Quinta-feira, 4 de março de 2010 - 04h31
PELO MENOS NOS ESTADOS UNIDOS, NÃO HÁ
IMPUNIDADE PARA MATADORES DE BRASILEIROS
É claro que a pena de morte é ainda um tabu para os brasileiros, assim como o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e outras questões semelhantes, que envolvem posições religiosas e morais. Mas quando um assassino paga com o mesmo preço o mal que causou, pelo menos há, nos familiares das vítimas, um sentimento de que a dor da tragédia não será eterna, por causa da impunidade. Acostumada a assistir a crimes brutais no Brasil, onde os criminosos quase nunca são pegos e ficam impunes, as famílias de um casal de brasileiros morto brutalmente no Texas, há dez anos, viu essa semana o criminoso ser executado com uma injeção letal. Michael Sigala, de 32 anos, ficou uma década no corredor da morte, depois de matar os brasileiros Kléber e Lilian Santos, em agosto de 2000, em Dallas. O assaltante executou o casal depois de estuprar a mulher. Foi preso meses depois.
Na noite desta terça-feira, na penitenciária de Huntsville, no Texas, a sentença de morte foi cumprida. Se morasse no Brasil, o assassino provavelmente estaria solto há anos, quem sabe teria praticado muitos outros crimes e as famílias passariam suas vidas sem ver a Justiça feita. Mas no Estados Unidos, e pelo menos lá, há alguma justiça para as vítimas brasileiras.
MUDA (QUASE) TUDO
Cletho Muniz, o Brito do Incra, foi o primeiro secretário de Cassol a cair fora. Além de ser candidato a deputado federal, ele poderia assumir uma cadeira na Assembléia, na vaga do deputado Alexandre Brito, que teve um problema de saúde mais sério dias atrás mas se recuperou bem. Nos próximos dias, vários outros assessores diretos do governo começam a sair. Cahulla vai assumir com uma equipe totalmente diferente da atual.
TÉCNICOS
Como os nomes mais conhecidos da administração estão de malas prontas para entrar na campanha política, a tendência é que as secretarias sejam tomadas por técnicos, como o caso da Sedam, que agora é comandada Paulo Roberto Brandão, um nome até agora desconhecido do grande público.
SE QUISESSE...
Um dos poucos secretários do primeiro time de Cassol que ficará até o fim da administração será José Genaro. O homem forte da Fazenda está com Cassol desde o primeiro dia e é o secretário que mais tempo permaneceu no posto em toda a história de Rondônia. Genaro não concorre a nada. Poderia, se quisesses, até porque seu mandato à frente da Sefin foi um grande sucesso.
AGORA FOI
Na legislatura anterior, o então deputado Edison Gazoni apresentou projeto de criação da Polícia Rodoviária do Estado. Aprovado na Assembléia, a lei foi vetada pelo governador Cassol. Reapresentada agora pelos deputados Tiziu Jidalias e Ezequiel Neiva, a proposta desta vez teve o aval do governador. Um pelotão da PRE já foi criado.
EMANCIPAÇÃO
Quais os próximos passos para que o distritos da Ponta do Abunã se tornem efetivamente um novo município em Rondônia? O deputado estadual Valter Araújo explica tudo o que terá que ser feito até a concretização do sonho da emancipação em entrevista no programa Candelária Debate, da TV Candelária (canal 11 na TV aberta e canal 25 na TV a cabo), numa conversa com o jornalista Sérgio Pires. Vai ao ar neste sábado, 9h da manhã.
FICA OU NÃO FICA?
Será que José Serra vai mesmo correr da briga na disputa pela Presidência? A fofoca corre solta país afora de que o governador de São Paulo estaria pesando em desistir da briga, depois que viu os números da última pesquisa, em que a retro-escavadeira do governo Lula já colocou Dilma Roussef pau a pau com ele, Serra, nas intenções de voto.
TARDE DEMAIS
Em campanha pais agora há pelo menos um ano, Dilma Roussef traduz o sucesso e a popularidade do governo Lula e se tornou figurinha carimbada para ganhar a eleição. Serra e sua turma andam pensando se as pesquisas atuais poderão ser mudadas depois que a campanha oficial começar. O problema é que aí já poderá ser tarde demais.
ABANDONADOS
Estava demorando! Empresas espertas estão atraindo trabalhadores de outros estados para as obras das hidrelétricas do Madeira e, é claro, sem combinar nada com as construtoras. Quando essa gente chega aqui, fica abandonada, sem ter nem onde dormir. O primeiro caso registrado foi com um grupo de 42 trabalhadores que veio do Piuaí com promessa de emprego. Todos ficaram a ver navios.
CIVILIDADE
Os trogloditas das grandes universidades continuam fazendo trotes animalescos contra os calouros. É uma vergonha. Deveriam se espelhar nos alunos de fisioterapia da Fimca, de Porto Velho, que criaram o trote solidário, com doação de sangue e outras ações semelhantes. Trote violento é coisa de desequilibrados. Por aqui, a gente ensina civilidade a esses malucos.
INVASÕES
O deputado Ernandes Amorim, do PTB, não tem mesmo medo de dizer o que pensa. E sentou o sarrafo no tal plano dos direitos humanos criado, entre outras coisas, para incentivar conflitos agrários e invasões de terras. Nesta semana, na Câmara Federal, Amorim bateu abaixo da linha da cintura nos governistas que apóiam o tal plano.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno