Quinta-feira, 2 de setembro de 2010 - 23h43
ADEUS CIGARRO: AGORA É PROIBIDO
FUMAR EM QUASE TODOS OS LUGARES
Porto Velho pode entra, a partir de agora, na polêmica sobre a proibição do fumo. Projeto de autoria da jovem vereadora Mariana Carvalho, do PSDB, quer repetir, na Capital rondoniense, o que já ocorre em várias cidades do país: proibir o cigarro, charutos e cachimbos em todos os locais de uso coletivo, público ou privado. Ou seja: a lei, se aprovada na segunda votação desta terça, proíbe fumar inclusive em restaurantes e bares, cinemas, teatros, boates, hotéis, supermercados, escolas, terminais de passageiros de ônibus urbanos e interurbanos. A proibição atinge também a privacidade, pois impede o fumo inclusive em estabelecimentos comerciais de qualquer tipo, onde o fumante estará proibido de acender seu cigarro. Quem desobedecer a determinação paga 1 mil reais de multa, que dobrará em caso de reincidência. O projeto da vereadora, contudo, diz que a lei deixa livre da proibição os locais de culto religioso, em que o uso de produto derivado do fumo faça parte do ritual; as instituições de tratamento de saúde que tenham pacientes autorizados a fumar pelo médico; as vias e espaços ao ar livre, nos quartos de hotéis, residências e estabelecimentos destinados ao consumo destes produtos.
A vereadora, que é competente e está concluindo o curso de Medicina, sabe muito bem os danos que o cigarro causa a quem fuma e aos que estão por perto. Todo o ano, o tabagismo e as doenças que ele causa, matam mais de 3,5 milhões de pessoas mundo afora, 200 mil das quais no Brasil. A lei certamente vai causar polêmica, como causou em outras cidades, mas acabará prevalecendo. O único defeito dela é o mesmo da legislação Brasil afora: não aponta a culpa do poder público na questão e muito menos o obriga a realizar tratamentos gratuitos para quem quiser deixar o vício. Afora isso, está tudo certo.
AGORA OU NUNCA
A campanha entra na reta final com pouco dinheiro, pouca mobilização do eleitorado, programas no horário eleitoral gratuíto geralmente fracos e sem criatividade e pouco debate sério sobre projetos dos principais postulantes. Agora é hora de abrir o cofre e entrar com tudo na corrida pela Palácio Presidente Vargas. As próximas três semanas serão decisivas.
FICHA LIMPA
Ficha limpíssima, o deputado Miguel Sena está com problemas para registrar sua candidatura por uma questão apenas burocrática. Seus advogados e assessores estão muito otimistas. Acham que o TSE vai liberar o nome do parlamentar, considerado um dos mais quentes para a reeleição.
PREFEITOS E DILMA
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, comemora a adesão de 43 dos 52 prefeitos rondonienses ao nome de Dilma Rousseff à Presidência. Sobrinho gostaria que esse apoio também fosse ao candidato ao governo Eduardo Valverde, mas ai já é querer demais. Com Dilma, contudo, os prefeitos estão abraçados, em sua grande maioria.
POUCA CHUVA
A chuva que voltou depois de longo tempo, ainda foi insuficiente para acabar com a seca que atinge toda a região e toda Rondônia. Segundo o Sipam, as notícias não são boas. Chuva mesmo, para acabar com o problema, só depois da segunda semana de setembro. Até lá, mais sofrimento para todos.
SEM FUMAÇA
O que amenizou foram as queimadas e a fumaça que tomava conta de Porto Velho. Duas pancadas fortes de chuva, domingo e terça, foram suficientes para que, pelo menos nessa questão, as coisas voltassem ao normal. Com a pausa e a fiscalização, que promete rigor, pode ser que o drama das queimadas tenha passado.
SÓ PARA A TORCIDA
Ainda nessa questão, tem que se questionar as multas milionárias aplicadas pelo Ibama a pequenos e médios produtores. Em três propriedades na localizada de Extrema, anuncia-se multas de mais de 3 milhões de reais em cada uma. Ora, é o tipo de punição que só serve para a torcida. Não tem como pagar e não resolve o problema.
FORA DA DISPUTA
Dois nomes importantes no contexto da eleição de outubro estão fora da disputa, por decisão do TSE. A última chance seria o Supremo, mas não se sabe se haverá tempo para isso. Tanto a ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão quanto o ex-presidente da Assembléia, Carlão de Oliveira, não passaram pelo crivo nem do TER e nem do TSE.
SÓ UNS POUCOS
A Secretaria de Trânsito da Capital já multou 14 mototáxis piratas, circulando pela cidade e transportando ilegalmente passageiros. É pouco. Fala-se que pelo menos 150 ilegais continuam trabalhando normalmente, mesmo sem autorização. Quem for pego pega multa de 1.300 reais e ainda tem a moto apreendida. Mas parece que isso não assusta a turma que ignora a lei.
AÇÃO COMPETENTE
Muitas vezes criticada, a PM recebeu merecidos elogios por sua ação numa tentativa de assalto a um supermercado no bairro Lagoinha, essa semana. Presente na hora, no lugar do crime, os policiais pegaram todos os bandidos, que faziam inclusive funcionários e clientes como reféns. Um dos criminosos foi morto e os demais estão atrás das grades. Ponto para a polícia.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa