Domingo, 2 de agosto de 2009 - 06h59
UMA DECISÃO QUE SÓ TROUXE
DANOS PARA A COMUNIDADE
O Ministério Público entrou de sola na questão do trânsito de Porto Velho. E fez muito bem. Capital brasileira campeã em mortes nas ruas, causadas pelo número de acidentes que só se multiplica, por aqui a frota de veículos na cidade cresceu quase 20 por cento nos últimos cinco anos mas com sistema viário imutável, ou seja, do mesmo tamanho que era há muito tempo atrás. Aliás, o MP poderia se aprofundar também num outro ponto importante, que até pode ser, em parte, responsável por muitas das 124 mortes ocorridas no trânsito no ano passado. Há alguns anos atrás, no início da primeira administração de Roberto Sobrinho, uma decisão judicial mandou retirar das ruas todo o sistema de fiscalização eletrônica, que pelo menos ajudava a conter os alucinados, que não respeitam as leis e andam nas ruas como doidos. Aqueles mesmo que não diminuem a velocidade nem em frente às escolas. Sem controle, o trânsito piorou muito, até porque a decisão da época não determinou à Prefeitura que implantasse algum outro sistema de fiscalização. Foi uma das piores e mais danosas decisões contra os interesses da coletividade, até porque a suspeita de irregularidades no sistema de então nunca prendeu ninguém nem fez ninguém devolver dinheiro aos cofres públicos. Quem sabe o MP não poderia responsabilizar quem tomou tal decisão? Poderia até ser um exemplo para os que, de vez em quando, decidem esquecendo-se que a lei deveria proteger e não ser usada contra a população.
SÓ ALEGRIA
O deputado Mauro Nazif, do PSB, anda que é só alegria. Muito ligado aos servidores, Nazif destaca a ação de toda a bancada federal na questão da transposição. Ele, pessoalmente, tem percorrido o país, arregimentando votos de colegas e outros estados para apoiarem a votação da PEC, que deve ocorrer em agosto.
META
Nazif também destaca outros projetos, esses apenas de sua autoria, que beneficiam enfermeiros, odontológicos e outros profissionais. Está entusiasmado e animado para 2010. Ao que tudo indica, sua meta política principal é reeleger-se para a Câmara. E em 2012, quem sabe volta a pensar na Prefeitura da Capital.
VIADUTOS
Por falar em Prefeitura, mesmo com todos os problemas que a cidade enfrenta com a chegada de milhares de novos moradores, o prefeito Roberto Sobrinho diz que está otimista. Muitas obras estão em andamento na sua cidade e há muito mais pela frente. O início da construção dos viadutos sobre a BR 364 é uma das boas notícias. O pacote de obras para o trânsito deve ser oficializado nos próximos dias.
RECORDES
Relacionada com o trânsito, cada vez mais pesado e perigoso na Capital, está diretamente,sem dúvida, o grande aumento de vendas de carros e motos zero quilômetro. As revendas de Porto Velho comemoram todos os meses novos recordes de entrega de veículos. As ruas são as mesmas. Mas o número de carros, motos, caminhões e ônibus circulando só aumenta.
VAI COMEÇAR
A segunda-feira marca o reinício das atividades na Assembléia. Provavelmente no primeiro dia depois do recesso não haja grande movimentação, porque a maioria dos deputados chega do interior pelo meio da tarde ou à noite. Mas já na terça começa a pauleira do segundo semestre. A ALE, centro político do Estado, vai fervilhar até o final do ano.
ESTRÉIA
Tácito Pereira faz parte do comando do PT há anos e é o atual presidente do diretório regional. Deve deixar o posto em novembro. Mesmo atuante na política estadual, nunca passou pelo teste das urnas. Deve fazê-lo pela primeira vez em 2010, quando estará na nominata do partido que concorrerá à Câmara Federal.
AÍ TEM!
Bianco e os Donadon juntos? Há sintomas de que isso possa acontecer. Os dois andaram conversando bastante, a tal ponto do prefeito de Ji-Paraná e comandante em chefe do DEM no Estado ter ido a Vilhena se encontrar com eles. Não se sabe onde esse conversa vai parar mas Bianco, que só se mexe quando acha que as coisas vão dar certo ,não iria gastar seu tempo com causa perdida. Aí tem!
NADA AINDA
Para não perder o hábito: faltam um ano e cinco meses para o término dos mandatos em nível federal. Até agora, nenhum projeto foi aprovado no Congresso para combater, com a força e o peso necessários, a violenta criminalidade que assola o país.
OLHO NELES!
É bom que o eleitor, maior vítima dos bandidos, saiba escolher em 2010 candidatos que decidam enfrentar
Fonte: Sergio Pires - www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv - http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
ibanezpvh@yahoo.com.br
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno