Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 02/07/10



Primeira Mão - 02/07/10 - Gente de Opinião

DEU DE TUDO NAS CONVENÇÕES. AGORA

TUDO ESTÁ NAS MÃOS DO ELEITOR

Correria, rasteira, mudança de última hora, surpresas e muito discurso, todos recheados de promessas. Teve de tudo as convenções que acabaram definindo as candidaturas ao governo e as coligações para outubro. Quem saiu mais fortalecido? Até agora, é ainda muito cedo para avaliações. Mas a união do DEM de José Bianco com o PMDB de Confúcio e Raupp foi daquelas manobras inesperadas. Outra, a posição do PSB, que fechou com Expedito Júnior de manhã, indicou Alan Queiroz como vice e quase a meia-noite mudou tudo, bandeando-se para o lado do PT de Eduardo Valverde e indicando outro vice, um vereador de Pimenta Bueno. Surpresas também na turma governista. Tiziu Jidalias, há mais de 60 anos como pré-candidato ao Senado, saltou para a vice-governadoria de Cahulla, abrindo espaço para a chegada de Melki Donadon que agora, quem diria, está ao lado de Ivo Cassol e companhia. Uma situação tão inesperada quanto a dos antigos adversários Valdir Raupp e José Bianco, agora juntinhos.

O grupo governista ficou com a maior aliança; Confúcio Moura com a força do PDT e do DEM; Valverde não ficou isolado e Expedito também tem um bom aparato, embora tenha perdido, na enésima hora, a importante adesão do PSB de Mauro Nazif e Jesualdo Pires. O PSDC de Neodi Carlos, o poderoso e bom de voto presidente da Assembléia, foi para o lado de Cahulla, sem surpresa alguma. O PSOL fica só na figuração e sua única função será brigar contra todos, no pequeno espaço que terá. No restante, é o que se chama de briga de cachorro grande. Qualquer previsão sobre resultados para outubro, nem mago, nem bola de cristal e nem premonição. Será uma disputa duríssima, voto a voto. Quem tiver mais cacife, chega lá.

OUTRA ELEIÇÃO

Como era de se esperar, uma espécie de eleição paralela e tão difícil quanto a do governo, é a que escolherá os dois representantes rondonienses para o Senado. Da ala governista, vem Cassol com todo o seu poderio popular unido a Melki Donadon, também nome quente principalmente no Conse Sul do Estado.

ARRANJOS SOLITÁRIOS

Valdir Raupp amarrou bem sua coligação para que apenas ele fosse o nome ao Senado, dentro do seu grupo. Fátima Cleide também quer a reeleição e igualmente será nome único do PT/PSB. O quinto elemento é o líder evangélico e ex-deputado Agnaldo Muniz, também nome solitário na coligação de Expedito Júnior. Será uma disputa de lascar.

DECISÃO NOTURNA

O PSB permaneceu dividido até o fim. Uma turma, com Mauro Nazif à frente, queria uma aliança com os tucanos de Expedito Júnior. Outra, de Jesualdo Pires, queria era um acordo com o PT. De manhã ganhou Nazif. À noite, na hora que valeu mesmo, quem conseguiu impor sua posição foi o grupo liderado por Jesualdo. A turma de Expedito ficou com o prejuízo.

NÃO ASSUMIU

Por falar em PSB, o partido esperou até a última hora para entrar com mandado de segurança impedindo a posse do jovem David Chiquilito como novo deputado rondoniense. A cadeira, para os socialistas, é do deputado Chico Doido, de Ariquemes. David se elegeu pelo PSB mas trocou para o PC do B. Por isso não assumiu nesta quinta-feira.

DUPLO PREJUÍZO

Aliás, é o segundo prejuízo de Davod Chiquilito opor causa da troca de partido. A primeira delas foi quando teve seu mandato de vereador cassado exatamente por ter trocado o PSB pelo PC do B. Deve estar pensando até hoje onde foi que errou.

ESTÃO FORA

Serão 90 dias corridos só de campanha e política. Na Assembléia Legislativa, o recesso de julho já colocou todos os deputados na estrada, desde o meio da semana. Nos 24 deputados, quatro deles estão foram da reeleição e pode ainda aparecer um quinto nome. Não vão: Maurinho Silva, Daniela Amorim, Tiziu Jidalias e Wilber Coimbra. O deputado Lebrão ainda não anunciou que concorre de novo ou não.

POSSIBILIDADES

Dos atuais deputados, alguns nomes bem cotados estão sonhando com a reeleição, por serem bons de voto e terem tido um mandato positivo. Entre eles Neodi Carlos, Jesualdo Pires, Valter Araújo, Ribamar Araújo, Miguel Sena e mais alguns que também se destacaram. Os do baixo clero é que poderão ter dificuldades, até pela alta concorrência de novos nomes que estão na corrida.

DEPURAÇÃO

Até esta próxima segunda-feira, dia 5, os partidos e coligações devem apresentar as relações completas de seus candidatos ao TR E. A partir daí começará outra longa caminhada, porque muitos poderão ficar pelo caminho. Por causa de pendências judiciais e pela temida lei da Ficha Limpa. Vai haver deputação, sem dúvida.

VAI MELHORAR?

A Prefeitura da Capital apresentou um grande projeto de reestruturação do trânsito, de fiscalização, de sinalização e de colocação de mais de meia centenas de agentes nas ruas. É uma proposta positiva, num momento em que o trânsito de Porto velho se transformou num dos mais violentos do país. Agora falta ainda envolver os motoristas, cada vez mais irresponsáveis e malucos, para tudo melhorar

Fonte: Sergio Pires 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)