Quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 - 07h38
A MAIOR TRAGÉDIA QUE O MUNDO VAI
SOFRER NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS
Qual a maior tragédia que se abaterá sobre humanidade nos próximos cinco anos? Nada de terremotos, tsunamis, vulcões que voltarão à ativa ou uma guerra mais cruenta dos que as que já existem. Cerca de 1 bilhão e 500 milhões de pessoas correrão o risco morrer, até 2015...pela boca. Exatamente. É este o número impressionante que a Organização Mundial de Saúde divulgou nesta semana sobre o total de habitantes deste Planeta que estarão na faixa dos obesos, muito obesos ou dos que sofrerão de obesidade mórbida nesse período. Comilança exagerada de milhões – enquanto outros tantos passam fome – somada aos males do fumo, podem exterminar um percentual de perto de 20% dos humanos, caso não haja uma profunda mudança nos hábitos alimentares e um corte drástico no número de fumantes.
Só para se ter idéia da tragédia que assola o mundo, só nos Estados Unidos, segundo previsão da OMS, vão morrer 400 mil pessoas neste ano de 2010, por causas ligadas à doenças cardíacas causadas pela gordura, pelo fumo e pelo stress. O número de obesos e diabéticos estava diminuindo até o início os anos 90, quando voltou a crescer. Nunca tanta gente comeu tanto, exagerando no que põe na boca. E sem o controle da alimentação, somado com exercícios e o fim da praga do cigarro, não há escapatória. Milhões e milhões caminham, céleres, para a cadafalso. Por decisão própria e falta de controle.
A MESMA HISTÓRIA
Começou o ano mas a velha prática não terminou: para protestar, o negócio é fechar a BR 364. No início da semana, índios de quatro etnias trancaram a principal rodovia do Estado, na altura de Porto Velho, em protesto contra o fechamento de postos da Funai. Inclusive o da Capital.
E NÓS COM ISSO?
Protestar, manifestar-se, reivindicar são direitos de todo o cidadão. Mas é bom lembrar que o direito de uns termina onde começa o direito dos outros. O que os caminhoneiros e motoristas que precisam usar a BR para ir e vir têm a ver com uma decisão do governo federal que desagrada os índios? Perguntar não ofende, não é?
SEGREDO DE ESTADO
Mônica Bérgamo, da Folha de São Paulo, conta uma história incrível: o embaixador de Portugal e sua esposa saíram muito feridos numa solenidade ocorrida no final do ano passado no Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques. Impressionante que o fato tenha sido mantinha em segredo pelas autoridades.
TEM EXPLICAÇÃO?
Imagine-se a explosão de um canhão mal preparado; duas autoridades de um país amigo feridas; uma grande operação para salvá-los e trazê-los e um hospital; as várias equipes médicas envolvidas; o traslado sigiloso para Brasília. Tudo isso foi feito no mais absoluto segredo. Alguém pode explicar porque?
SACO CHEIO
Moradores do bairro São João Bosco, perto do centro de Porto Velho, estão com a paciência esgotada com a Ceron. Dia sim, dia não, o mesmo transformador estoura no bairro, deixando todos sem energia. A empresa terceirizada que atende as reclamações vai até o local, repõe a energia mas, no dia seguinte, acontece tudo de novo.
PREMIO DOMINICAL
No último domingo à tarde, quando já estavam começando os clássicos dos campeonatos regionais do país, sempre acompanhados com atenção pelos torcedores dos grandes clubes, a Ceron “premiou” os moradores com quase duas horas sem energia. E sem TV, é claro. A irritação era geral.
À BEIRA MAR
Outro problema: agora, o sistema do 0800 da Ceron fica no Rio de Janeiro. Um morador do bairro São João Bosco ficou quase uma hora ligando para a empresa, tentando pedir socorro. Nada feito. Só foi atendido quando estava prestes a desistir. Só então foi feita a comunicação para que o defeito no sistema de abastecimento de energia fosse restabelecido.
ESSA LEI NÃO PEGOU!
A campanha eleitoral corre solta. Neste final de semana, todos os pré-candidatos ao Governo cumpriram extensa agenda, visitando comunidades, reunindo-se com os eleitores (quer dizer, com a população!!!) e tratando de manter seus nomes na mídia. Ninguém – nem aqui e em nenhum lugar do Brasil – está dando bola para a lei eleitoral que só permite campanha depois das convenções. Essa é uma das leis que não pegou...
SÓ PARA ALGUNS
Nove mil faltas computadas por nossos congressistas e suas equipes no ano passado. Nove mil. Nenhum ficou sem receber seu rico dinheirinho por ter faltado ao trabalho. É assim que se criam as castas. Uns podem fazer o que querem, outros estão ferrados, porque se faltarem ao serviço, não recebem. Mas esse é o Brasil, não é?
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta