Sexta-feira, 3 de julho de 2009 - 05h43
QUEM LEMBRA QUE A INFLAÇÃO
CHEGOU A 4% AO DIA, NO BRASIL?
Os brasileiros mais jovens – e eles são milhões – pouco sabem sobre um momento vital da economia brasileira, que certamente transformou a vida deles para muito melhor. Como nosso ensino está cada vez pior, certamente são poucos os que aprendem na sala de aula sobre o Real, nossa moeda, que recém completou 15 anos mas significou uma virada fantástica para o Brasil, um país que vivia há décadas sob o terror de uma inflação cada vez mais terrível. Pois o Real completou 15 anos essa semana, com muito pouco destaque. Mas é bom registrar, num resumo muito rápido, o que mudou com ele. Antes do Real, havia hiperinflação no Brasil, chegando a até 4% AO DIA. Mais de 1000% ao ano. Mesmo as mudanças de moeda anteriores – cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, cruzeiro real – nada resolvia. José Sarney conseguiu controlar a inflação por pouco tempo, antes que ela disparasse de novo. Fernando Collor confiscou a poupança e nada conseguiu. Pois foi Itamar Franco, o Presidente que assumiu com a cassação de Collor, que começou a mudar. Ele e seu então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso (os dois na foto), depois duas vezes Presidente, criaram o Plano Real, que salvou a economia brasileira. O presidente Lula manteve a base do programa, aperfeiçoou algumas coisas e o Brasil vive novos momentos. Enfim, para quem não lembra nem o que comeu ontem, um pouco da recente história do seu país, mesmo que em rápidas linhas, não faz mal nenhum.
E A CRISE?
A crise existe, é claro. Mas não para o setor de venda de carros. Em junho, foram vendidos nada menos que 300 unidades de carros zero no país. Um recorde. Assim como o 30 de junho: foram vendidos, durante o horário comercial, quase 25 mil veículos num só dia.
BAMBURRANDO
Em Rondônia a situação não é diferente. As revendas de carros nunca venderam tanto. Com a redução do IPI e prazos maiores para pagamentos dos veículos – no caso de caminhões o financiamento chega a 90 meses – a turma das concessionárias “bamburrou”, como se dizia na época do garimpo de ouro do Madeira.
QUEM MANDA?
Mais realista que o rei, a turma do Ibama está se lixando para ordens vindas de Brasília, segundo denuncia o governo rondoniense. Acordo firmado entre o governo federal e o de Rondônia, que acertou troca de área para que as famílias que vivem na Flona Bom Futuro ficassem onde estão, é totalmente ignorada pelos fiscais do órgão.
MULTAS PESADAS
Os moradores – mais de 10 mil famílias – comemoravam ainda o acordo quando a fiscalização do Ibama chegou e voltou a aplicar multas milionárias. O governador Ivo Cassol diz que vai cobrar de Brasília que o acerto seja respeitado. A troca de áreas para que as famílias ficassem em Bom Futuro foi oficializado inclusive pela ministra Dilma Roussef.
DOIS SÉCULOS
Na lista de presos perigosos transferidos do Urso Branco e Urso Panda para o presídio de segurança máxima, algumas penas chamam atenção. Um dos presos, por exemplo, foi condenado a 240 anos de prisão. O nome do preso é Marcos Cerilo Alves Oliveira, o Marcão. Há vários outros com penas que variam entre 50 e 100 anos. Todos podem ser beneficiados por “regimes especiais” e daqui a pouco estarem livres de novo.
COISA DE FAMÍLIA
Há muitas coisas positivas a se destacar na grande festa do Arraial Flor do Maracujá, um evento marcante da cultura do nosso Estado. Mas o mais importante de todos talvez seja o envolvimento das famílias, de avós a netos e netas, envolvidos diretamente nas quadrilhas e boi-bumbás. Aliás, o fato foi destacado inclusive pelo vice-governador João Cahulla, que disse que o arraial é “uma festa da família porto-velhense”.
JANELA
O governador Cassol começa a montar sua estratégia para tornar o PP, partido que agora preside, num dos grandes do Estado. Já há uma relação que teria quase uma centena de nomes de lideranças ligadas a ele, todas prontas para seguir os passos do líderes. O que só falta agora, pelo menos para os com mandato, é a famosa “janela” para que políticos possam trocar de partido sem correr risco.
LIVRE, ENFIM!
Por falar em mudança, o TRE deu carta branca para que o deputado Tiziu Jidalias caia fora – finalmente! – do PMDB, partido onde sempre foi voz destoante do comando regional. O aval foi dado e ele pode ir para outra sigla sem risco de perda do mandato. É um dos que poderá seguir Cassol no PP.
PSOL
PSOL da Capital promove amanhã, sábado, um “encontro socialista”, entre seus filiados, abrindo mais uma campanha de filiação. A reunião está agendada para a sede do partido, na Calama 3464 – A, bairro Embratel. Festa terá churrasco e música ao vivo.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno