Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 03/07/11


Primeira Mão - 03/07/11 - Gente de Opinião

HÁ CRIANÇAS GANHANDO ATÉ DOIS MIL

REAIS POR HORA. NO TRÁFICO DE DROGAS

 No mercado de trabalho, criança é proibido. E jovem não tem emprego, por falta de experiência ou especialização. Mas no Brasil do crime, tem sim vaga para crianças, adolescentes, jovens e pessoas de todas as idades. E a TV vai provar. No programa Domingo Espetacular deste domingo à noite, na Record, a dura realidade é mostrada sem meios termos. Crianças ganham até dois mil reais por hora (isso mesmo, por hora!), para traficar drogas. Tudo mostrado com crueza. Enquanto a educação brasileira vai de mal a pior; enquanto os jovens não têm oportunidades e estão cada vez mais alijados – com exceção, é claro, daqueles de famílias mais abastadas, que podem frequentar escolas particulares e de qualidade, a um alto custo -; enquanto as crianças pobres são maltratadas e jogadas nas ruas, o tráfico abriga quem quer a oportunidade que ninguém mais lhes dá. O tráfico oportuniza uma vida melhor, não importando a idade do trabalhador. O tráfico torna-se a esperança, a chance, a sobrevivência. Quem dessas centenas de crianças e adolescentes cooptadas pelos traficantes e abandonadas pelo Estado vai querer trabalhar por um salário mínimo, quando conseguem, se em apenas uma hora ganham dois mil reais?

É a omissão, o discurso vazio, a lei de Primeiro Mundo, que promete tudo, mas na realidade quase nada concede de concreto; é o abandono e o desrespeito; é a desarticulação das famílias e a nova lei própria dos traficantes quem dá aos pequenos a oportunidade que nunca teriam em outra atividade. E é assim, criados no crime, vivendo uma vida curta e endinheirada, que grande número de jovens brasileiros só conhecem a lei da brutalidade, da força, da morte. A vida real para eles é a droga e o dinheiro que ela dá. O resto está tão distante e irreal que parece que só existe nas novelas e filmes. Vivem muito pouco, mas pelo menos são considerados importantes. Para o tráfico. Porque, para os governos, são apenas números e motes de discursos sem fim. Pobres crianças. Pobres jovens. Pobre Brasil.

 

 FALA SE PROVOCADO

Envolvido no debate político e em duras críticas ao prefeito Roberto Sobrinho, seu companheiro de partido, o deputado estadual Ribamar Araújo fez questão de esclarecer o assunto. Disse que não é do seu estilo atacar ninguém. Mas que, quando perguntado, não se nega a falar sobre qualquer tema. Inclusive os polêmicos. “Se me perguntarem, respondo com a verdade”, disse o parlamentar.

 

JÁ É CAMPANHA

Já Sobrinho disse, em entrevista ao programa Candelária Debate (Vídeo AQUI), que foi ao ar neste sábado, que as críticas que vem recebendo, inclusive de companheiros de partido, é em função da antecipação da campanha eleitoral de 2012. E destacou que se preocupa mesmo com as críticas da população e procura resolver os problemas da comunidade dentro da maior rapidez possível. Afora isso, afirmou, não está preocupado.

 

RECORDE DE ASFALTO

Sobrinho, aliás, destacou um aspecto importante do seu duplo mandato. Vai concluir seus oito anos com quase 400 quilômetros de asfalto concluídos na cidade. O mesmo número de asfaltamento feito nos 92 anos anteriores, desde que Porto Velho foi criada. É realmente um número de assombrar.

 

“JABOTI NA ÁRVORE”

Sobre o tiro no pé que o Sintero deu, ao entrar na Justiça e acabar com um benefício que os professores já tinham conquistado, o presidente da Assembleia, Valter Araújo, ironizou: “o Sintero colocou o jaboti na árvore. Agora, vai ter que se explicar e arcar com as consequências do que fez”. Bateu duro no sindicato que acabou virando motivo de chacota pelo grave erro que cometeu.

 

MUNDO AFORA

Mais uma vez, Rondônia está bem na foto, quer dizer, na imagem, na imprensa nacional. E até internacional. Nesta sexta e ontem, a Record News, primeira emissora de sinal aberto com notícias 24 horas, transmitiu, para todo o Brasil e para mais duas dezenas de países, parte das atrações do Arraial Flor do Maracujá. No próximo final de semana, a emissora repete a dose e faz nova transmissão, ao vivo, direto do Flor do Maracujá.

 

DAS TRÊS, SÓ UMA

As obras da ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa, vão de vento em popa. Parece mentira, mas tudo indica que o trabalho estará concluído dentro do previsto, caso não haja nenhuma surpresa negativa daqui para a frente. Já a ponte sobre o rio Abunã, na divisa com o Acree e a que ligaria Guajará Mirim ao lado boliviano, parece que ficarão mesmo apenas como sonho de verão. Pelo menos das três pontes, uma vai ser realidade. As outras, não se sabe...

 

CARTA BRANCA

Em São Paulo, bandido invadiu a casa de dois velhinhos. Ele, mais de 70 anos, vivendo em cadeira de rodas. Ela, da mesma idade. Como não tinha nada para roubar, o facínora assassinou friamente a idosa, sem que sem marido paraplégico pudesse fazer nada. Estava solto no regime de progressão de pena. É essa a lei brasileira: dá carta branca para bandido voltar às ruas e massacrar a população.

 

PERGUNTINHA

A Justiça vai mudar de novo a decisão de autorizar a realização do Carnaval Fora de Época na avenida Jorge Teixeira, também conhecida como BR 319?

 

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)