Terça-feira, 2 de junho de 2009 - 05h47
UMA ORQUESTRAÇÃO INCRÍVEL
CONTRA NOSSA MAIOR EXPOSIÇÃO
Com todo o respeito e com o direito de opinião a que a Constituição dá a todos, muitos porto-velhenses – e esta coluna também – se unem para protestar contra a forma como o Ministério Público e o Judiciário tem tratado as questões da maior feira agropecuária do Estado e uma das maiores da região norte. Parece que tudo o que vem da Expovel confronta a lei e mobiliza, de imediato, parte de representantes do Judiciário. Porque? Não se tem sequer noção do que há por trás de uma série de ações que parecem orquestradas para esculhambar com uma feira que é séria, é importante para a Capital e para o Estado e simboliza a grandeza do nosso setor produtivo. Exigir, por exemplo, que se dê um número exato de caminhões e carros que vão participar de uma carreata de abertura; impedir que ambulâncias do Governo e Prefeitura atuem na proteção aos participantes (então não poderia haver ambulâncias do serviço público em eventos como jogos de futebol e bandas como a Vai Quem Quer, se o critério fosse igual) , são pequenezas que cheiram a perseguição (Clique e veja vídeo no OpiniãoTV). Buscar todos os recursos possíveis para impedir a grande carreata e cavalgada que abre a Expovel é daqueles coisas incompreensíveis, que fogem ao raciocínio e ao conhecimento das pessoas comuns. O que estará havendo com nossa Justiça? Nada de mais importante há para atuar, a não ser aproveitar os holofotes na hora de uma grande festa? O que a Expovel fez de tão errado para estar sob a alça de mira do Poder Judiciário? Quem souber o que está acontecendo, que responda, se quiser.
JÁ VAI TARDE
O ministro Carlos Minc pode ter curta duração no cargo. Além de ser apaixonado por refletores e câmeras, de dizer um monte de bobagens, de fazer ameaças contra produtores e autoridades, agora abriu uma briga feita com seus próprios colegas de Ministério. Se for, já vai tarde!
PISOU NA BOLA
Minc pisou na bola quando participou de uma passeata pela liberação da maconha. Pisou na bola quando ameaçou com o uso da força agricultores e produtores da Reserva Bom Futuro, em Rondônia, a ponto de depois ter que voltar atrás e dizer que não disse nada daqui. Exagerado, tem se mostrado um trapalhão. Será que ainda consegue reverter tudo de errado que já andou fazendo?
TUDO PARADO
A situação das obras da hidrelétrica de Jirau continua na mesma. Nem o Ibama e nem o Governo do Estado estão dispostos a dar a liberação para que a obra avance. Vão se completar quinze dias de paralisação dos serviços, com prejuízos diários de mais de cinco milhões de reais. Além, é claro, do atraso na geração de energia. É mesmo um problemão.
OUTRO MUNDO
O governador Cassol, dois senadores – Expedito Júnior e Valdir Raupp – e um grande número de autoridades prestigiaram a inauguração do novo frigorífico de São Miguel. De cara, serão 400 empregos diretos e abate diário de 600 animais. Enquanto o restante do país teme e treme com a crise, Rondônia inaugura novas empresas. E vem mais por aí.
BRINCADEIRINHA!
No lançamento da obra da nova sede do Sinduscon-RO, no final de semana, o ex-presidente e diretor da entidade, Giuliano Borges, fez uma brincadeira com os representantes do grupo Votorantin, que estavam presentes ao evento., Giuliano pegou o microfone e disse que o Grupo daria três mil sacas de cimento para obra. Não passou de um momento de descontração.
DUREZA
Juízes e membros do Ministério Público – a começar pelo promotor federal Reginaldo Pereira, inimigo pessoal dele – têm feito de tudo para derrubar o governador Cassol. Até agora não conseguiram. Outras tentativas serão feitas, porque o espírito de corpo que domina a Justiça não permite aceitar derrotas. Só que Cassol tem sido um osso duro.
SEM CLAMOR
Embora a popularidade do presidente Lula esteja aumentando – está perto dos 70% - um terceiro mandato para ele não seria tão pacífico aos olhos da população. Pesquisa do jornal Folha de São Paulo anuncia que 47% dos entrevistados são a favor e 49% são contra. Ou seja, não há clamor popular por um novo mandato do presidente petista.
MEDO DO ELEITOR
No Congresso, contudo, já existem as assinaturas suficientes para se discutir o terceiro mandato ou a prorrogação do atual por mais dois anos. O incrível é que até deputados tucanos assinaram o pedido de votação da matéria. Todos – tucanos e membros da base governista – com medo do eleitor em 2010.
EM BOAS MÃOS
O VEC sagrou-se campeão do futebol rondoniense, no fim de semana, com toda a justiça. Foi mesmo o melhor time do campeonato e mereceu ganhar. O Genus, vice-campeão, também teve atuação destacada. Primeiro e segundo lugares ficaram em boas mãos.
OTIMISTA É APELIDO
Otimista mesmo eram os caras ao Acre que tinham certeza de que Rio Branco seria escolhida como uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Vão ser bairristas assim lá ... no Acre.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno