Domingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 02/02/10



Primeira Mão - 02/02/10 - Gente de Opinião
CHÁVEZ CAVOU SEU PRÓPRIO BURACO
E PODE LEVAR MUITOS COM ELE


Não há ditadores que se perpetuem no poder apenas vivendo em função de suas idéias e seus projetos pessoais. Uma década depois de assumir como o maiorial na Venezuela, o presidente que quer se eternizar no comando do país, Hugo Chávez, vive um momento muito difícil. Transformou seu país numa tribuna política, idealizou uma nação impossível, considerou que apenas com discursos infindáveis conseguiria manter a população sob seu tacão. Enganou-se redondamente. Hoje já tem minoria em pesquisas de opinião, sua Venezuela enfrenta uma enorme crise econômica, os apagões de energia são diários, o petróleo que lhe permitia nadar em dinheiro caiu muito de preço e toda a fortuna que ele – petróleo – conquistou, chegou muito pouco à base, ao populacho, aos venezuelanos que mais precisam. E o que Chávez faz? Discursa, ameaça, manda fechar bancos – já foram oito – e dezenas de supermercados, condenados pelo presidente por uma especulação que poucos acreditam.

Chávez agora está numa encruzilhada. Se permitir que a Venezuela se democratize, a primeira decisão do povo certamente será tirá-lo do trono que ele mesmo criou. Se endurecer e transformar a ditadura aparente numa ditadura real, pode perder o apoio de amigos e companheiros – como já vem perdendo – e o das Forças Armadas. Hugo Chávez, uma personalidade confusa e perdida no tempo da modernidade global, está cavando seu próprio buraco. O risco é ele levar seu povo consigo. E parte da América Latina, cujos mandatários, como o presidente Lula, ainda o admiram.

OTIMISTA

O senador Valdir Rupp, numa longa entrevista concedida ao programa Via Sat, para todo o Estado, na TV Candelária/Record, demonstrou muito otimista em relação à sua reeleição ao Senado. Diz que tem pesquisas que o colocam ao lado do governador Cassol e bem à frente de Fátima Cleide. Há controvérsias. 


MUITO DISPUTADA


Em muitas pesquisas, Raupp está mesmo muito bem. Mas não se sabe de nenhuma delas que o coloca, em termos de intenção de votos, tão perto de Cassol. Está à frente de Fátima Cleide, do PT. Mas não tão distante que o deixe tão tranqüilo. Na verdade, a campanha não começou e a disputa pela segunda vaga ao Senado será renhida. 


NO TSE


Nos próximos dias, o TSE recomeça o julgamento dos casos pendentes. O que envolve o governador Ivo Cassol deve voltar à pauta, mas não antes de março. Hoje, os partidários de Cassol consideram que sua absolvição está mais perto do que uma eventual condenação. De qualquer forma, a expectativa continua.

MAIS TEMPO

Caso Cassol seja mesmo absolvido, como há uma grande torcida em Rondônia para que isso ocorra, nada muda nos planos em relação às próximas eleições. Se ele perder, ainda terá mais algum tempo para recorrer. E sai em abril, para disputar o Senado. Se houver algum problema legal, ele atingirá apenas o vice, João Cahulla. 

ESTÁ ACERTADO

Caso Cassol e Cahulla tenham problemas no Supremo, o presidente da Assembléia, Neodi Carlos, será o governador por seis meses. E o deputado Miguel Sena, que tem suas principais bases em Guajará Mirim e Porto Velho, assumirá a presidência da Assembléia até o final da atual legislatura. 


TIRO NO PÉ


Membros do PMDB rondoniense andam anunciando que o partido pode ter chapa “puro sangue” para 2010, com outro peemedebista sendo lançado como vice na chapa liderada por Confúcio Moura. Fechando a porta para alianças fortes, a intenção de alguns nomes do partido pode representar um tiro no próprio pé. Esperemos para ver... 


NOVE OU DEZ


A Angevisa diz que são nove os mortos por dengue no Estado e que não há nenhum óbito em Ji-Paraná. A família de uma menina desmente, com o atestado de óbito nas mãos. Se foram nove ou dez mortes, os números agora não importam. O que se tem que fazer é lutar para que essa mortandade não aumente. Todos contra a dengue! 


JÁ ERA HORA!


Em Porto Velho, a Prefeitura anuncia uma ação de recolhimento de milhares de pneus velhos, maior foco de surgimento do mosquito da dengue. É uma boa medida e tem que ser tomada logo. Aliás, já deveria ter sido feita há muito tempo. Quem desconhece o perigo dos pneus que só servem para abrigar as larvas de mosquitos? 


MOLEZA

Tinha diminuído um pouco mais voltou com tudo. Sem policiamento na área central e sem agentes infiltrados nos bancos para pegar em flagrante os bandidos, eles estão atacando quem sai das agências depois de receber dinheiro. É crime fácil de combater, porque todos conhecem como ele funciona. Só que a polícia não consegue prender essa gente. 


PERGUNTINHA


Um criminoso fica dentro do banco e do seu celular avisa dois comparsas numa moto. O cara do banco dá as características da vítima e pouco depois ela é atacada. Um sistema simples de investigação pegaria todos eles. Porque não é feito? 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Domingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)