Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 03/06/10


Primeira Mão - 03/06/10 - Gente de Opinião

ESSE PODE SER O ANO DAS MULHERES

NAS ELEIÇÕES GERAIS EM RONDÔNIA 

Dessa vez vai! A participação das mulheres na eleição de outubro não só será com um número histórico como, em muitos casos, elas têm chances reais de se eleger. Na Assembléia Legislativa, que passou toda essa legislatura com apenas uma mulher – Daniela Amorim, do PTB de Ariquemes – há chances reais de que pelo menos três cadeiras sejam ocupadas por representantes do sexo feminino.  De Cacoal, vêm dois nomes de peso: Sueli Aragão, do PMDB, ex-prefeita da cidade duas vezes e ex-deputada e a vereadora Glaucione Nery, do PSDC estão sempre cotadas entre aquelas que conseguirão maior número de votos em outubro. Mas tem mais: Darcy Horny, mulher do ex-deputado Beto do Trento e diretora da Escola do Legislativo; Regina Rossselax, a Regina do INSS; a jogadora de futebol feminino Nenê e a professora Sueli Belarmino (todas essas do PSDC), também têm chances reais. Sueli, por exemplo, fez 1.600 votos como candidata à Câmara de Vereadores de Porto Velho, na última eleição e vem com tudo para a disputa à Assembléia. Ainda deve-se contar como nome forte da atual suplente Ana da 8, de Nova Mamoré, que por pouco não entrou já nessa legislatura.

Para a Câmara  Federal também surgem nomes importantes. Um deles o da atual deputada estadual Daniela Amorim, filha do ex-prefeito de Ariquemes e atual deputado federal Ernandes Amorim. A família tem votos de sobra na sua região. Vem forte ainda Raquel Carvalho, três vezes vereadora, suplente de deputada federal e vice-prefeita de Cacoal. E ainda não se pode esquecer a grande campeã de votos em Rondônia, Marinha Raupp (que está na foto de abertura da coluna de hoje), que vai para mais um mandato com grandes chances. Será a vez da mulherada?

 

 

TEM MAIS

Ainda sobre as mulheres. O PT vem com três nomes considerados de primeira linha. Fátima Cleide tenta a reeleição ao Senado. Para a Assembléia Legislativa, tem Epifânia Barbosa, a mais votada para a Câmara Municipal na última eleição e agora a presidente do Sintero, Claudir da Mata. As duas vão disputar votos entre o professorado petista.

 

PRIMEIROS PASSOS

O novo presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado, Jales Moreira, quis marcar seu início de mandato com uma ação que há muito não se via no setor: parou toda a categoria por 24 horas, nesta semana. Os policiais pedem muitas coisas e seu sindicato garante que a paralisação é só o começo.

 

BONDADE

Aconteceu em Guajará Mirim. Um menino, cuidado desde bebê por um homem que o tratou como se fosse seu verdadeiro neto, pagou com sangue a bondade. Junto com outros três menores, assassinou seu benfeitor para roubar armas. Os quatro queriam formar uma quadrilha. Agora, o quarteto está “sob proteção” da lei. Não dá vontade de chorar?

 

 

FATIA DO BOLO

Há alguns temas – como a universidade estadual e o fim do ICMS para motos – em que alguns deputados estaduais disputam a unha a autoria. Como são leis que devem ser sancionadas pelo governador João Cahulla, a briga pela autoria divide vários “companheiros”. São assuntos de grande interesse e, obviamente, todos querem uma fatia do bolo.

 

NA LISTA

O ex-senador e ex-chefe da Casa Civil de Cassol, Odacir Soares anda percorrendo o  Estado. Organiza o PSL e busca alianças. Odacir ainda não perdeu a esperança de estar na lista dos que podem ser vice na chapa der Cahulla. Por enquanto, como ninguém foi escolhido oficialmente, as chances, teoricamente, existem.

 

SÓ MILAGRE

Marcada para o próximo dia 27, a convenção do PMDB vai oficializara candidatura de Confúcio Moura. O PT também fará a sua, em data ainda a ser agendada e também confirmará Eduardo Valverde na cabeça da chapa ao Governo. Tudo leva a crer que, enfim, petistas e peemedebistas estarão mesmo em trilhos diferentes na corrida pelo Palácio Presidente Vargas. Acordo, agora, só por milagre.

 

DOIS PESOS E...

O Zezinho do Maria Fumaça está organizando a cavalgada da Expovel, prometendo cumprir todas as exigências da Justiça. Se fosse promover o evento em Ji-Paraná, onde parece que há outro Judiciário, não teria problema algum. Lá, até a ponte sobre o rio Machado será fechada para a cavalgada da Expojipa passar.

 

DE OLHO

Por falar em feiras agropecuárias, o Ministério Público Eleitoral está alertando para o abuso da propaganda eleitoral antecipada. É nesses eventos que os políticos aproveitam para fazer de tudo para aparecer e conseguir votos. Mesmo fora do período permitido pela legislação eleitoral. O MPE garante que não vai dar moleza, esse ano.

 

A CULPADA

Já temos, por antecipação, um culpado caso o time do Brasil não vá bem na Copa da África:  a má qualidade da bola. É bom mesmo ir arrumando desculpa, porque com um time de maioria medíocre, ganhar mesmo só se os outros estiverem muito ruins. Senão...

 Fonte:Sergio Pires 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)