Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 02/10/11


 
 
 
 
Primeira Mão - 02/10/11 - Gente de Opinião
 
UM EXEMPLO DE OBSTINAÇÃO E SUPERAÇÃO
QUE NOS DÁ UM POUCO MAIS DE ESPERANÇA
 
 
No meio de tanto coisa ruim, de notícias de tristeza e violência, de tragédias, mortes e maldades, de vez em quando um brasileiro, uma pessoa comum, um ser sozinho, chega pra encher a gente de esperança. Uma luta solitária, enfrentando todos os percalços, o desrespeito de uma sociedade voltada para valores superficiais e sem tempo para cuidar de quem realmente precisa, trouxe esse sentimento a Rondônia, como uma pequena luz de sol, nas manhãs turvas e cheias de nuvens escuras. O nome dele é Jailton Delogo de Jesus, um mineiro baixo, atarracado, voz firme. Cego de nascença, ele tornou-se o primeiro deficiente visual a ocupar um cargo público, via concurso. Trabalha agora no Tribunal de Contas do Estado e é um exemplo de luta, de perseverança, de superação do ser humano. Adaptou à vida à sua vida, soube criar, ele mesmo, sistemas que possibilitam que realize seu trabalho tão bem ou até melhor do que qualquer outra pessoa que não tenha deficiência alguma. Conseguiu chegar a esse patamar pela luta pessoal, por não perder tempo com queixas e lamentos, mas por criar um mundo melhor para si. E servir de exemplo para tantos outros que, como ele, lutam para sobreviver neste mundo imperfeito, onde os deficientes sequer têm acesso à calçadas, a bancos, a prédios públicos.
 
Jailton não se entregou. Jailton estudou, formou-se em Direito, fez concurso, passou com todos os méritos. Pena que seja exceção, nesse Brasil do jeitinho, da malandragem, da violência, da hipocrisia, da inversão de valores. Mas quem é do bem e o vê trabalhando, dando duro, fazendo da sua vida um exemplo, se emociona e sonha com um Brasil onde a maioria, um dia, seja como ele. Jailton é um bom homem, um brasileiro comum, um batalhador, gente do lado bom. Mas, mais que isso, é um exemplo concreto do que a obstinação e a batalha pessoal por uma vida melhor, pode transformar quem quer que seja. Não importa as dificuldades que tenha.
 
 
 
 
ROMPIMENTO
 
Já não cabiam mais no mesmo espaço o deputado estadual Hermínio Coelho e muitos dos seus companheiros do Partido dos Trabalhadores. Por isso e sem correr o risco de perda de mandato, Hermínio estaria indo de mala e cuia para o PSD, de Moreira Mendes e Gilberto Kassab. Já entraria com a certeza de que será o nome do novo partido para disputar a Prefeitura de Porto Velho.
 
 
 
NO ATAQUE
 
Com a mudança, Hermínio já prepara uma série de novos ataques aos seus ex-companheiros, agora sem correr o risco de levar um chega pra lá. Ele já está a procura de outros políticos, que o acompanham há muito, para levar para a nova sigla. O PSD deve oficializar a pré candidatura do deputado agora ex-petista nas próximas semanas. Hermínio já está se movimentando para começar a campanha tão logo a legislação eleitoral permita.
 
 
 
 
Primeira Mão - 02/10/11 - Gente de OpiniãoPAPO NO RÁDIO
 
Vale a pena conferir, a partir desta segunda-feira, um time de peso-pesados da comunicação rondoniense no ar. Estreia o programa Papo de Redação, na Parecis FM (98.1 no dial). Com Domingues Júnior, Everton Leoni, Léo Ladeia, Sérgio Pires e Beni Andrade, entre outros (Vídeo AQUI). Começa meio-dia em ponto e dura uma hora. Todos os temas e todas as tribos vão passar pelo crivo do time de nomes conhecidos da imprensa rondoniense. Em rede estadual.

 
 
 
CÔMICO
 
Apareceu mais um grupo daqueles que parece, nada têm para fazer, mas adoram encher o saco com bobagens. Agora, a Secretaria de Políticas para Mulheres pediu ao Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária, a suspensão do campanha publicitária "Hope ensina", que traz a modelo Gisele Bündchen mostrando a "melhor maneira" de contar más notícias ao marido. Uma bobagem de quem parece não ter nada mais sério para tratar. Cômico, não fosse trágico!.
 
 
 
BESTEIROL
 
A tal Secretaria fala muito e não consegue resolver, por exemplo, problemas simples das mulheres, como apanhar dos maridos e companheiros. Mesmo com delegacias especializadas, mesmo com discurso de que as coisas estão melhorando, é só olhar o volume de ocorrências policiais para ver que as ações da tal Secretaria quase nada resolvem na prática. Agora, vem com esse besteirol, querendo censurar propaganda. Uma bobagem sem fim.
 
 
 
NADA ACONTECEU
 
O governador Confúcio Moura fez a sua parte: determinou o reinício imediato das obras de implantação do sistema de água em Porto Velho. Mas, até agora, a decisão ficou apenas no papel. Pelo menos até ontem, não se via nenhuma movimentação para que o serviço fosse recomeçado. Da canetada até agora já se passaram quase 10 dias. Nada começou, na prática. Certamente Confúcio vai cobrar...
 
 
 
FESTA E O FUTURO
 
Porto Velho comemora seus 97 anos neste domingo, com festa e com a certeza de que se tornou uma das mais importantes capitais da região norte. O crescimento da Capital, nas últimas duas décadas, foi muito acima da média nacional. Houve grande crescimento e surgiram problemas proporcionalmente a esse crescimento quase em níveis chineses. A partir de agora, a batalha será para que a cidade melhore ainda mais e dê à sua crescente população uma qualidade de vida melhor.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Quando começará a vigorar o novo imposto que o governo vai criar para, supostamente, melhorar a saúde pública no Brasil?
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)