AS DITADURAS COMEÇAM A SE FORTALECER
QUANDO A IMPRENSA É CALADA À FORÇA
No Paraná, um atentado à bala contra afiliada à Rede Globo preocuparia se fosse apenas um fato isolado. Mas não temsido. Veículos de imprensa e jornalistas, Brasil afora e em toda a América do Sul, onde as ditaduras começam a se fortalecer, demonstram que o momento é de preocupação. E que tais atos de vilania, de puro banditismo, de tentativa de imposição de ideias pela força; de não se aceitar a crítica e a denúncia, são um sintoma claro de que algumas mentes doentias, no poder, podem se transformar num grande perigo à nossa frágil democracia. Semanas atrás, ao denunciar um caso de corrupção no governo federal, repórter da revista Veja foi covardemente agredido pelo denunciado. Em vários estados brasileiros, onde a imprensa torna-se, muitas vezes, a última porta em que alguém pode bater para pedir socorro contra tudo o que nos assola, jornalistas vivem em regime de medo. As mortes se acumulam, as ameaças também. E não só físicas, como econômicas. Nas regiões em que a imprensa depende de anúncios de governos e Assembleias para sobreviver, só fatura quem não critica os poderosos. Os outros estão fadados à quebra.
No Equador, o presidente Rafael Correa mandou prender um conhecido jornalista que o denunciou e ainda, apoiado pela Justiça que está ao seu lado, multou o jornal em que ele trabalhava em mais de 70 milhões de reais. Na Venezuela, são notórios os casos de agressões à democracia e à imprensa livre feitas por Hugo Chávez. Na Bolívia, Evo Morales já trata a imprensa como adversária, quando não é elogiado. No Brasil ainda há chance de corrigir os atos de violência e antidemocráticos. Basta a Justiça agir. Basta os envolvidos serem denunciados, presos e condenados. Sem essas medidas, daqui a pouco estaremos como Cuba, só com a imprensa oficial. O que, aliás, é o grande sonho de muitas autoridades brasileiras, em todos os poderes.
LULA VEM AÍ
O ex-presidente Lula, figura carimbadíssima na política brasileira e hoje um dos palestrantes mais procurados – e mais caros – do País, estará em Porto Velho no próximo dia 14 de setembro. Vem para fazer uma palestra fechada para apenas 400 empresários, a convite da Fiero e de entidades locais. A vinda de Lula faz parte da programação da Feiron deste ano.
SÃO 200 MIL
Lula é hoje uma das personalidades mais requisitas, tanto dentro quanto fora do Brasil, para palestras, quando fala da sua vida, da criação e ascensão do PT e de seu governo de oito anos. Embora ele não confirme, os sites especializados dizem que o ex-Presidente fatura até 200 mil reais cada vez que se reúne para falar. Não se sabe se para vir palestrar em Porto Velho Lula cobrou toda essa grana ou se receberá menos. Ninguém fala do a$$unto...
OUVIR O MESTRE
Em todo o Brasil, petistas estão procurando Lula para que ele opine, interfira ou até decida quem deve ser ou não candidato em 2012. Por enquanto, ele tem emplacado, como preferenciais, todas as suas indicações. Em Porto Velho, certamente o ex-presidente será ouvido sobre a sucessão de Roberto Sobrinho. Quem será que ele vai ungir?
PMDB EM FESTA
Hoje tem festança entre a turma do PMDB. Se não houver mudança de última hora, chegam Michel Temer, José Sarney e várias outras personalidades famosas do maior partido político do país, para inaugurar a nova sede em Porto Velho. Valdir Raupp, o presidente nacional; o governador Confúcio Moura e o presidente regional Orestes Muniz recebem a turma toda. A festança começa às duas da tarde.
BOM SENSO
Equilibrada e de bom senso a decisão do juiz Edenir da Rosa, da Fazenda Pública, em relação à venda de bebidas alcóolicas em postos de gasolina. O magistrado considerou que a venda não pode ser proibida, por inconstitucional. Mas manteve que ninguém pode beber naqueles locais. Manteve o direito de faturar das empresas e atendeu aos moradores próximos aos postos, que não aguentavam mais a barulheira das tais lojas de conveniências, noite adentro.
AMIGO DA DONA DILMA
O deputado federal Lindomar Garçon anda comemorando a forma como tem sido prestigiado pela presidente Dilma Rousseff. Dias atrás, ao ser recebido no Planalto junto com seus companheiros do PV, Garçon conseguiu convencer Dilma a liberar mais de 6 milhões e 300 mil para obras em Rondônia. E ainda saiu numa foto encostadinho na dona Dilma. A foto saiu em vários sites do Estado.
PESOS E MEDIDAS
Mesmo depois de um plebiscito que envolveu todo o eleitorado da Capital e que deu aval para emancipação da Ponta da Abunã, até agora não se fala mais na criação do 53° município rondoniense. Parece que nos fizeram de idiotas. Já no Pará, onde há grandes interesses, a tendência é que se apresse a divisão do segundo maior Estado brasileiro em três. Lá tudo deve funcionar direitinho. São pesos e medidas diferentes, nesse país onde as leis não são iguais para todos.
PERGUNTINHA
Será que a Lei Ficha Limpa vai mesmo valer para as eleições de 2012 ou foi mais um engodo para toda a população brasileira?
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)