Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 01/12/09


 
Primeira Mão - 01/12/09 - Gente de Opinião

UMA HISTÓRINHA QUE MUITA
GENTE GOSTARIA DE ESQUECER


O Ministério Público entrou de vez na discussão sobre soluções para o trânsito de Porto Velho. A Promotoria do Meio Ambiente reuniu-se com autoridades do setor, incluindo a secretária da Sentram, Fernanda Moreira e de várias outras autoridades. A Câmara de Vereadores também decidiu finalmente agir, exigindo medidas que ao menos coloquem sob controle a parafernália de confusões e acidentes, tudo sem fiscalização devida, registrada todos os dias nas ruas da maior cidade rondoniense. A contrapartida dos consórcios que estão construindo as usinas também está sendo cobrado. Todos estão certos. Falta só uma coisa, que poderia esclarecer ainda melhor o que aconteceu, por culpa ou responsabilidade de alguém. Há vários atrás, ainda na administração Camurça, havia pelo menos em ruas importantes de Porto Velho um sistema de controle rígido de velocidade. Por considerar que as lombadas eletrônicas foram implantadas irregularmente, tanto o Ministério Público e depois a Justiça, deram aval para o fim do controle sobre os doidos que infestavam – e continuam infestando nosso trânsito - . Foi uma decisão absurda, que só prejudicou a comunidade, já que os envolvidos nas denúncias jamais responderam por nada, muito menos devolveram o dinheiro, caso fossem condenados. Mas a população foi condenada pelo MP e Ministério Público a ficar a mercê dos malucos, já que não há qualquer controle de velocidade. Tem gente que prefere esquecer essa história. Essa coluna não esquece...

ESTÁ DECIDIDO

Uma longa reunião na última sexta-feira (mais de três horas) enre os três até então pré-candidatos e uma entrevista coletiva de ontem traçaram os rumos do PT para a eleição ao governo do ano que vem. Roberto Sobrinho, ao que parece, fica fora mesmo da disputa. Isso se não mudar tudo até fevereiro, quando o martelo será batido. 



MISSÃO DIFÍCIL


Eduardo Valverde vai disputar o governo e Fátima Cleide tentará a reeleição ao Senado. Esse é o caminho inicialmente traçado pelos petistas, se não houver surpresas de última hora. As duas missões, diga-se de passagem, das mais difíceis e complicadas. Mas a estratégia é essa. 



SÓ VALE PARA UNS

O PSOL está chiando sobre o que chama de campanha política antecipada no Estado. Mas só aqui? E o que está acontecendo em todo o país, inclusive com candidaturas do próprio PSOL em plena caça aos votos? Quer dizer que o presidente Lula e Dilma Roussef podem; Marina Silva pode: Heloísa Helena pode. Mas governistas de Rondônia estão proibidos, na visão do PSOL? 



O CÉU É O LIMITE


O serviço público é o céu para milhares de pretendentes a qualquer cargo que apareça. No próximo dia 13 tem prova inicial para o concurso da Polícia Civil rondoniense. São 40 mil candidatos para apenas 641 vagas. Todos querem a segurança e o diferencial de ser servidor. Como está acontecendo em todo o país. 



MENOS DOENÇAS


Os últimos dias foram de notícias auspiciosas sobre a questão do fumo. Nos últimos anos, o número de pessoas que abandonou o cigarro já é maior do que o de fumantes, pela primeira vez na história do país. O vício do fumo é dos mais terríveis e, quem consegue deixá-lo, tem mesmo o que comemorar. 

TEM QUE MEDICAR

O que precisa agora é diminuir cada vez mais a propaganda do cigarro, torná-lo ainda mais caro mas, ao mesmo tempo, qualificar os serviços de atendimento na saúde pública, facilitando de todas as formas a vida de quem quer deixar de fumar. Só palestra e conversa não resolve. Tem que ter também medicamentos de última geração. Todos caríssimos, por sinal. 



E A GRANA?


A Ceron confirma que a tarifa cai mesmo quase 20% para as residências e muito perto de 6% para as empresas. A empresa atende quase 454 mil consumidores no Estado e diz que se não receber as contas em dia, terá prejuízos financeiros. Nenhuma palavra em devolver o que cobrou a mais durante vários meses dos milhares de rondonienses. 



MÃOZINHA EM BRASÍLIA

O deputado federal Lindomar Garçon comemorou no fim de semana a notícia de que haverá redução de quase 20% nas contas de energia elétrica para os consumidores residenciais. Garçon diz que a integração do sistema energético de Rondônia ao resto do País e a decisão da Aneel em mandar diminuir o preço das contas foram duas ações que tiveram a participação direta dos representantes rondonienses no Congresso. 



PASSOU VOANDO

Chegou dezembro, 2009 passou voando. Vem aí um 2010 cheio de emoções, eleições presidenciais, eleição para os governos, Câmara Federal e Senado. E para as Assembléias Legislativas. A campanha, na prática, já começou há muito tempo. Mas, pela lei, só poderia ser colocada na rua em abril. Mas 2010 já chegou! 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Governador oferece apoio de técnicos a Léo Moraes. Novo prefeito ainda não montou sua equipe de governo

Governador oferece apoio de técnicos a Léo Moraes. Novo prefeito ainda não montou sua equipe de governo

          Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)