Domingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 05/02/10



Primeira Mão - 05/02/10 - Gente de Opinião

BEM PERTO DE RONDÔNIA, A SOLUÇÃO PARA
O FIM DAS IMPORTAÇÕES DE FERTILIZANTES

Por ano, o Brasil gasta 4 bilhões de dólares em importação de fertilizantes. É o terceiro maior importador do mundo. Produz muito pouco. O problema é que esse é o país do discurso e da falta de visão. Bem pertinho de Rondônia, na calha do rio Madeira, já no Amazonas, foi descoberta uma das maiores jazidas de potássio do mundo, com reservas de mais de 1 bilhão e 100 milhões de toneladas. Unindo o potássio com a uréia e amônia (subprodutos do gás que poderia ser aproveitado de um gasoduto desde Urucu) e importando o fósforo do Chile, poderíamos ter, aqui mesmo em Rondônia, pela facilidade de escoamento do produto para todo o restante do Brasil e países vizinhos, uma grande fábrica de fertilizantes. Com produção barata, com uma economia anual de milhões de dólares e com o abastecimento de todo o nosso sistema produtivo com fertilizante de qualidade. Mas, e daí? Só agora, depois de muito tempo, ouviu-se que o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, resolve falar no assunto. E está contando com o retorno da Petrobras ao setor de fertilizantes, para tornar possível esse projeto imenso, que, se já tivesse sido feito, teria dado ao Brasil e à região norte um potencial de crescimento como poucas vezes se imaginou nesses tempos de dificuldades da economia mundial.

O Brasil é pródigo em minerais e metais. É uma terra rica em quase tudo, onde se plantando tudo dá. O que Pedro Vaz de Caminha não imaginaria, quando escreveu isso, é que a classe dominante fosse tão relapsa, tão incompetente e com uma visão tão curta. E que não pudesse transformar, em benefícios para o país, tudo o que a própria natureza nos dá de graça. Assim, continuaremos gastando 4 bi em dólares com compras de fertilizantes, enquanto, bem aqui na nossa cara, temos quase tudo para ficarmos independentes também desse tipo insumo vital para nossa produção.

PETISTA APAIXONADO

Tem uma explicação para o stress agudo que atacou o presidente Lula. É que ele inaugurou, num só dia, nada menos que 78 escolas federais. O diagnóstico, em tom de petista apaixonado, é do conhecido Odair Cordeiro. Ele brinca: “queria o que?”, referindo-se ao périplo presidencial para inaugurar tantas obras e ao stress posterior. 

NOVO COMANDANTE

Mais problemas para o governador Ivo Cassol. Seu principal adversário dentro do Ministério Público é agora o comandante geral do órgão no Estado. Trata-se do procurador Reginaldo Pereira Trindade, com quem Cassol já teve grandes embates em tempos nem tão distantes. Reginaldo é o novo chefe do MP federal em Rondônia. Fica no posto por dois anos. 



NOVA DUPLA?


Por falar em Cassol, nova boataria nos bastidores da política diz que o governador poderia estar se aliando a Melki Donadon nas eleições deste ano. Como em política nada é impossível, o assunto continuará sendo monitorado. Mas por enquanto não passa mesmo de conversa jogada fora. Os dois estão mais próximos que já estiveram. Mas, até agora, está nisso. 

TEM DONO

Funai, Ibama e Instituto Chico Mendes – que mandam e desmandam no Estado – decidiram mudar o traçado da BR 421, que liga várias cidades importantes do Estado. Pelo novo projeto, comunidades como Campo Novo de Rondônia ficariam isoladas, por causa de um pequeno grupo indígena que vive na região. Repete-se a história – e a pergunta - de sempre: quem manda mesmo nessa região do país? 



SÓ NA FOTO


Como é ano eleitoral, pré-candidatos e candidatos de outubro andam se mexendo em Brasília para tentar reverter a decisão contra os interesses de várias comunidades do Estado. Por enquanto, são recebidos com flores e posam para fotos. Lá na frente, passada a eleição, é a decisão da Funai e do Ibama que vai prevalecer. 



ÚNICA PUNIÇÃO?


Funcionários dos Correios, Detran e policiais decidiram que ser servidor público é muito pouco. Uniram-se numa quadrilha para roubar, dar golpes, usar documentos alheios para encher os bolsos. Vários envolvidos no rolo foram presos. Claro que ninguém ficará preso mas só a vergonha de aparecer na mídia como ladrões já é uma punição. Provavelmente a única, como sempre. 



SÓ VALE PARA UNS


Por falar nisso, um menino de 14 anos teve participação ativa num assalto violento à uma residência, em Porto Velho. Junto com outros dois maiores, pintou e bordou na casa roubada, incluindo-se aí violência contra as vítimas e tiros na polícia. Em minutos apareceu gente para lembrar aos policiais sobre o Estatuto da Criança. Ninguém perguntou sobre as crianças da casa, até agora em estado de choque. 



FINALMENTE!


Está prevista, ainda para este ano, a volta da fiscalização eletrônica em Porto Velho. Depois de mais de sete anos em que o antigo sistema foi desativado por decisão judicial e que o trânsito da cidade ficou sem qualquer tipo de controle de velocidade, um novo sistema está sendo preparado. A Semtran ultima os detalhes para a concorrência pública. 



INÉRCIA

Os tucanos protestam sobre a campanha antecipada feita pelo presidente Lula e pela ministra Dilma Roussef. Não resolve nada. Se não agir agora, José Serra e sua turma vão ficar para trás. Aliás, as pesquisas dizem que já estão muito perto disso. Pela inércia. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Domingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)