Quinta-feira, 3 de dezembro de 2009 - 05h13
DE QUEM É A CULPA PELOS GRANDES
ESCÂNDALOS ENVOLVENDO POLÍTICOS?
“O resultado das urnas lava todas as máculas”. A frase é atribuída a um dos mais poderosos políticos que o Brasil já teve, Antonio Carlos Magalhães, o Toninho Malvadeza, que passou a vida pública sempre sob suspeita mas morreu como um grande homem, exatamente porque sempre era reconduzido ao poder pelo voto, na democracia, e pelos ditadores, na ditadura. E o que disse ACM vem a calhar mais uma vez com o impressionante escândalo envolvendo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, seus assessores e deputados distritais. De quem é a culpa para que gente como Arruda permaneça tantos anos na vida pública? Do Judiciário, onde se arrastam os processos e os malandros sempre saem ilesos? Da lei eleitoral, que praticamente protege os que vivem se beneficiando das benesses e sugando o dinheiro público? Ou é do eleitor, que mesmo sabendo das histórias que envolvem determinados personagens da política nacional continuam votando neles, eleição após eleição? Cada um tem a sua resposta. E talvez todas elas estejam certas. Mas a verdade maior é que quando alguém vota em quem vive uma vida sob suspeita, sabe o que está fazendo e sabe exatamente que está dando nova oportunidade não para que determinados homens públicos se regenerem. Mas que dá seu aval para que eles continuem fazendo o que sempre fizeram: sacanear, roubar, mentir, esconder, ignorar o sofrimento dos mais pobres. E pensar apenas em si e no seu bolso.
O caso de Brasília é apenas mais um entre tantos escândalos que o Brasil aprendeu a conviver. Do dólar na cueca ao recebimento de propinas e dinheiro sujo por parte de gente que, eleita para melhorar o país, tem feito todos os esforços para piorá-lo cada vez mais.
PELO MENOS...
As comunidades de Extrema e Nova Califórnia, ávidas por alguma boa notícia desde que o TSE proibiu o plebiscito para a emancipação da área, pelo menos tiveram um lenitivo, nesta semana. O diretor do Dnit, Miguel de Souza, foi até lá para anunciar a construção da ponte que ligará Rondônia ao Acre.
SEM PEDÁGIO
Deu duas informações muito aplaudidas: a ponte reduzirá significativamente o tempo de 45 minutos de espera da balsa, como ocorre hoje. E melhor: não haverá cobrança de qualquer tipo de pedágio. Não é algo parecido com a emancipação mas já é alguma coisa.
ESTÁ ENDURECENDO
Começou prá valer a campanha política e com ataques e contra-ataques de governistas com o pessoal do PT. Os petistas via presidente municipal do partido, Tácito Pereira e alguns vereadores, atacaram a Assembléia. O deputado Tiziu Jidalias, líder do governo, foi à tribuna e deu uma resposta duríssima. E isso que faltam onze meses para a eleição.
PODE PIORAR
O PT pretende concentrar sua briga com Cassol e sua turma. Para tentar se tornar, no Estado, o principal partido de oposição. Como se sabe, Cassol não cai fora de um desafio. Portanto, esperemos os próximos lances, que certamente serão duros. Tomara que o nível da campanha não cai a tal ponto de ruborizar o eleitorado rondoniense.
NO COMANDO
Por falar em PT, depois de desistir do sonho de ser governador, o prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, recebeu do comando nacional do partido mais uma árdua missão: ele será o coordenador da campanha da ministra Dilma Roussef à Presidência em todo o Estado. A própria Dilma também lhe incumbiu da tarefa.
DUPLA COMEMORAÇÃO
Nos últimos dias, os dois nomes mais ligados ao governador Cassol andaram comemorando avanços importantes em suas campanhas como pré-candidatos. Tanto Expedito Júnior quanto João Cahulla tiveram recepções importantes por comunidades do interior, por onde passaram. Por enquanto, todas as pesquisas feitas apontam Expedito à frente dos demais postulantes. E isso que a campanha quente ainda não começou.
FESTA E PERIGO
As autoridades do trânsito precisam ficar alertas. Domingo, quando o Flamengo se tornar campeão brasileiro, a grande torcida que o clube tem em Porto Velho vai sair às ruas para festejar. No domingo passado, quando ainda não era decisão, só maluco para andar no trânsito em algumas ruas da Capital. Neste domingo, vai piorar mais ainda. Alguém tem que se mexer e preparar o trânsito para a horda que vai tomar conta das ruas.
NÃO TEM VOLTA
É irreversível a construção do novo prédio da Assembléia Legislativa rondoniense. Os eventuais protestos de agora – surgidos muito depois da hora certa, quando ainda havia chance de que a obra não saísse – não mudam mais nada. O presidente da ALE, Neodi Carlos, confirmou mais uma vez que tudo anda dentro do cronograma, durante entrevista ao jornalista Sérgio Mello, na Record News Rondônia, canal 58.
CONTANDO OS DIAS
Moradores da zona leste estão contando os dias que faltam para a abertura da agência da Caixa Federal. As obras estão a mil e deverão estar prontos no primeiro trimestre de 2010. A agência foi uma luta do deputado Lindomar Garçon, do PV, que trabalhou durante todo o seu mandato para que aquela área da cidade ganhasse uma agência da Caixa. Conseguiu.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno