Sábado, 5 de fevereiro de 2011 - 08h12
A BRUTALIDADE CONTRA A MULHER
BRASILEIRA SÓ TEM AUMENTADO
Não há explicação que possa ser compreendida para o que anda acontece às mulheres brasileiras. No ano passado, os registros oficiais apontaram que mais de 615 mil brasileiras sofreram algum tipo de violência, a maioria delas dentro da própria casa. O crescimento sobre o ano anterior foi de mais de 125%. É um absurdo, algo assustador e incompreensível. Mesmo a dura legislação, mesmo a existência de quase 400 delegacias especializadas país afora, mesmo a ação da Justiça, que tem mandado para a cadeia os agressores, mesmo com tudo isso, parece que não há limite para a fúria dos homens contra suas esposas, companheiras, namoradas, amigas. Na grande maioria dos casos, as agressões são contra mulheres maduras – entre os 24 e 49 anos -, a maioria delas casadas e com ensino médio completo. São bem informadas, são trabalhadoras e donas de casa que, mesmo sabendo dos riscos que correm, continuam se relacionando com homens violentos. Muitas são agredidas várias vezes, até que criam coragem para ir a uma delegacia e denunciar quem as surra. Outras tantas registram a violência, mas depois se arrependem e retiram a queixa, porque, mesmo machucadas, perdoam quem as ataca.
Os números arrepiam mais ainda quando se observa que em mais de 65% dos casos, os filhos foram testemunhas presentes da violência contra suas mães, quando não vítimas também. Imaginava-se que o machismo estivesse diminuindo no país. Não está, porque o problema acontece em todas as classes sociais. O homem brasileiro parece não aceitar a independência feminina e transforma sua inconformidade em violência absurda. Para curar essa vergonha, só mais penas duras, mais conscientização, mais educação. O que não se pode é aceitar passivamente tudo o que as brasileiras andam sofrendo nas mãos dos seus homens.
VALTER NA TV
O novo presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo, é o entrevistado do programa Via Sat, da TV Candelária/Record, neste sábado. Começa 8h30 da manhã. Valter vai ser entrevistado pelos apresentadores Léo Ladeia e Sérgio Pires. E responderá ao vivo às perguntas dos telespectadores, pelos fones 3219 9000 e 3219 9011. Via satélite para todo o Estado.
OITO DE 24
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, disse que está contando com o apoio dos oito deputados estaduais eleitos para a Assembleia nesta legislatura. Nunca antes na história do poder, tantos parlamentares assumiram com os votos do eleitorado da Capital. Sobrinho acha que os eleitos devem responder o apoio da população com trabalho e emendas parlamentares.
DIÁRIO OFICIAL
Ainda na Assembleia, mudanças em profusão. O Diário Oficial já tem nove edições nos primeiros dias de janeiro. Dezenas de demissões e dezenas de contratações. Muda muita gente. Na área de imprensa, por exemplo, sai o jornalista Sérgio Pires e assume outro jornalista: Eliânio Nascimento.
MÍDIA MUDA
Em relação à publicidade, tanto no governo quanto na ALE-RO, haverá mudanças. O Palácio Presidente Vargas deve contratar, emergencialmente, duas agências. Na ALE, anuncia-se novidades também na área. Para os próximos dias.
CABELO EM PÉ
Por falar em governo, o aviso de Confúcio Moura que não pagará as contas deixadas pelo seu antecessor, a não ser em suaves prestações e sem juros, deixou de cabelos arrepiados muitos fornecedores do Estado. Só na saúde, a dívida supera os 66 milhões. Empresários fornecedores estão perto do desespero.
TIME DE PESO
Confúcio Moura, Waldir Raupp, Acir Gurgacz e Marinha Raupp formam um time de peso. Pois os quatro se uniram para ir ao governo federal pedir o imediato reinício das obras de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Porto Velho. Há em caixa quase 700 milhões de reais, que poderão ser perdidos se os serviços não começaram com urgência.
NOVO TOM
Depois da peia que levou na eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia, o grupo palaciano, principalmente o que trata das relações políticos, parece ter aprendido a lição. O tipo de conversa em relação aos deputados mudou, para melhor. Não há interesse do governo Confúcio em ter uma Assembleia opositora. E nem da maioria dos deputados.
ROTA DE COLISÃO
O PP, que tem como principal líder o agora senadora Ivo Cassol, partiu para a briga com o neodeputado Jacques Testoni. O mesmo aconteceu com outro novato, Saulo da Renascer, do PDT, cujo comando estadual não engoliu sua postura na eleição da mesa da ALE. Os dois começam em clima de beligerância com seus partidos.
SEIS ESCOLAS
Os novos cinco mil estudantes que ingressam, a partir desta segunda-feira, no sistema municipal de ensino, já chegarão com uma boa nova. Na própria segunda, o prefeito Roberto Sobrinho inaugura nada menos que seis novas escolas. Investimentos na educação municipal superarão os 25 milhões de reais este ano. É notícia boa sob todos os aspectos.
MEGA SENA
Hoje tem grana. Mais de 40 milhões da Mesa Sena serão sorteados neste sábado. Está na hora de um rondoniense colocar a mão na bolada. Nos últimos anos, prêmios grandes saíram para o Estado. Já faz tempo que ninguém daqui ganha. Tomara que seja hoje!
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno