Sexta-feira, 3 de junho de 2011 - 06h29
JÁ FORAM DERRUBADAS MAIS DE 2 BILHÕES E
600 MILHÕES DE ÁRVORES NA AMAZÔNIA
No momento em que os problemas da Amazônia só aumentam, em função das derrubadas, queimadas e outros graves problemas, causadas pela mão do homem e o desrespeito às leis de preservação, o IBGE divulga um estudo incrível. A principal informação é que até 2002, já haviam sido eliminadas nada menos que 2,6 bilhões de árvores. Isso representaria 13% do total de plantas com troncos acima de 33 centímetros, que simplesmente desapareceram na floresta da qual depende todo o Planeta. O total da retirada de madeira representaria um número impressionante: 4,7 bilhões de metros cúbicos de madeira. Não se pode mensurar o que isso representa em termos de riqueza nem dinheiro, porque em alguns casos em termos de madeira nobre, o preço do metro cúbico é extremamente alto. A Amazônia representa mais dee 59% do território brasileiro0 e detém 45% de toda a água potável do país.
São números impressionantes, que sintetizam, ao menos em parte, da grandeza desta região magnífica. Que precisa ser cuidada, que precisa se desenvolver com inteligência, criatividade e conciliando a preservação com o crescimento. Só com ações de brasileiros que realmente se preocupam com seu país; com a expulsão de ONGs internacionais, que só tratam aqui dos interesses dos seus patrões lá fora e são, no geral, verdadeiros sanguessugas de nossas riquezas naturais; com uma regulamentação correta de áreas de produção e preservação; com a presença efetiva do governo brasileiro em toda a região, se poderá chegar a esse objetivo. Não é fácil, porque os interesses contrários são enormes. Mas ainda é viável. A Amazônia é o que de mais rico ainda temos neste Planeta. E, se não fizermos a coisa certa agora, ela poderá desaparecer no futuro.
DESTRUINDO TUDO
A prisão de um grupo de madeireiros pela Polícia Federal revelou que a crise ambiental em Rondônia e na região ainda vai longe. Há muita gente que trabalha dentro da lei, respeita e preserva. Mas há muitos que só querem enriquecer, não importando se destruirão tudo pela frente, deixando terra arrasada para as gerações futuras.
LEIS PARA TODOS
Está mesmo na hora das autoridades agirem com dureza, prendendo tanto madeireiros quanto os chamados sem terra, que invadem tudo e tudo destroem também. A lei é para todos. Não se pode entender quando as autoridades agem com o rigor da lei contra uns e fazem de conta que nada existe, em relação aos outros.
VEREADOR PRESTIGIADO
Pode ser apenas coincidência, mas...No lançamento do novo pacote de obras anunciado por Roberto Sobrinho, com investimentos de mais de 465 milhões de reais, quem ficou mais próximo do prefeito foi o vereador Cláudio Carvalho. Apareceu em todas as fotos e na coletiva para as TVs. Dizem que ele é o nome preferido pelos petistas do Palácio Tancredo Neves para disputar a sucessão de Sobrinho.
OUTROS NOMES
Na verdade, a escolha do candidato do PT pode acontecer ainda este mês. Há outros nomes muito fortes, como os do deputado estadual José Hermínio Coelho e a senadora Fátima Cleide. Mas Cláudio Carvalho começa a aparecer como uma indicação de que o grupo da Prefeitura também tem seus planos para 2012.
SÓ ESPERANDO
Por falar em Fátima Cleide, ela não fala sobre uma eventual candidatura à sucessão de Sobrinho. Prefere ficar na espreita das decisões judiciais sobre o mandato do senador Ivo Cassol, que pretende tomar através de várias ações impetradas desde a eleição do ano passado. No PT, é dada como certa a ida de Fátima para o Senado. Cassol não fala sobre o assunto.
NOME NACIONAL
A vereadora Mariana Carvalho, que anda sim, sonhando com a Prefeitura da Capital, foi eleita no final de semana para importante cargo nacional na executiva do PSDB. Ela vai coordenaras ações dos parlamentares jovens em todo o Brasil. Foi escolhida por aclamação e é a única mulher a participar do comando nacional da juventude tucana.
GOSPEL
Quase outro confronto à vista entre governo e Assembleia Legislativa. Por causa de religião. A Seduc não autorizou a inclusão de músicas gospel num festival que vai promover. Deputados chiaram. Adelino Folador levantou a lebre e o presidente Valter Araújo, que é líder evangélico, também protestou. O caso foi contornado na base do diálogo com o secretário. Agora, está tudo OK.
PARCEIROS
Importante encontro no início da semana reuniu membros do Ministério Público Federal e imprensa. Foi um momento importante para troca de ideias e posições. Uma frase marcou, dita por um dos promotores: “uma imprensa livre e responsável,aliada a um Ministério Público Federal forte e Independente é a fórmula para a construção diária da democracia e busca incessante da justiça social”. Beleza!
MAS...
A liberdade de expressão e opinião é vital para a democracia, assim como a ação do Ministério Público. O problema é que o próprio MP, eventualmente, se considera ofendido com eventuais críticas de jornalistas. E aí a “imprensa livre e responsável” pode ser tratada como adversária. Quando não é.