Governo. A expectativa é que haja uma solução rápida, para que não haja maiores prejuízos aos que disputam votos em outubro.
TEMPO PERDIDO
O PSOL, que tem muitas dificuldades de angariar recursos, tem perdido seus poucos minutos, preciosos e importantes, no horário eleitoral gratuito. Vários espaços que deveriam ser ocupados por candidatos do partido ficam apenas com a imagem do texto do TR E, anunciando que aquele espaço deveria ser usado por uma das coligações. Só o PSOL não tem conseguido produzir os comerciais políticos. Uma pena.
É HOJE!
Se for cumprido o prometido, nesta quarta sai mais uma pesquisa do Ibope para o Governo de Rondônia. João Cahulla, Expedito Júnior, Eduardo Valverde e Confúcio Moura, junto com suas equipes, aguardam com ansiedade o resultado. Marcus Sussuarana, do PSOL, não espera ter melhorado nada. Mas os outros...
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno