Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 04/04/10




Primeira Mão - 04/04/10 - Gente de Opinião

UM GOTA DO TALENTO DO MESTRE, QUE
TRANSFORMOU O FUTEBOL EM POESIA
 
O domingo é dia de descanso, de TV, de futebol e, há ainda quem goste de uma boa leitura. Pois a recomendação é, para quem gosta, que passe o domingo a ler os textos maravilhosos, a poesia a serviço do esporte, o português irrepreensível, o talento para as palavras e para a vida do grande Armando Nogueira, que o Brasil perdeu esta semana. Foi ele quem escreveu que a vida deveria ser como o jogo de basquete, em que só fosse contado o tempo do jogo e não das futilidades. “Se fosse assim, eu estaria na flor da idade”, poetizou. Para lembrar o grande jornalista que deu ao esporte brasileiro ares de cultura em seu mais alto grau, a coluna reproduz apenas um pequeno trecho de uma das suas crônicas históricas. Foi quando a seleção brasileira conquistou o mundial do México e ficou em definitivo com a Taças Jules Rimet. Degustem, prezados leitores: 

Que humanidade, senão a do esporte, seria capaz de construir, sobre a abstração de um gol, a cerimônia a que assisto, neste instante, querendo chorar, querendo gritar? Os campeões mundiais em volta olímpica, a beijar a tacinha, filha adotiva de todos nós, brasileiros? Ternamente, o capitão Carlos Alberto cola o corpinho dela no seu rosto fatigado: conquistou-a para sempre, conquistou-a por ti, adorável peladeiro do Aterro do Flamengo. A tacinha, agora, é tua, amiguinho, que mataste tantas aulas de junho para baixar, em espírito, no Jalisco de Guadalajara. Sorve nela, amiguinho, a glória de Pelé, que tem a fragrância da nossa infância. A taça de ouro é eternamente tua, amiguinho.

Até que os deuses do futebol inventem outra
”.

 
QUEM NOS SALVA?

Já está se tornando comum: idiotas, mal educados, marginais se reúnem para infernizar a vida de quem quer assistir a um filme no Porto Velho Shopping. Todos jovens – e todos certamente sem um pingo de respeito ou educação vinda de casa – acham o máximo fazer barulho, gritar, dizer palavrões e transformar o cinema numa zona. E, infelizmente, ninguém vai preso. Todos são protegidos pela lei. E quem protege a sociedade?


TELECATCH

A semana registrou um episódio que certamente não se encerrou nele mesmo. Por pouco o governador Ivo Cassol e o prefeito Roberto Sobrinho não tiveram um telecatch em Vilhena. Cassol ouviu desaforos, Sobrinho também e a turma do deixa disso agiu. Mas que os dois estão em rota de colisão, ninguém duvida.

PONTO FUTURO

O que não se pode esquecer é que o grande sonho de Cassol é voltar, pelos braços do povo, ao governo, em 2014. E Roberto Sobrinho tem tudo para ser o nome do PT na disputa pelo poder estadual daqui a quatro anos. Ou seja, bem antes, a dupla já se prepara para o enfrentamento político no futuro. 

NOVO TIME

O governador João Cahulla começa a semana terminando a montagem sua nova equipe de governo. Com a saída de vários secretários e assessores importantes, que disputarão as eleições de outubro, Cahulla terá que remanejar, aproveitar técnicos e fazer mudanças mais radicais apenas onde achar mais urgente. Cassol certamente sempre será ouvido. 

DESISTINDO?

Aliás, terminou ontem, dia 3, o prazo de desincompatibilização para quem vai concorrer em outubro. Quem caiu fora, está apto. Quem não caiu é porque não vai mesmo entrar na briga. Nesta semana que começa, podemos ter surpresas, porque alguns que se anunciavam pré-candidatos podem ter desistido. Vamos aguardar...

BOLIVIANAS

No próximo dia 8, uma importante reunião em Laz Paz, na Bolívia, dá novos passos para a concretização do projeto de construção da futura ponte ligando o Brasil (Guajará Mirim) com a Bolívia (Guayara). A reunião, proposto pelo Dnit, vai reunir técnicos e autoridades dos dois países para definir detalhes da gigantesca obra. A ponte, aliás, pode começar a ser construída já em 2011. 

GENTE FINA

Em meados de março, Porto Velho recebeu mais quatro visitantes ilustres, mandados para cá pelo governo federal como mais um legítimo presente grego. Trata-se de um quarteto da pesada, incluindo um tal de Anderson Pitbull, que entre outros crimes, mandou assassinar a família inteira de um traficante rival. Os nossos novos moradores estão no presídio de segurança máxima, a cerca de 50 quilômetros do centro da cidade.

OBRAS E MAIS OBRAS

O PAC 2 projeta obras como a ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa; mais duas pontes até a fronteira com o Acre; uma espécie de anel viário para Porto Velho, retirando o tráfego pesado do perímetro urbano da cidade e mais alguns investimentos importantes. Tudo, é claro, se o megaprojeto do governo federal for realmente em frente.

SEM DESCANSO

Feriadão, domingo de Páscoa, festa e reunião nas famílias. Para os políticos, candidatos neste ano, o domingão é apenas a continuidade das correrias pelo Estado, que começaram no início do ano e só param em outubro. É a caça ao voto, desde já. Sem descanso.

Fonte: Sergio Pires

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

          A imensa maioria dos institutos de pesquisa não merece qualquer crédito, já que se viu para o que eles servem ou a quem servem, nas última

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Entre 1966 e 1974, os guerrilheiros que queriam implantar o comunismo no Brasil (nada a ver com Democracia, como confessaram seus líderes, anos depo

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)