Terça-feira, 5 de julho de 2011 - 06h33
POVO PODEM ACABAR COM MUITOS SONHOS
Não é fácil realizar sonhos neste país. Principalmente para quem trabalha, dá duro, planeja e faz coisas boas para sua comunidade.Nessa terra do faz de conta, há uma estrutura endurecida de poder; fechada a realizações que não encham bolsos já super cheios de grana; com um emaranhado de leis, quase sempre ignorando completamente as necessidades da grande maioria da população. Com isso, até já nos acostumamos em ver nossos interesses ficarem sempre em segundo plano. E ficamos calados. E, nas eleições, repetimos os mesmos erros, votando de novo em quem já tínhamos votado antes, mas pouco fez por nós e pelo país. Todo esse raciocínio é um preâmbulo para registrar um triste fato. O da morte do empresário e pecuarista José Mazurkiewk, o Zé Gaúcho, que faleceu tragicamente na semana passada, sem ver seu sonho de emancipação da Ponta do Abunã ser realizado. Foram mais de duas décadas de luta, com algumas vitórias parciais, mas sempre derrotado pela legislação federal, que ignora as necessidades e anseios das comunidades. Foi assim que Zé Gaúcho se entregou ao seu sonho. Viu a aprovação do governo, da Assembleia Legislativa, viu o TSE autorizar um plebiscito em que quase 90% da população votou pela emancipação. Mas não viu nada mais que isso. A Ponta do Abunã e outros distritos – como o de Tarilândia – estão emperrados numa legislação federal autoritária, decidida de cima para baixo, que impede emancipações, mesmo que elas sejam óbvias.
É uma pena que Rondônia tenha perdido um abnegado, um daqueles brasileiros que vieram para cá para ajudar nossa terra a se tornar melhor. Zé Gaúcho foi enterrado com honras, mas morreusem ver a grande luta da sua vida ser vencida. Tão cedo, pela insensibilidade e falta de respeito à opinião do povo do interior deste Brasil, a Ponta do Abunã não conseguirá se tornar município. Foi outra batalha perdida por gente de bem neste estranho país.
DILMA E A PEC
Está previsto para às 10 horas da manhã desta terça, a chegada da presidente Dilma Rousseff ao Estado. Ela desce na Base Aérea e será recepcionada por todas as principais autoridades de Rondônia. Além de visitar as obras das usinas do Madeira, dona Dilma vai também assinar, finalmente, a PEC da Transposição, numa casa de shows.
MUDOU O QUADRO
É a primeira visita oficial de Dilma Rousseff ao Estado, não só quando foi candidata à Presidência como também depois de empossada. Dilma foi derrotada, nos dois turnos, pelo então candidato do PSDB, José Serra. Mas, como na maioria dos estados brasileiros, por aqui o rondoniense também está apoiando seu governo em grande percentual.
APOIO A CONFÚCIO
O Sinduscon-RO, presidido pelo competente Chagas Neto, personagem da história de Rondônia, publicou nota oficial no fim de semana apoiando integralmente a batalha do governador Confúcio Moura pelo reinício imediato das obras de saneamento em Porto Velho e outras cidades do Estado. O Sinduscon quer união de forças em torno da obra, que significará um grande salto na qualidade de vida dos rondonienses.
NOVO HOSPITAL
A segunda-feira começou com grande notícia para a Capital do Estado. A Prefeitura doou ao Estado um enorme terreno, localizado ao lado da Maternidade Municipal. Ali, o Governo começa a construir em breve um novo hospital para cerca de 130 leitos. A parceria sem dúvida ajudará em muito a amenizar os graves problemas na saúde na maior cidade do Estado.
TROCA DE CASA
Deve ser anunciada senão hoje, ao menos ainda esta semana, uma mudança entre as estrelas locais da Televisão. Um nome dos mais quentes da TV rondoniense está trocando de casa, depois de vários anos. O assunto, para quem é do meio, vai ser motivo de muita conversa. O cara que muda de canal é personagem importante do vídeo em Rondônia. Quem o contratou também.
ROTA DE COLISÃO
A turma dos Gurgacz não anda falando a mesma linguagem do presidente da Assembleia, Valter Araújo. E vice-versa. Críticas feitas ao comandante da ALE, via veículos de imprensa da família Gurgacz, tiveram resposta imediata. Valter pediu várias informações sobre o Detran e seus cargos comissionados. O Detran é dirigido pelo vice-governador Airton Gurgacz. Outros rounds são esperados.
TAMBÉM QUER
O diretor geral do Deosp, Abelardo Castro Neto tem um grupo em torno de si querendo que ele seja o nome do PMDB na disputa pela Prefeitura da Capital. Abelardo gosta da ideia. Membro de família peemedebista histórica, ele quer se apresentar lá na frente como a alternativa mais viável do partido. Conseguirá?
CONTRA CHEQUE
Há coisas que não podem se deixar passar em branco. Na crise da Grécia, uma das particularidades é o da economia baseada no contra cheque. Até recentemente, metade da força de trabalho do país era de funcionários públicos. Tem algum futuro uma economia dessas? A quebradeira geral, inclusive com risco de bancarrota do próprio país, não poderia ser outro caminho.
PERGUNTINHA
O que será que a presidente Dilma Rousseff vai dizer sobre a paralisação das mais importantes obras em Porto Velho, como a do saneamento básico e dos viadutos sobre a BR?