Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 04/11/10


Primeira Mão - 04/11/10 - Gente de Opinião

NOVO GOVERNO, NOVA TURMA, NOVOS

PLANOS: É CONFÚCIO NO COMANDO

 
Visivelmente cansado, depois de uma campanha exaustiva, mas de alto astral e bom humor, o governador eleito Confúcio Moura não parou de dar entrevistas, inclusive no feriado. Com o resultado das urnas que lhe deu uma vitória consagradora, o peemedebista está tranqüilo para falar sobre o futuro, inclusive sem ter qualquer tipo de pressão, inclusive dos aliados. Confúcio já avisou que em seu governo só terá gente ficha limpa, começa a transição imediatamente e, mais que tudo, garantiu que participará sim do processo sucessório na Assembléia Legislativa. Escolhidos mesmo para o próximo governo, garantiu, apenas ele e seu vice, Airton Gurgacz. Mas não se tem dúvida que o casal Raupp – o senador Valdir e a deputada federal Marinha – terão grande influência no governo, na composição do secretariado e também participará ativamente da disputa pela Mesa Diretora da Assembléia.

Outra boa notícia que Confúcio deu de positiva foi que construirá sim um novo hospital na zona leste da Capital, projeto apresentado, aliás, por seu adversário, João Cahulla, durante a campanha. A diferença é que Confúcio diz que o fará dentro de prazos compatíveis, porque, lembra, não se faz uma obra como essa de uma hora para outra. Com maioria dos novos eleitos à Câmara Federal – Lindomar Garçon e Nilton Capixaba já acenaram que trabalharão ao lado do novo governador – e com a busca de maioria na Assembléia, Confúcio tem tudo para começar seu governo nadando de braçada. De oposição importante mesmo, terá apenas o ex-governador e agora senador Ivo Cassol. Que, aliás, certamente será seu adversário  diretos nas urnas em 2014, quando Confúcio buscará a reeleição e Cassol tentará voltar ao governo.

 

ROLIM

João Cahulla venceu Confúcio, por pequena diferença, em apenas seis dos 52 municípios rondonienses. Nos demais, só deu o governador agora eleito. Uma das grandes surpresas foi a vitória de Confúcio em Rolim de Moura, reduto de Cahulla e Cassol, mas também cidade do casal Raupp e de Expedito Júnior. A diferença chegou a mais de 3 mil votos.

NENHUM

Durante a campanha, chegou a ser noticiado que Fátima Cleide poderia ser a secretária de Educação de Confúcio e que o ex-deputado Carlão de Oliveira poderia ter ascendência sobre o Detran. Confúcio negou tudo. Disse que nenhum dos nomes citados estará na sua equipe. E que começa a montá-la só daqui a algumas semanas.

SILVERNANI

Da turma do DEM, liderada por José Bianco, um nome que pode aparecer – embora Confúcio não fale sobre o assunto – na futura equipe de governo é o do ex-deputado Silvernani Santos. Ele foi aliado de primeira hora de Confúcio e tem grande proximidade com Bianco. Se aparecer na turma governista, em alguma posição de destaque, que ninguém se surpreenda.

AGORA, A ALE!

Já está em andamento, desde o primeiro minuto em que se encerrou a eleição para o governo, a disputa, nos bastidores, pelo comando da Assembléia a partir de 2011. Adelino Folador, Saulo da Renascer e Jesualdo Pires, não necessariamente nessa ordem, teriam o apoio pessoal de Confúcio. Se a eleição fosse hoje, os três estariam na linha de frente.

CONSENSO

No grupo da oposição, o deputado campeão de votos, Valter Araújo, é o mais falado. Mas não se pode esquecer de Neodi Carlos, o atual presidente, pela grande administração que fez comandando o legislativo estadual. Neodi pode aparecer até como alternativa consensual, lá na frente.

VENCEDOR

Bem humorado e comemorando muito, o senador e presidente regional do PDT, Acir Gurgacz, é companhia de todas as horas de Confúcio Moura, desde que terminou o pleito de domingo. Acir elegeu seu tio como vice, ganhou bem a eleição em sua cidade, Ji-Paraná e ainda viu três aliados eleitos no seu reduto. Um deles, o jovem Marcos Rogério, como deputado federal. Fez cabelo, barba e bigode.

PENSANDO NO FUTURO

Dos candidatos derrotados ao governo, não há ainda indícios de seu futuro. João Cahulla conclui o governo em 31 de dezembro e não anunciou se continua ou não na vida pública. Expedito Júnior, que ajudou Confúcio a se eleger, também ainda não se pronunciou. Eduardo Valverde, do PT, teria planos nacionais e não locais, embora não confirme. Já Marcus Sussuarana, do PSOL, continuará onde está.

 

MENOS, MENOS...

Apaniguados e a turma que quer carguinho no próximo governo andam preocupados. Confúcio Moura estaria pensando em reduzir os mais de oito mil cargos comissionados durante sua administração. Ele não confirmou nada, mas já afirmou que a entrada correta para o serviço público é via concurso. O assunto deve ser mote importante do noticiário nas próximas semanas.

DUPLA VIAJANTE

A presidente Dilma Rousseff viaja com o presidente Lula para a Coréia do Sul. Na volta, começa mesmo a preparar seu governo. Os dois terão longas horas de conversa, na ida e na volta da viagem, para definir muitas coisas em conjunto. Quando voltarem ao Brasil, saberemos até que ponto Lula vai ter voz no governo Dilma.
 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da Históra

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)