Quarta-feira, 5 de maio de 2010 - 06h12
CENAS INSÓLITAS NO DIA DO TRABALHO
NUM PAÍS DAS COISAS ANTOLÓGICAS
O Dia do trabalhador nos fez assistir algumas cenas antológicas nesse Brasil que parece ser apenas cenário de novela. O presidente Lula fez campanha política aberta para sua candidata ao Planalto, Dilma Rousseff. Os adversários estrilaram mas apenas por jogo de cena: todos, indistintamente, estão desrespeitando a legislação eleitoral e fazem campanha aberta em todos os recantos desta terra. Outro espetáculo dantesco foi a passeata em defesa da maconha, realizada no Rio de Janeiro e liderada por um ex-ministro de Estado. Ele mesmo, o indefectível Carlos Minc. Quase duas mil pessoas participaram e a Justiça deu carta branca, considerando ser inconstitucional proibir qualquer tipo de manifestação, defenda o que ela defender. O que dirá o mesmo juiz se os traficantes de cocaína e crack foram às ruas exigindo que usar e vender essas drogas não é crime? Manterá sua decisão? Abrirá uma exceção e proibirá? Aguardemos os próximos capítulos.
Quase ridícula e cômica, não fosse trágica, foi outra passeata, também realizada no Rio. Meia dúzia de gatos pingados – não mais que 300 pessoas – participaram de um ato em defesa do projeto Ficha Limpa. Esse sim, um tema de grande interesse nacional, conseguiu reunir apenas uns poucos estudantes. É o Brasil, o campeão mundial do futebol, que tem a maior parada gay do mundo; que tem um ministro que defende o uso de drogas e que tem um povo que ignora quando há algum movimento sério que pretenda melhorar a vida de todos. O 1º de Maio foi dia de mostrar, outra vez, a cara real deste país das novelas...
QURENDO DEMAIS?
Não anda nada pacífica a conversa entre algumas alas que já surgem no grupo governista. O deputado federal Moreira Mendes, nesse momento, concentra as atenções porque anda exigindo postos mais quentes tanto no poder como numa futura composição às eleições de outubro. Há quem diga, na turma do governo, que Moreira Mendes anda querendo demais.
NOVE E MEIO
Na questão do vice de Cahulla, por exemplo, Neodi Carlos é o nome preferido de nove e meio entre dez governistas. Ele só na estará na chapa oficial se, por qualquer razão, decidir não participar. Afora isso, o presidente da Assembléia tem cada vez mais apoios – e seu prestígio cresce- em todas as alas que formarão a coligação liderada por Cahulla.
BRAÇADA
Quem anda nadando de braçada, imaginando ocupar um espaço muito grande em outubro, é o PP de Ivo Cassol. O partido já tem até um calendário completo de ações até a convenção oficial, dia 30 de junho, quando as coligações, as nominatas e a confirmação dos dois pré-candidatos ao Senado, Cassol e Tiziu Jidalias.
BLITZ EM BRASÍLIA
O tempo voa, diz o comercial daquele antigo banco. Para o PMDB e o PT também. Nos próximos dias, os peemedebistas pretendem fazer uma verdadeira blitz em Brasília, tentando mudar o quadro petista em Rondônia. Valdir Raupp vai exigir que Fátima Cleide seja a candidata ao governo. A informação saiu até na poderosa Folha de São Paulo.
VAI ESQUENTAR
O PT, por sua vez, se faz de doente para andar de ambulância. Não provoca, elogia o PMDB, diz que é favorável à uma aliança só que...quer que o PMDB de Raupp indique um vice para Eduardo Valverde. O caso vai esquentar nesse próximos dias.
MULHERES E HOMENS
Entenda-se: o PT lança pela primeira vez uma mulher para disputar a Presidência da República. E elas, que são a maioria do eleitorado brasileiro – mais de cinco milhões a mais que os homens – têm dito nas sondagens e pesquisas que preferem votar num representante masculino para comandar o país. Ou seja, estariam, na maioria, ao lado de José Serra.
É CALAMIDADE
Sete mortes em acidentes de trânsito (CLIQUE E OUÇA OPINIÃO DE MAURÍCIO CALIXTO) só no final de semana entre Porto Velho, Candeias e Itapuã do Oeste. Sete vidas perdidas, quatro das quais de pessoas que pilotavam motos. Não dá mais para esconder: é calamidade pública. E as autoridades competentes precisam agir já. Só discurso não salva ninguém.
MARRAKESCH
Cena numa manhã de domingo no centro de Porto Velho. Já são nove da manhã, sol a pino e alguns jovens ainda estão num posto de gasolina, onde passaram a noite bebendo. Um deles, já prá lá de Marrakesh, entra no carro meio cambaleante, dá ré sem olhar para trás e começa a andar em zigue-zague. Nenhum policial à vista. É rotina.
CASO MIGUEL
Semana decisiva para o caso do deputado Miguel Sena. Ele e seus advogados apelam em Brasília da decisão do TR E rondoniense de tirar seu mandato por infidelidade partidária. De outro lado, a Mesa Diretora da ALE decide se acata ou não a decisão ou se vai se basear em artigo da Constituição Estadual que lhe dá prerrogativas especiais. Dias quentes pela frente.
Fonte: Sergio Pires
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno