Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 04/08/09


Primeira Mão - 04/08/09 - Gente de Opinião
COLONOS BRASILEIROS SÃO TRATADOS
COMO INIMIGOS DE ESTADO, NA BOLÍVIA

Não dá para ignorar mais uma pequena tragédia que atingirá perto de 10 mil brasileiros nos próximos meses. Alguns deles lutando pela sobrevivência em pequenas propriedades, localizadas no lado boliviano da fronteira, há quase meio século. Todos serão punidos, castigados, perderão tudo e terão que sair com uma mão na frente e outra atrás, entregando tudo o que conseguiram com muito suor e trabalho árduo. O crime que cometeram? Nenhum. A não ser por serem pobres imigrantes num país dominado por um governo doidão, que decidiu, sem mais nem menos, mandar para os quintos os infernos quem não tenham nascido em solo boliviano. Evo Morales vai tomar a terra dos pobres brasileiros, alguns milhares, que vivem na zona de fronteira do Acre e Rondônia, principalmente, para entregá-la a camponeses bolivianos de várias regiões do país. Eles tomarão, sem necessidade de esforço algum, o que os brasileiros construíram e começarão a plantar a folha de coca (todos sabemos para que serve), uma das maiores produções agrícolas dos vizinhos. O governo brasileiro promete ajuda aos que serão expulsos. Certamente será algum tipo de migalha, de esmola, para gente que aprendeu a dar duro na terra e sobreviver dela durante décadas. E o Brasil ainda é cada vez mais amigo da Bolívia. Morales, na verdade, é “muuuuuuyyy” amigo!

ESTÁ DECIDIDO

A decisão está tomada. A direção estadual do PT fechou questão em torno de candidatura própria em 201. Para o partido, não há hipótese de não encabeçar uma chapa para o governo rondoniense no ano que vem. E já ficaram definidos os três nomes que estão no páreo: Roberto Sobrinho, Fátima Cleide e Eduardo Valverde. Um dos três vai para a luta.

E O PP?

O presidente do diretório petista, Tácito Pereira, diz que mesmo com a decisão tomada, o PT defende a necessidade de diálogo com outras siglas. “Vamos conversas com PMDB, PDT, PSB, PCdoB, PSC, PRB, ou seja, todos os que fazem parte da base de apoio ao governo Lula”. O PP, comandado por Cassol no Estado e que é base de apoio ao governo federal não foi citado. Por que será?

COLHEITA

O deputado federal Lindomar Garçon, do PV, trabalha duro pela reeleição. Representante da Capital, Candeias e outras cidades da região próxima à Capital, Garçon anda colhendo frutos do trabalho na Câmara também em outras áreas do Estado. É candidatíssimo em 2010 e anda transpirando otimismo.

GRANDE PERIGO

Perigo! Perigo! Começou a voltar, infelizmente por decisão judicial, a terrível censura à imprensa. O jornal “O Estado de São Paulo” está sendo a primeira vítima, impedido por um juiz de Brasília de publicar denúncias contra José Sarney. Os poderosos, que geralmente só temem a imprensa, porque a lei sempre os protege, estão vibrando.

SÓ NA VENEZUELA

Temos que voltar a lutar contra a censura, antes que seja tarde. Na Venezuela de Hugo Chavez, por exemplo – e também com apoio do Judiciário – foram fechadas mais de 30 emissoras de rádio, nessa semana, que não dizem amém ao governo. Outras 100 poderão ser fechadas em breve. A Venezuela está sob uma ditadura não oficial. O Brasil não!

BOM EXEMPLO

Números oficiais da Maternidade de Porto Velho apontam que a instituição está na contramão da grande maioria dos hospitais e maternidades do país. Enquanto a média de cesarianas, em nível nacional, pode chegar a até 60% em algumas regiões, aqui apenas 19% dos partos foram feitos por cesariana. Dos 12.256 partos realizados no último ano, apenas 2.370 foram por esse sistema.

MAIS SEGURANÇA

Com um novo sistema de aluguel de veículos, o governo do Estado anuncia mais 500 viaturas para a segurança pública. É um salto de qualidade e quantidade na ação contra o crime. Os investimentos do governo estadual no setor aumentam cada vez mais, porque cresce como nunca, também, o número de delitos e criminosos.

PRENDE E SOLTA

O problema continua sendo a essência, contudo. Mesmo com centenas de prisões feitas, a criminalidade não diminui. Porque? Simplesmente porque a polícia tem que prender o mesmo bandido três, quatro, cinco vezes. É que, obrigada a cumprir as leis que foram criadas exatamente para proteger os bandidos – todas aprovadas pelo Congresso Nacional – a Justiça tem que mandar de volta às ruas todo o tipo de criminoso.

DE OLHO

A partir de hoje, começa com toda a força o segundo semestre na Assembléia Legislativa. O presidente Neodi Carlos e seus companheiros voltam com muito trabalho pela frente e de olho na decisão do TSE sobre o caso do governador Cassol, que deverá sair até setembro. A expectativa sobre o tema é grande pelos lados da ALE. 

Fonte: Sergio Pires / ibanezpvh@yahoo.com.br 
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  -  http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/index.php   -  http://twitter.com/opiniaotv 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

          A imensa maioria dos institutos de pesquisa não merece qualquer crédito, já que se viu para o que eles servem ou a quem servem, nas última

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Entre 1966 e 1974, os guerrilheiros que queriam implantar o comunismo no Brasil (nada a ver com Democracia, como confessaram seus líderes, anos depo

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)