Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 02/07/09


Primeira Mão - 02/07/09 - Gente de Opinião
A  REALIDADE CONTRA O DISCURSO:
POBRES PAGAM MAIS QUE OS RICOS

Ainda repercute em todo o país o caso dos números reais que acabam, na prática, com o discurso furado dos governos (do atual e dos passados), que sempre defenderam que a carga tributária brasileira, uma das mais pesados do mundo, recai mais sobre quem ganha mais e “alivia” o bolso dos mais pobres. Nada mais falso. Estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), deixa claro: famílias com renda de até dois salários mínimos foram obrigados a destinar , em 2008, até 54% da sua renda ao pagamento de impostos. Já os que têm mais grana, ou seja, famílias com renda acima de 30 salários mínimos, pagaram apenas cerca de 29%. As informações vão mais longe. Enquanto os mais abonados trabalharam 106 dias do ano só para pagar impostos (quase três meses e meio), os pobretões foram obrigados a suar com seus salários baixos e destinar nada menos que 197 dias do ano (ou seis meses e meio), para sustentar os cofres governamentais. Não há no mundo inteiro algo parecido. Não há uma estrutura de governo, que Lula já herdou e apenas manteve no mesmo nível de ferocidade em relação à exigência de tributos por parte do brasileiro comum, em que a carga tributária seja tão violenta e indecente. E ainda, agora comprovado com números de um instituto de pesquisas dos mais sérios, extremamente injusta, já que penaliza muito mais aqueles que são pobres. Tomara que os mandatários brasileiros pelo menos tenham vergonha de voltar a falar que a tributação nacional representa justiça social.

APOSENTADORIA 

Primeira Mão - 02/07/09 - Gente de OpiniãoNão tem volta. Convidado publicamente pelo governador Ivo Cassol para assinar ficha no PP, durante bate-papo ao vivo, na transmissão da Record News Rondônia do arraial Flor do Maracujá, o ex-deputado Everton Leoni agradeceu, diz sentir-se honrado mas lembrou que está fora das atividades partidárias. Everton reafirmou que está aposentado para a política e só pensa em suas empresas.

SÓ POR AUDIÊNCIA

Cassol insistiu e disse que teria prazer em assinar a ficha número 1 do partido que passou a comandar no Estado. Novamente ouviu um não, cheio de agradecimentos e mesuras mas firme. O ex-vereador e ex-deputado estadual, com passagem produtiva pela Câmara Municipal e Assembléia, está mesmo fora de qualquer disputa. A não ser por audiência.

VAI CRESCER

Sobre o PP, ainda, o governador Ivo Cassol começa a reorganizar o partido no Estado. Quer vê-lo muito forte para 2010. Ainda tem que aparar arestas internas, porque o ex-deputado Agnaldo Muniz não está querendo ficar em segundo plano. Mas, superado esse problema, a tendência do PP é se multiplicar sob a liderança de Cassol.

PERIGO

A luta pela implantação dos mototáxis em grandes cidades – como Porto Velho – continua. Mas um dos problemas que aparecem são números divulgados pelo Conselho Nacional de Trânsito. Segundo eles, 7% dos acidentes de automóveis são fatais. Esse percentual sobe para 70% quando envolvem motos.

PEDRAS NO CAMINHO

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego também põe uma pedra no caminho no uso de motos para transporte de passageiros nas cidades. Diz que 95% das quedas de moto acarretam traumatismo craniano e 30% têm comprometimento nos membros inferiores.

PREPARAÇÃO

Mesmo assim, a tendência é que projeto que tem como relator o senador rondoniense Expedito Júnior passe no Congresso. Se isso ocorrer, será vital que quem for pilotar ou andar de moto seja muito bem preparado para os cuidados que devem ter neste trânsito cada vez mais maluco em todo o país.

ÁGUA DO PAC

O deputado Jesualdo Pires (PSB), que esta semana visitou obras do PAC que a Caerd executa em sua cidade, Ji-Paraná, comemora o avanço do trabalho e o que ele vai representar para a cidade. As obras, orçadas em 10 milhões só na tubulação, está aceleradas e vão beneficiar 15 bairros.

PROTEGIDOS

O que acontece em Rondônia, repete-se em todo o País. Presos beneficiados por regime especial, protegidos pela legislação que adora bandidos, saem de regimes especiais, vão às ruas para assaltar, matar, estuprar, roubar e depois voltam para dormir em suas celas, com álibi forte para não serem acusados de nada.

SÓ POR ACIDENTE

Essa semana, tudo isso repetiu-se em Porto Velho. Uma gangue liderada por um desses presos em “regime semiaberto”, assaltou uma lotérica na avenida Jatuarana, usando violência e ameaçando as pessoas, além de roubar. O criminoso protegido pela chamada pena alternativa só foi pego porque caiu de uma moto e se acidentou. Senão, continuaria, sempre apoiado pela lei, cometendo vários crimes. 

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)