Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 03/04/11


Primeira Mão - 03/04/11 - Gente de Opinião

JUÍZES DRIBLAM A CONSTITUIÇÃO E A

TARJA PRETA DA CENSURA ESTÁ DE VOLTA

Ela está voltando. Nos tempos da ditadura, era pelas mãos e mentes da ultra direita, dos governantes que chegaram ao poder à ferro e fogo. Agora, tão perigosa quanto no passado, por decisões judiciais, a maioria ainda monocrática, mas algumas já confirmadas pelo pleno de tribunais. A Justiça está trazendo de volta o peso da censura ao Brasil, via decisões que contornam a Constituição, transformando, por argumentos de eventual proteção a esse ou aquele direito, a expressa e clara proibição constitucional que defende o amplo direito à opinião e à informação. O jornal o Estadão de São Paulo, por exemplo, está sob censura há quase dois anos. Não pode publicar matérias sobre denúncias contra um dos filhos do senador e ex-presidente José Sarney. Nesta semana, um juiz determinou que a revista Caras, quase uma publicação social, só para os ricos, fosse impedida de publicar uma carta da atriz e escritora Cibele Dorsa, que se suicidou. É que, no texto, Cibele faz acusações contra seu ex-marido, o milionário Doda Miranda Neto. A revista saiu às bancas com tarjas pretas sobre algumas frases e palavras. Tal qual acontecia, na imprensa, nos tempos da ditadura militar.

Quando o Judiciário, utilizando elocubrações jurídicas, dribla uma cláusula pétrea da Constituição, é porque algo está muito errado neste país. Ruy Barbosa já dizia: “quando um preceito da Constituição é quebrado, toda ela corre risco”. Muitos juízes, estão preferindo pisar na Lei Magna, a cumprí-la na essência. E pior : não se ouve protestos nem da classe política, nem da OAB, nem de sindicatos de jornalistas ou de quaisquer outras organizações que, quando é para defender direitos humanos, por exemplo, de criminosos, correm a emitir notas oficiais. A censura está voltando, pelas mãos do Judiciário. E o Brasil inteiro se cala.

 

MIGUEL E O PR

Miguel de Souza, que já foi deputado federal e diretor do Dnit nacional, é o presidente do diretório regional do PR. Quer ver o partido fortalecido. E está agendando reunião para a próxima sexta, dia 8, para começar a caminhada em 2012. Miguel, aliás, é um nome a mais na já extensa relação dos prováveis candidatos à Prefeitura da Capital.

SETE PREFEITOS

O PR tem uma boa representação no Estado. Conta atualmente com sete prefeitos e um deputado estadualo (Flávio Lemos). Quer ir mais longe. E é isso que Miguel de Souza pretende dizer aos seus companheiros no evento que ocorrerá na Câmara Municipal de Porto Velho, na semana que começa.

RESULTADOS

O deputado Lindomar Garçon faz política de resultados. Quietinho, como se fosse mineiro, Garçon tem conseguido muitos recursos para vários municípios de Rondônia. Trabalha duro, conhece os caminhos que encurtam a liberação de verbas e vai ajudando muito cidades que necessitam cada vez mais de dinheiro federal. É por isso que, quando há eleição, o nome de Garçon nunca deve ser esquecido. O trabalho feito traz resultados. Nas urnas também.

ATÉ UMA POLONESA

Nos últimos dias, uma ação da polícia boliviana prendeu mais de 35 pessoas envolvidas no tráfico de drogas na área fronteiriça ao Brasil e apreendeu mais de duas toneladas de cocaína pura. Brasileiros, bolivianos, colom,bianos, equatorianos e até uma mulher, polonesa, faziam parte da quadrilha. Pouco se ouviu sobre essa história por aqui. Mas a ação foi realizada e todos os envolvidos presos.

GENTE FINA

O presídio de segurança máxima de Rondônia está reunindo a fina flor do crime organizado. Já estão por aqui gente como Marcinho VP, Elias Maluco e tantos outros. Em breve chega o “Comendador” João Arcanjo Ribeiro. Todos eles esperarão, angustiados, a chegada do mais ilustre de todos. Fernandinho Beira Mar, em breve, também nos dará o prazer da sua vinda para Porto Velho.

CEM DIAS

Dentro de uma semana, o governo Confúcio Moura chega aos seus primeiros 100 dias no poder. É uma fase difícil, de mudança, de reestruturação, de desafios incomuns. Confúcio começa a dar ao governo a sua cara, seu jeito de comandar, sua linha de ação. A partir de agora, certamente as ações ocorrerão com maior rapidez e os resultados do trabalho já serão mais visíveis.

TORCIDA

O começo, como todos os começos, não foi nada fácil. Mas, na verdade, as coisas começam a andar. O caminho foi pavimentado, nessa fase complicada de início de administração. Todo o Estado torce para que o nosso governador tenha sucesso, porque o sucesso dele é uma Rondônia ainda melhor.

NA ALE TAMBÉM

Na Assembleia, com menos tempo – pouco mais de 60 dias – o presidente Valter Araújo também já disse a que veio. Pôs na Casa seu jeito de trabalhar, cercou-se de parceiros competentes, mexeu onde tinha que mexer e teve, igualmente, o mérito de trazer o povo para dentro da ALE. Recém está começando, mas sua administração promete!

FICHA LIMPA

Piada sensacional, que os corintianos devem odiar: Adriano foi contratado pelo Timão porque a Lei Ficha Limpa só vale a partir de 2012! O José Simão foi quem criou essa pérola do bom humor nacional.

 Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)