Sábado, 2 de outubro de 2010 - 07h33
O VOTO QUE PODE NÃO VALER NADA:
DECISÃO DO ELEITOR É SECUNDÁRIA
Não deu outra. A decisão do STF de se manter indeciso, pode melar completamente a eleição deste próximo domingo. Ao não se posicionar sobre a Lei Ficha Limpa em tempo hábil, o Supremo optou por deixar concorrer todos os candidatos impugnados pelos TREs e pelo TSE, empurrando com a barriga um problema que, logo ali na frente, pode mudar completamente o quadro político. A tendência é que a confusão se torne tão grande que nenhuma coligação proporcional terá garantias, meses ou até anos depois da eleição, de que seus candidatos eleitos estarão seguros. Os que perderem e ficarem nas primeiras suplências, obviamente vão recorrer a todas as instâncias possíveis para tomar o lugar de quem chegou na frente. O inferno dos recursos, toma posse, cai fora, toma posse de novo, cai fora de novo, será tão grande que, durante um longo período, o já confuso eleitor não terá a mínima idéia da real composição dos parlamentos. Se lá na frente houver a posição de que a Lei Ficha Limpa deveria mesmo ter valido para a disputa deste ano, as decisões do eleitor se tornarão inócuas, sem validade, sem qualquer respeito à sua vontade.
Está aí um exemplo claro do risco que corre a politização das cortes. Ministros, desembargadores e juízes – mas também Procuradores e demais representantes do Ministério Público - que tomam suas decisões baseados em filosofias pessoais, adaptando as leis às suas ideologias, podem causar grandes danos à democracia e ao país como um todo. Ministros do STF, guardiões da Constituição, que votaram contra ela, agradando a opinião pública, permitiram a abertura de um perigoso precedente, que lá na frente pode nos custar muito caro. Enfim, o Judiciário deu um exemplo de como não deve agir num assunto que afeta e afetará todo o país. Vamos ver no que dá.
PRAZO FINAL
Termina na noite deste sábado o prazo para a propaganda eleitoral. Quem conseguiu convencer o eleitor dentro da lei, terá o voto. Quem não conseguiu, só se burlar a lei e fazer boca de urna. Correndo o risco de prisão e de ter a candidatura impugnada.
BLOCA DE URNA
O Tribunal Regional Eleitoral alerta: equipes de fiscais estarão circulando por todas as urnas, com a missão de impedir a boca de urna e qualquer outra prática ilegal. Candidatos que emporcalharem a cidade com seus “santinhos” também podem ter que enfrentar a Justiça Eleitoral. Portanto, todo o cuido é pouco.
CADEIÃO
O cadeião do SESI vai funcionar a todo o vapor. Quem for preso em flagrante cometendo crime eleitoral, será julgado na hora e receberá sua pena na hora. A presidente do TRE, desembargadora Zênite Carneiro, reafirmou essa dura posição da Justiça Eleitoral, avisando que a fiscalização será intensa.
VIA SAT
Por falar em Zenite Carneiro Andrade, concede entrevista exclusiva ao programa VIA SAT da TV Candelária, via satélite para todo o Estado, falando nas eleições deste domingo. Ela gravou o programa sendo entrevistada pelos jornalistas Léo Ladeia e Sérgio Pires. Começa s 9h30, para todas as regiões do Estado. Na área de Porto Velho, a entrevista pode ser assistida pelo Canal 11 (TV Aberta) e Canal 25 (TV a Cabo).
SÓ NO DOMINGO
O Ibope não divulgou sua pesquisa para o Governo do Estado até a sexta-feira, como estava sendo insistentemente divulgado. Pode ter saído depois. Mas se não sair, não se terá um norte claro sobre quem está na frente e quem está atrás. Só haverá certeza mesmo no final da tarde deste domingo. Quem irá para o segundo turno?
CHANCES REAIS
João Cahulla, Confúcio Moura e Expedito Júnior, segundo pesquisas anteriores, teriam mais chances de chegar na reta final. Mas o petista Eduardo Valverde ainda luta de todas as formas, convocando a militância do seu partido, para chegar lá. São quatro nomes fortes, lutando neste domingo para chegar ao turno decisivoa.
ESTÁ PIORANDO
Um total de 90 mortes (média de 10 por mês, uma a cada três dias) e mais de 500 feridos, alguns com seqüelas para o resto da vida. Esses são os números do violento trânsito de Porto Velho, neste ano. Pior de tudo é que as previsões são cada vez mais assustadoras. Não há solução prática, imediata, para que esses números diminuam. Pelo contrário.
FORA DA ÁREA
Presidente regional do DEM, ex-senador, ex-governador, José Bianco, o competente prefeito de Ji-Paraná não deu o ar das graças nesta campanha política. Pareceu mais um tucano, ficando em cima do muro. Não falou, não opinou, não se envolveu. Nesses tempos em que só se falou em candidaturas, Bianco optou por se dedicar apenas à sua cidade. Ninguém entendeu o porquê.
COMPLEXA E DIFÍCIL
A poucos horas da eleição, tanto se quer saber quem será a dupla de candidatos ao Governo que irá para o segundo turno como quem serão os dois senadores eleitos para um mandato de oito anos. Ivo Cassol estaria bem à frente, com Valdir Raupp à sua cola. Fátima Cleide ainda sonha, mas suas chances são pequenas, ante duas das maiores lideranças políticas do Estado. A disputa ao Senado também é complexa e difícil.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno