Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 05/06/10


Primeira Mão - 05/06/10 - Gente de Opinião

UMA DUPLA QUE FEZ MUITO PELO
GRANDE SALTO DO AGRONEGÓCIO

Nesta semana, a Câmara de Vereadores de Porto Velho fez uma homenagem das mais justas a dois empresários que mexeram com a estrutura da economia da Capital e região. Ao reviverem a exposição agropecuária de Porto Velho, que tinha morrido desacreditada por tantas administrações desastrosas, os dois enfrentam pesados desafios, a começar pela necessidade de recuperar a imagem perdida da promoção. Pois a Expovel, desde o primeiro dia em que Ayres do Amaral e João do Vale a assumiram, junto com um grupo de colaboradores, daqueles que merecem também todos os elogios, tornou-se uma iniciativa séria, respeitada, traduzindo, durante sua nova história, a grandeza do agronegócio da Capital, da região e do próprio Estado. Na  concessão do título de cidadania à dupla, proposta pela vereadora Mariana Carvalho e apoiada por todos os seus colegas, foi muito bem destacado o que representou e representa a Expovel para o crescimento da economia dos negócios que envolvem as coisas do campo e da nossa produção primária.

Ao chegar à sua edição de número 11, a partir deste final de semana, a feira promovida pela Associação dos Produtores Rurais (Aspro), registrou um público médio de 25 mil pessoas por cada dia de feira durante a última década; trouxe para o porto-velhense alguns dos melhores artistas nacionais e, ainda, realizou – e realizará novamente este ano - um dos rodeios profissionais mais respeitados do Brasil. Tudo isso se deve a João do Vale, a Ayres do Amaral e à sua equipe. Eles são agora cidadãos honorários de Porto Velho. E a Expovel é o mote da homenagem, pela grandeza que atingiu desde que os dois passaram a comandá-la.

 

NOVA POSE

O clima eleitoral afetou o relacionamento entre Prefeitura e Câmara de Vereadores em Porto Velho. Como a grande maioria dos atuais vereadores é pré-candidata à Assembléia, todos querem mostrar serviço e posam de opositores. Mesmo os que até há poucos dias discursavam loas à administração municipal. O que não faz uma eleição?

 

DEFININDO

O PT define já neste final de semana suas candidaturas. Eduardo Valverde vai ao governo e Fátima Cleide ao Senado. O partido também apresentará nominata forte para a Câmara Federal e para a Assembléia. Na proporcional, ainda poderá se aliar ao PMDB. Ao governo não tem mais como haver acordo.

 

OUTRO AVANÇO

Depois da Pinheiro Machado, uma das obras mais importantes dos últimos anos em termos de melhoria para o trânsito em Porto Velho , a Prefeitura apressa o mesmo trabalho na extensão da Sete de Setembro. A ligação centro-bairros ficará muito mais facilitada e vai desafogar o tráfego caótico na Capital.

 

ALTERNATIVA

Há necessidade ainda de soluções para as ligações bairro-centro. Tanto a avenida Carlos Gomes como a Calama, em horários de pique, se transformam numa grande dor de cabeça para os motoristas. Uma das alternativas é andar um caminho mais longe e utilizar a saída da avenida Migrantes, até o bairro Nacional e daí para o centro. Já há que prefira essa opção.

 

CONCORRIDO

Mais de 31 mil candidatos disputam as pouco mais de 1.300 vagas para o Hospital de Cacoal. É um dos concursos mais concorridos já realizados para a área de saúde do Estado. E com um diferencial: normalmente, concurso para médicos – por exemplo – para o interior do Estado, jamais tiveram todas as vagas disponíveis ocupadas. Dessa vez parece que a história será diferente.

DIFERENÇA

As assessorias dos pré-candidatos ao Governo trabalham duro. Todos os dias, as redações são inundadas com informações sobre cada passo deles. Já é clima de campanha aberta também em termos de releases. O volume de matérias é o mesmo dos momentos mais quentes das campanhas. A diferença é que, por enquanto pelo menos, o tom é festivo e não há ataques e contra ataques. Isso vem daqui a algumas semanas.

 

CONCORRÊNCIA ENORME

 Todos os dias, de todos os cantos do Estado – seja das grandes cidades, seja dos menores municípios rondonienses – surgem mais nomes de pretendentes a uma cadeira na Assembléia Legislativa. Os atuais parlamentares, que fizeram um trabalho elogiado em todo o Estado, terão que se desdobrar na campanha se não quiserem ficar para trás.

E A CADEIA?

Nessa semana, foram destruídos nada menos do que 150 mil CDs e DVDs piratas apreendidos pela Prefeitura e que eram vendidos em pleno centro da cidade. E isso é apenas uma parte muito pequena do enorme volume da pirataria que tomou conta não só de Porto Velho mas de todas as cidades brasileiras. O combate é positivo. O único senão é que ninguém vai preso.

DANDO DURO

Entre os nomes considerados de ponta na disputa pela Câmara Federal, dois representantes da região de Porto Velho se destacam. Tanto Lindomar Garçon quanto Mauro Nazif andam muito otimistas com o que têm ouvido dos eleitores com quem conversam. Os dois trabalham duro pela reeleição.

Fonte: Sergio Pires. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)