Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 04/08/10


Primeira Mão - 04/08/10  - Gente de Opinião

UMA PROVA CONCRETA DE QUE A
P
OLÍTICA NACIONAL AINDA TEM CURA

 “Temos que rever a situação dessas ONGs. O Ministério do Meio Ambiente, por exemplo, é comandado por elas. O sujeito sai da ONG e vai para o Ministério. Sai do Ministério e volta para a ONG. Não é o governo que comanda mas, sim, esse pessoal dessas organizações”. Quem disse isso? Um representante da extrema direita? Um fazendeiro que não agüenta mais ver interesses estrangeiros gerindo a vida do campo Brasil? Um inimigo do governo Lula, que quer vê-lo longe do poder? Nada disso. A frase está numa entrevista antológica sobre as questões ambientais e sobre o novo Código Florestal dada à revista Veja dessa semana pelo deputado comunista Aldo Rebelo. Relator do novo Código, ele fez o que a maioria dos políticos detesta fazer: deixou seu gabinete arejado e decorado e colocou o pé no mato, indo falar com os produtores e trabalhadores rurais de pelo menos 20 estados brasileiros. O resultado deste contato direto com a gente do campo é que trouxe à luz o novo projeto, que corrige algumas dezenas de absurdos existente na colcha de retalhos que é a legislação atual.

Da base aliada do governo Lula, de quem é amigo e por quem é muito respeitado, Aldo Rebelo comprovou que é um dos poucos líderes políticos do país que abre mão de sua ideologia quando o interesse nacional está acima dela. A entrevista e suas constantes declarações deveriam servir de livro de cabeceira para os que, enjaulados em gabinetes, não conhecem o país, mas querem comandá-lo a distância. Ou os que, em todos os poderes, incluindo-se aí o Ministério Público, têm uma fatia que age e vive em função de idéias pessoais. Aldo Rebelo é uma ilha sim, mas também é uma esperança de que a política e as instituições nacionais ainda têm cura.   

 

COLHENDO

A senadora petista Fátima Cleide dedicou boa parte do seu mandato para defender os gays, lésbicas e simpatizantes. Agora, está esperando colher o que plantou. Em Rondônia, pelo menos, o grupo que lidera essa minoria está preparando até uma Parada Gay especial, no próximo dia 29, dedicada à ela.

 

DOIS DA FRENTE

Já os dois líderes da pesquisa do Ibope para o Senado – Ivo Cassol e Valdir Raupp, nessa ordem -  querem aumentar a vantagem para assegurar as duas vagas. Tanto um como outro, embalados pelo resultado da consulta feita pelo instituto nacional, ampliaram suas ações nos últimos dias.

 

PRECAUÇÃO

Cassol e Raupp andam otimistas mas de olho no segundo voto. Na eleição de Fátima Cleide, em 2002, ela acabou em primeiro lugar na disputa porque cooptou o segundo voto de todos os demais candidatos. Dessa vez a tendência é que não seja assim, mas é sempre melhor se precaver.

DIAS DECISIVOS

  A semana está sendo de importantes decisões pelos lados do TR E rondoniense. Até esta quinta-feira, todos os processos de registro de candidaturas, impugnações e até negativa de registro têm que estar decididos. Quem ficar de fora, por decisão do tribunal local, ainda pode recorrer ao TSE e até ao Supremo, se for o caso.

 

PRONTA PARA A ÇÃO

A Assembléia Legislativa voltou às suas atividades normais nesta semana, depois do período de recesso. Retornou com pauta limpa, porque nada foi deixado para trás. O presidente Neodi Carlos garante que, mesmo em ano eleitoral, o parlamento rondoniense estará pronto para atuar sempre que necessário.

 

NO PÁREO

Depois de muitas idas e vindas, o deputado Lebrão, que representa a região da BR 429 no Estado, decidiu que vai mesmo concorrer à reeleição. Ele decidiu na última hora, porque estava propenso a não disputar a eleição deste ano. Foi convencido pelo ex-governador e candidato ao Senado Ivo Cassol. E está no páreo. 

 

ELAS NO TRÁFICO

Os números preocupam. Em menos de seis meses, 15 mulheres foram presas tentando trazer droga da fronteira com a Bolívia, em Guajará Mirim, para Porto Velho, apenas em operações feitas pela Polícia Rodoviária nas BRs da região. A grande maioria das detentas do Presídio Feminino da Capital é de mulheres que cumprem pena por serem mulas dos traficantes. No mesmo período e nas mesmas ações, 46 homens foram presos.

 

NOVA REALIDADE

Começou o censo 2010 do IGBE, que pretende visitar 58 milhões de domicílios no país e cerca de 400 mil em Rondônia. Todo feito por computador, o censo vai mostrar a realidade nacional e trará novidades, como perguntas sobre casais do mesmo sexo que moram juntos. É uma nova realidade que não se pode ignorar. 

 

GUERRILHA

A guerrilha urbana toma conta das grandes cidades. No Rio, ela já dura quase duas décadas. Em São Paulo, bandidos atacam a casa do comandante da PM; atiram em quartéis e queimam carros para mostrar seu poder. Quando presos, acabam voltando às ruas em pouco tempo. Um dos envolvidos nos crimes já tinha nove passagens pela polícia. Eles dominam e continuam sendo tratados como vítimas.

 Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)