Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 03/10/09


Primeira Mão - 03/10/09 - Gente de Opinião 

CPI DE JIRAU TEM COMO PANO DE FUNDO O
ATAQUE AOS PRODUTORES DE BOM FUTURO


Não há mistério no pedido de CPI contra as obras da hidrelétrica de Jirau, feita pelo líder do governo na Assembléia, deputado Tiziu Jidalias (foto). A verdade é que o governo rondoniense aceitou engolir alguns problemas da obra – mudança de local, uso de material vindo de fora, etc... - em troca de compensações para a população e principalmente para manter as centenas de famílias em área de propriedade da União, na Reserva Nacional do Bom Futuro. Todos os acordos foram feitos, inclusive com aval do Palácio do Planalto, da ministra Dilma Roussef e do Ministério do Meio Ambiente, além de outras entidades, para que parte da área fosse trocada por outra, pertencente ao Estado, que será utilizada pela hidrelétrica de Jirau. O Estado cumpriu rigorosamente sua parte. A União não. Ao invés de usar bom senso e negociação, o Ibama recorreu à Força Nacional de Segurança e um mandado judicial de 2006 para invadir a área em negociação, ameaçar famílias de colonos pobres, destruir bens da comunidade e fazer outras loucuras. O troco veio a galope. Poucos dias depois da insana ação na Flona Bom Futuro e cansado de esperar pelo cumprimento de parte de Brasília nas negociações em andamento, Tiziu, representante da região na ALE e líder do governo na Assembléia, decidiu dar o troco. Jirau está de novo no centro do problema. E enquanto os membros do governo federal não se entendem sobre a questão da Flona Bom Futuro, por aqui parece que os querem engrossar o caldo e não aceitar mais a embromação, estão falando a mesma linguagem. Vão partir para o confronto.



OUTRO NÍVEL

Enquanto a questão de Jirau não se resolve – pelo contrário, só complica – em relação à usina de Santo Antonio as notícias são positivas. O consórcio está cumprindo rigorosamente suas obrigações. Nesta semana, inclusive, inaugurou uma nova escola na Comunidade da Vila Santo Antonio.

PREPARADO

Numa longa entrevista ao jornalista Sérgio Mello (Record News, canal 58), o vice-governador João Cahulla não só contou sua história pessoal como reafirmou sua pré-candidatura ao governo do Estado, em 2010. Cahulla está preparado para enfrentar a batalha, sob todos os aspectos.

PREPARAÇÃO

Outro pré-candidato, Expedito Júnior, permaneceu esta semana em Brasília, principalmente por causa da votação da PEC da Transposição, que acabou sendo transferida para a semana que vem. Tão logo o assunto esteja definido, Expedito se licencia do Senado para se dedicar completamente ao seu projeto para o ano que vem.

SEM VOLTA

Outros nomes começam a entrar na batalha também, desde agora. Tanto Acir Gurgacz (PDT) como Adilson Siqueira ou Rosangela Cipriano (um encabeçará a chapa e o outro será vice), pelo PSOL, já estão com suas candidaturas postas. Em ambos os casos, a decisão dos partidos não têm mais volta, mesmo um ano antes da eleição.

1.500 X 500

A Câmara Municipal de Vereadores começa a definir a autorização do serviço de mototáxis na Capital. Só o futuro dirá se será uma decisão positiva ou não para a cidade. Mas há ainda uma grande dificuldade pela frente. Mais de 1.500 donos de motos andam nas ruas já fazendo o transporte. Só 500 placas serão autorizadas.

MAIS PRESSÃO

Ou seja, os vereadores vão ter que agüentar a pressão daqueles que ficarão de fora e não poderão exercer a atividade. Vai ser uma nova batalha, daquelas de fazer temer as sessões já complicadas – ao menos quando esse assunto está em debate – do legislativo porto-velhense.

NÓ CEGO

É impressionante o verdadeiro nó cego em que se transformou o Trevo do Roque, ainda mais com as obras do novo viaduto. Filas imensas na BR, esperando para entrar na cidade, são cenas comuns em vários horários. Como uma obra vultosa como a de um viaduto deve demorar longo tempo, o inferno astral para os motoristas ainda vai longe.

SUCESSO INSUPORTÁVEL

A inveja mata! Tem jornalista que não suporta ver o sucesso e a grandeza alheias. No caso do Rei Pelé, o maior brasileiro vivo, é impressionante a tentativa de vários jornalistas em esculhambar com o Edson Arantes, querendo que o cidadão seja tão perfeito como o Pelé foi nos campos. Inveja pura.

A INVEJA MATA!

É mesmo difícil conviver com um gênio. Ainda mais para a grande maioria de medíocres que infesta a vida brasileira. Parece que ser gênio é pecado e que o quente é ser feijão com arroz mesmo. Esquecem-se que Pelé é único.

“DI MENOR”

Bandidões “di menor” continuam matando, por todos os cantos. A Justiça achou uma solução genial para o problema. Quando esses criminosos protegidos por uma legislação absurda cometem brutalidades e se matam dentro das cadeias, a decisão é fechar a cadeia. E não aplicar a eles as penas que merecem. Genial! 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

          A imensa maioria dos institutos de pesquisa não merece qualquer crédito, já que se viu para o que eles servem ou a quem servem, nas última

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Entre 1966 e 1974, os guerrilheiros que queriam implantar o comunismo no Brasil (nada a ver com Democracia, como confessaram seus líderes, anos depo

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)