Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 03/09/10


Primeira Mão - 03/09/10 - Gente de Opinião


ADEUS CIGARRO: AGORA É PROIBIDO
FUMAR EM QUASE TODOS OS LUGARES

 Porto Velho pode entra, a partir de agora, na polêmica sobre a proibição do fumo. Projeto de autoria da jovem vereadora Mariana Carvalho, do PSDB, quer repetir, na Capital rondoniense, o que já ocorre em várias cidades do país: proibir o cigarro, charutos e cachimbos em todos os locais de uso coletivo, público ou privado. Ou seja: a lei, se aprovada na segunda votação desta terça, proíbe fumar inclusive em restaurantes e bares, cinemas, teatros, boates, hotéis, supermercados, escolas, terminais de passageiros de ônibus urbanos e interurbanos. A proibição atinge também a privacidade, pois impede o fumo inclusive em estabelecimentos comerciais de qualquer tipo, onde o  fumante estará proibido de acender seu cigarro. Quem desobedecer a determinação paga 1 mil reais de multa, que dobrará em caso de reincidência.  O projeto da vereadora, contudo, diz que a lei deixa livre da proibição os locais de culto religioso, em que o uso de produto derivado do fumo faça parte do ritual; as instituições de tratamento de saúde que tenham pacientes autorizados a fumar pelo médico;  as vias e espaços ao ar livre, nos quartos de hotéis, residências e estabelecimentos destinados ao consumo destes produtos.

A vereadora, que é competente e está concluindo o curso de Medicina, sabe muito bem os danos que o cigarro causa a quem fuma e aos que estão por perto. Todo o ano, o tabagismo e as doenças que ele causa, matam mais de 3,5 milhões de pessoas mundo afora, 200 mil das quais no Brasil. A lei certamente vai causar polêmica, como causou em outras cidades, mas acabará prevalecendo. O único defeito dela é o mesmo da legislação Brasil afora: não aponta a culpa do poder público na questão e muito menos o obriga a realizar tratamentos gratuitos para quem quiser deixar o vício. Afora isso, está tudo certo.

  

AGORA OU NUNCA

A campanha entra na reta final com pouco dinheiro, pouca mobilização do eleitorado, programas no horário eleitoral gratuíto geralmente fracos e sem criatividade e pouco debate sério sobre projetos dos principais postulantes. Agora é hora de abrir o cofre e entrar com tudo na corrida pela Palácio Presidente Vargas. As próximas três semanas serão decisivas.

 

FICHA LIMPA

Ficha limpíssima, o deputado Miguel Sena está com problemas para registrar sua candidatura por uma questão apenas burocrática. Seus advogados e assessores estão muito otimistas. Acham que o TSE vai liberar o nome do parlamentar, considerado um dos mais quentes para a reeleição.

 

PREFEITOS E DILMA

O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, comemora a adesão de 43 dos 52 prefeitos rondonienses ao nome de Dilma Rousseff à Presidência. Sobrinho gostaria que esse apoio também fosse ao candidato ao governo Eduardo Valverde, mas ai já é querer demais. Com Dilma, contudo, os prefeitos estão abraçados, em sua grande maioria.

 

POUCA CHUVA

A chuva que voltou depois de longo tempo, ainda foi insuficiente para acabar com a seca que atinge toda a região e toda Rondônia. Segundo o Sipam, as notícias não são boas. Chuva mesmo, para acabar com o problema, só depois da segunda semana de setembro. Até lá, mais sofrimento para todos.

 

SEM FUMAÇA

O que amenizou foram as queimadas e a fumaça que tomava conta de Porto Velho. Duas pancadas fortes de chuva, domingo e terça, foram suficientes para que, pelo menos nessa questão, as coisas voltassem ao normal. Com a pausa e a fiscalização, que promete rigor, pode ser que o drama das queimadas tenha passado.

 

SÓ PARA A TORCIDA

Ainda nessa questão, tem que se questionar as multas milionárias aplicadas pelo Ibama a pequenos e médios  produtores. Em três propriedades na localizada de Extrema, anuncia-se multas de mais de 3 milhões de reais em cada uma. Ora, é o tipo de punição que só serve para a torcida. Não tem como pagar e não resolve o problema.

 

FORA DA DISPUTA

Dois nomes importantes no contexto da eleição de outubro estão fora da disputa, por decisão do TSE. A última chance seria o Supremo, mas não se sabe se haverá tempo para isso. Tanto a ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão quanto o ex-presidente da Assembléia, Carlão de Oliveira, não passaram pelo crivo nem do TER e nem do TSE.  

 

SÓ UNS POUCOS

A Secretaria de Trânsito da Capital já multou 14 mototáxis piratas, circulando pela cidade e transportando ilegalmente passageiros. É pouco. Fala-se que pelo menos 150 ilegais continuam trabalhando normalmente, mesmo sem autorização. Quem for pego pega multa de 1.300 reais e ainda tem a moto apreendida. Mas parece que isso não assusta a turma que ignora a lei.

 

AÇÃO COMPETENTE

Muitas vezes criticada, a PM recebeu merecidos elogios por sua ação numa tentativa de assalto a um supermercado no bairro Lagoinha, essa semana. Presente na hora, no lugar do crime, os policiais pegaram todos os bandidos, que faziam inclusive funcionários e clientes como reféns. Um dos criminosos foi morto e os demais estão atrás das grades. Ponto para a polícia.

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)