Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 - 06h41
NUNCA NA HISTÓRIA DE RONDÔNIA SE
OUVIU TANTOS ANÚNCIOS DE OBRAS
O Dnit não pára de anunciar obras para Rondônia. São pontes sobre o rio Madeira, viadutos sobre a BR 364 em Porto Velho (em parceria com a Prefeitura), a conclusão da estrada para o Pacífico e outros investimentos tão grandiosos como certamente jamais se ouviu falar por estas bandas das terras conquistadas por Rondon. Agora, em uma audiência pública marcada para o próximo dia 12 (sexta-feira da outra semana), vem mais uma notícia daquelas de impressionar. O governo federal vai liberar nada menos do que 600 milhões de reais para a recuperação total da BR 364, desde Vilhena, na fronteira com o Mato Grosso e até Candeias do Jamary, onde começa a duplicação da rodovia em seu trecho dentro de Porto Velho. E esse bem mais que meio bilhão de reais é extra, não está computado nos outros 1,3 bilhões já liberados para obras de saneamento e implantação do sistema de água na Capital e outras cidades. Nunca Rondônia teve tantos projetos aprovados, nunca se ouviu tantas obras serem anunciadas, nunca se testemunhou tantas melhorias realizadas ao mesmo tempo.
O que toda a população espera agora é que tudo corra conforme o previsto. Que as concorrências sejam lícitas, que não haja superfaturamento; que os serviços que estão sendo executados sejam executados dentro dos prazos. Pior seria, depois de tudo isso que temos ouvido de promessas, não recebermos o que está sendo anunciado. Aí sim, a frustração dos rondonienses seria enorme.
ALFINETES A POSTOS
Os pré-candidatos ao governo já trocam alfinetadas. Não todos contra todos mas alguns contra alguns. Por enquanto, Expedito Júnior e João Cahulla têm se tratado com respeito como ainda amigos e não adversários. Mas Expedito já falou mal do petista Eduardo Valverde. Esse, por sua vez, criticou os governistas e o próprio Expedito. Confúcio Moura já entrou na alça de mira, mas não falou nada. E ainda estamos a meses das urnas...
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Antes de meados de abril, no time governista, não serão anunciadas novidades, a não ser o total apoio do governador Cassol ao seu vice, João Cahulla. A partir da segunda quinzena de abril as coisas estarão mais claras e então se verá um quadro com menos nebulosidade e dúvidas. Haverá, então, menos perguntas e mais respostas. Ao contrário de hoje.
NO MURO
Negaciando na entrada da área, ficando quieto quando todos os demais pré-candidatos estão em campanha aberta; em cima do muro, como é típico dos tucanos, o governador José Serra está sendo alcançado por Dilma Roussef, a candidata do presidente Lula que percorre o país para consolidar seu nome e torná-lo conhecido.
DUVIDEODÓ!
Há tucanos que imaginam que, lá na frente, a Justiça Eleitoral poderá punir tanto Lula quanto Dilma por campanha antecipada. Como se diria, brincando, no passado: Duvideodó. Não haverá qualquer punição para nenhum dos pré que já agem como candidatos e Serra, imobilizado por decisão própria, quando quiser decolar pode ser tarde demais.
VICE?
O quadro nacional certamente terá influência nas decisões dos Estados. Em Rondônia não será diferente. A aliança PT-PMDB em nível federal poderá repercutir por aqui. O senador Valdir Raupp, por exemplo, quer que o PT indique a senadora Fátima Cleide como vice na chapa encabeçada por Confúcio Moura. Fátima não quer nem ouvir falar.
FORMIGA
O deputado federal Lindomar Garçon (PV), elegeu-se com um incansável trabalho “formiguinha”, ou seja, andando mais, caminhando mais, conversando com mais gente. Quando se abriram as urnas, lá estava ele entre os mais votados. Antes da primeira vitória, poucos apostavam na primeira eleição de Garçon. Agora, mantendo o mesmo estilo, há poucos que não apostam na sua reeleição.
FEIJÃO COM ARROZ
Garçon se envolveu em todas as questões importantes para o Estado, da transposição às pontes do Madeira, mas não esqueceu o feijão-com-arroz e a importância de, durante todo o mandato, prestar contas ao eleitorado. É o que tem feito. E de vez em quando marca um gol importante para pequenas comunidades, como conseguir agências bancárias para a zona leste de Porto Velho e para a Ponta do Abunã.
APOIO TOTAL
Por falar em Ponta do Abunã, um dos poucos petistas que fala abertamente sobre o plebiscito do próximo dia 28 e o apoio irrestrito ao sim pela emancipação da área é o deputado Ribamar Araújo. Ele vai mais longe: diz que aquela região ligada à Capital já deveria ter se tornado município há pelo menos uma década. E está apoiando integralmente o movimento pró-emancipação.
EM SILÊNCIO
Nenhuma palavra oficial ainda, nenhuma explicação, comentário, confirmação ou desmentido sobre a história do casal de embaixadores de Portugal que se feriu numa solenidade festiva no Forte Real Príncipe da Beira, em Costa Marques. O fato aconteceu em dezembro e foi escondido da opinião pública. A Folha de São Paulo
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta