Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 02/08/11


Primeira Mão - 02/08/11 - Gente de Opinião

 LÁ SE FOI MAIS DINHEIRO DE POSTOS,

ESCOLAS, ASFALTO E AMBULÂNCIAS


As vergonhas a que somos submetidos, sem nada podermos fazer, só aumentam. Neste último final de semana, a o Brasil – via CBF, mas com dinheiro público – gastou 30 milhões de reais com um evento esportivo. Em pouco mais de duas horas, no sorteio para os grupos das eliminatórias da Copa de 2014, torramos toda essa fortuna. A África do Sul, para realizar a mesma promoção há cinco anos atrás, investiu apenas 2 milhões de reais. Pior é que para o governo, para os tribunais, para o Ministério Público, para todas as autoridades, enfim, issotudo é legal. Até a presidente Dilma Rousseff, que tem demonstrado sua aversão a falcatruas, participou da festa. Foi protocolar, mas participou. Poderia ao menos ter protestado contra a gastança absurda, feita pela CBF de Ricardo Teixeira, sem prestar contas a ninguém. E com o nosso dinheirinho.

Com essa grana toda, só para se ter ideia, se poderia comprar mais de 100 ambulâncias superequipadas para atender doentes. Ou realizar 33 quilômetros de asfalto com toda a infraestrutura. Ou ainda construir cerca de 80 postos de saúde. Ou comprar algo em torno de 500 viaturas equipadas para a segurança pública. Ou construir umas dez escolas grandes, também completas. Quantas vidas poderiam ser salvas, quantas crianças poderiam ter escola, quanto da população teria uma qualidade de vida melhor, se toda essa grana fosse aplicada como retorno dos pornográficos impostos que pagamos? Mas se preferiu dar toda essa dinheirama a uma entidade privada, que atua no Brasil em parceria com a poderosa Rede Globo de Televisão, que, também faturou alto. E isso é só uma amostragem. Vamos gastar o que não temos para sediar uma Copa do Mundo durante menos de um menos, daqui a três anos. Imagine-se, então, o que vão meter a mão no dinheiro de todos nós, pobres brasileiros. E eles estão se lixando para nós, porque fazem o que querem e não devem explicações a ninguém.

DANDO UM TEMPO

Fofocas, informações desencontradas, papo furado. Há muita conversa em torno da possibilidade do empresário Ivan Rocha, o Ivan da Saga, ser ou não candidato à Prefeitura de Porto Velho em 2012. A real. Ele tem evitado falar sobre o assunto até por ser muito cedo e exatamente para evitar queimações desnecessárias. Mas lá na frente, se for convocado pelo partido e pela comunidade, entra sim na corrida pela sucessão de Roberto Sobrinho. Ponto final.

 

PEDRA NO SAPATO

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato, pode ser uma pedra no sapato da Secretaria de Saúde e de uma empresa, que teria recebido irregularmente 12 milhões de reais. A empresa, de conservação e limpeza, recebeu o dinheiro no final do governo anterior. E a Sesau pagou mesmo sabendo de expressa determinação da Justiça para não efetuar o pagamento. Parte do processo corre em segredo de Justiça, não se sabe porque.

 

VISIONÁRIO

Quando falou, há quase duas décadas atrás, que a saída para o Pacífico era viável e traria um grande avanço à economia de Rondônia e da região, o então empresário, depois deputado federal Miguel de Souza foi motivo de chacota. Agora, a obra está praticamente pronta e suas enormes vantagens são claras. Onde estão, hoje, os sabe-tudo que achavam que Miguelera apenas um louco sonhador?

 

ALE E PREFEITURAS

Nesta terça-feira, a Assembleia Legislativa volta às suas sessões normais. Muito trabalho espera os parlamentares, depois do recesso. Há uma série de projetos que o governo estadual pretende executar e que depende do aval da ALE. O segundo semestre também será duro para muitos deputados, que estão de olho mesmo é nas Prefeituras de suas cidades.

 

VAI DEPURANDO

Retomadas as atividades normais, todos os partidos voltam suas baterias para as eleições municipais do ano que vem. Só em Porto Velho, dos 15 pré-candidatos antes anunciados, pelo menos três já desistiram. Da outra dúzia, a depuração natural vai cortar pelo menos a metade. No final do ano, começa a disputa, daí já se sabendo, ao menos em parte, quem serão os reais concorrentes.

 

MAIS VINTE

Partido da Pátria Livre (PPL) e o Partido Novo (PN), Partido Ecológico Nacional (PEN) Partido Democrático dos Servidores Públicos (PDSP), Partido Federalista (PF), Partido Humanista do Brasil (PMH). Essas são apenas algumas das novas siglas que querem registro no TSE. São mais de 20 novos inscritos. Alguém aí pensa que essa gente toda quer melhorar o Brasil? Nada disso. Todos de olho nos milhões do Fundo Partidário. E na grana para os próprios bolsos.

 

NÃO ABRE MÃO

O PMDB da Capital já decidiu: terá candidatura própria à Prefeitura. O presidente municipal Dirceu Fernandes confirmou, em entrevista ao jornalista Arimar de Sá, que não há qualquer chance de que seu partido aceite alianças que não coloque o nome peemedebista para encabeçar a chapa. Ou seja: a parceria com o PT, como funcionou na última eleição, está descartada.

 

SEM QUERER, QUERENDO

O ex-presidente Lula diz que Dilma Rousseff só não será candidata à reeleição em 2014 se não quiser. Fácil. Quando chegar a hora, Lula vai a ela e dá a ordem. “Óia, cumpanheira Dilma, agora você vai à imprensa e diz que não quer mais ser Presidente. É aí que eu entro, entendeu?”

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)