Domingo, 1 de novembro de 2009 - 08h08
POLICIAR AS FRONTEIRAS É UM
GRANDE PASSO CONTRA O CRIME
De vez em quando, o governo federal anuncia grandes programas, detalhando como funcionarão, as verbas disponíveis e os resultados que espera obter. Em muitos casos, as tais ações vão muito pouco além dos releases oficiais distribuídos à imprensa e os discursos políticos. Tomara que isso não se repita com o grande plano de policiamento de fronteira anunciado agora pelo Ministério da Justiça. Afirmando que colocará centenas de policiais em áreas fronteiriças, com investimentos previstos de início de 70 milhões de reais, a União anuncia um megaprojeto que irá beneficiar onze estados, inclusive Rondônia. É importante repetir: se não ficar só no papel e no discurso, será um pacote de medidas muito bem vindo. Só pelo combate eficaz ao tráfico de drogas e ao tráfico de armas, que entram na moleza pelos milhares de quilômetros de fronteiras que temos com nossos vizinhos (isso sem falar em grande parte dos 400 mil veículos roubados no Brasil e levados principalmente para o Paraguai, todos os anos), já valerá a pena fazer todos os esforços. As drogas e armas alimentam o crime organizado, que domina as grandes cidades brasileiras. Cuidar das fronteiras já é um grande passo. Só falta agora mudar a benevolente legislação criminal brasileira e deixar apodrecer na cadeia os grandes criminosos. Se isso também ocorrer, já será pelo menos uma luz no fim do túnel.
O POVÃO NÃO GOSTOU
Neste momento de confusão na política do Estado, com o ingresso de Acir Gurgacz no Senado e a saída de Expedito Júnior, imaginava-se que poderia haveria prejuízos políticos para o ex-senador de Rolim de Moura. Não é o que se vê. Desde que colocou os pés em Rondônia, Expedito é alvo de homenagens e apoios. O povão não gostou da saída dele.
LEMBRANDO O PASSADO
Outro senador, Valdir Raupp, lamentou na sexta, durante entrevista a Maurício Calixto, na Rádio Rondônia, que a transposição os servidores não tenha saído quando era ele, Raupp, o governador. “Se isso tivesse acontecido, eu não teria sofrido tanto, por absoluta falta de recursos”, reclamou.
COMPLICOU
Raupp terá outro desafio importante pela frente, mas dessa vez dentro do seu partido. Daqui a duas semanas acontecerá a convenção que escolherá Confúcio Moura como o candidato do PMDB ao governo, no ano que vem. Com isso, ficará muito complicada a futura aliança com o PT. Como mudar, se for o caso, depois de já ter oficializado uma candidatura?
PAPO FURADO
A boataria corre solta. Com histórias da carochinha, como a que poderia haver uma mobilização de alguns vereadores da Capital para tentar cassar o mandato de Emerson Castro, caso ele assuma a Prefeitura para Roberto Sobrinho concorrer ao governo. Bobagem pura.
SEM CABELOS
Com quase 200 milhões a menos ao ano, perdidos junto com o ICMS do óleo diesel que não será mais gasto nas usinas térmicas e com outros cerca de 150 milhões que são engolidos pela dívida impagável do Beron, os cofres do Estado vão entrar 2010 com um enorme rombo. O secretário José Genaro e o governador Cassol terão que arrancar os cabelos para manter as finanças em dia.
NA FRANÇA
O empresário Chagas Neto embarcou ontem para Paris. Representa a Federação das Indústrias do Estado e o Sindicato da Construção Civil na maior feira internacional do setor, a BAT MAT. No total, são aguardados mais de 450 mil visitantes à exposição que, a cada dois anos, lança produtos revolucionários para a construção em todo o mundo.
ÀS ESCURAS
O domingo amanhece sem energia para a população de pelo menos 35 bairros de Porto Velho. A Ceron avisa que deixará o porto-velhense sem energia por duas horas, de manhã cedo, para obras importantes relacionadas com as futuras hidrelétricas. Tomara que tudo funcione dentro do cronograma, porque domingo, em casa e sem energia, é complicado.
PACIÊNCIA
O presidente Lula tem que ter mesmo muita paciência – para não dizer saco – para agüentar alguns aprendizes de ditador, nossos vizinhos. Primeiro, teve que sair em fotos com um colar de folhas de coca pendurado no pescoço, ao lado do boliviano Evo Morales. Não foi o melhor momento de Lula no exterior.
FALASTRÃO
Agora, neste domingo, ele terá que ter outra vez muita paciência. Vai participar do programa de TV do doidão venezuelano Hugo Chávez, que fala entre sete e oito horas sem parar. Nosso presidente tem que aguentar agüenta esses malas da América Latina, em nome da boa vizinhança. É dose!
TESTE CARDÍACO
O Brasileirão deste ano está sensacional. É, sem dúvida, o melhor dos últimos anos. Hoje é outro domingo para as torcidas testarem o coração. É uma decisão atrás da outra. Imperdível.
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno