Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 05/12/09



Primeira Mão - 05/12/09 - Gente de Opinião
A RIVALIDADE SECULAR QUE A TODA
A GAUCHADA DE RONDÔNIA CONHECE
 
Rondônia tem brasileiros de todos os cantos. E gaúcho é o que não falta. Portanto, mais que ninguém, uma parte importante da população que vive por aqui, vinda da terra dos pampas, sabe muito bem o que vai acontecer no próximo domingo, quando se decide o Campeonato Brasileiro de 2009. O Flamengo já pode fazer as faixas de campeão porque, em nenhuma hipótese, por nada desse mundo, o Grêmio vai fazer qualquer coisa que possa ajudar seu arqui-rival secular, o Internacional. Quem é gaúcho sabe do que se está falando. Não há, no futebol brasileiro, rivalidade maior do que a do Grenal do Rio Grande do Sul, um estado dividido ao meio pelas duas torcidas. Um gremista prefere que seu time perca um campeonato a torcer pelo Inter. Um colorado prefere amargar dúzias de derrotas do que sequer fazer um breve elogio ao adversário. É uma grande rivalidade, no geral sadia e bem humorada, mas nada se compara no Brasil, país do futebol, a ela. Ora, o Mengão precisa apenas vencer o Grêmio para ser campeão e tirar do Inter qualquer chance. E tudo depende de quem? Do Grêmio. Um jogador do Grêmio que fizesse um gol da vitória sobre o Mengo, domingo, não poderia voltar ao sul. Seria execrado pelos gremistas, que querem mais é que seu rival se dane. 
O Brasileirão desse ano foi sensacional, mais que qualquer outro. Acabar desse jeito, com tantas nuances e fatos sensacionais, como o Inter depender do Grêmio, é uma coisa histórica. O Flamengo já é campeão, com méritos. E a rivalidade Grenal terá mais um ingrediente para ser mantida, como acontece há gerações.
 
CENAS DIÁRIAS
E a crise no trânsito maluco de Porto Velho continua. Na rótula do Trevo do Roque, na BR 364 com BR 319 (Jorge Teixeira), os abusos e falta de responsabilidade dos motoristas são fatos registradas a casa minuto. E não se vê um só policial, para pelo menos controlar um pouco a bagunça.

ANTESALA DO INFERNO
 Caminhões malucos, ônibus caindo aos pedaços, geralmente sem qualquer identificação tocando por cima os carros, motoqueiros andando em em zigue zague, motoristas afoitos entrando na frente de caminhões, pedestres tentando atravessar a área e chegar vivos ao outro lado: é assim o perigo Trevo, antesala do inferno no trânsito porto-velhense. 

OLHO EM BRASÍLIA
Ouve-se pelos lados da Assembléia que o deputado de Ariquemes, Tiziu Jidalias, líder do governo, seria um dos nomes preferidos do Palácio Presidente Vargas para disputar uma vaga à Câmara Federal. Tiziu tem se destacado no plenário pela defesa ferrenha que faz do governo Cassol. E estaria sim animado com a possibilidade de alçar vôo em direção à Capital Federal. 

À PROCURA
Com a saída de Eduardo Valverde do time (ele não concorre à reeleição porque disputará o governo em 2010), o PT anda procurando nomes para compor uma lista de candidatos com chances de manter sua performance no Congresso. O deputado Anselmo de Jesus concorre à reeleição. Outros nomes estão sendo analisados pelo partido. 

DOIS PESOS...
O escândalo de Brasília continua repercutindo...e fedendo. Mau cheiro vem de tanta mutretagem, feita com dinheiro público. Agora, vários grupos de protesto exigem o impeachment do governador José Roberto Arruda. Pouquíssimos fizeram o mesmo no caso do mensalão envolvendo o governo federal e o Congresso. 

AJUDINHA
Muitos que fazem baderna, quebra-quebra, invadem prédios públicos e desrespeitam a lei nesses protestos apenas com fins políticos, são os mesmos que aceitam qualquer “ajudinha” na hora de votar. Escolhem mal e depois fazem arruaça para tentar parecer que não têm culpa de nada. 

LÁ VÊM ELAS!
Na relação das mulheres que têm condições de chegar à Assembléia, faltaram dois nomes: Lúcia Teresa, de Espigão do Oeste e Milene Motta, de Rolim de Moura. Junto com Glaucione Nery, Daniela Amorim, Jaqueline Cassol , Sueli Aragão e Epifânia Barbosa. O grupo feminino vem com tudo para chegar à ALE em 2010. 

PIOROU
Voltou a confusão na Assembléia. Alguns deputados querem porque querem que a grana para as obras do novo prédio do legislativo seja distribuída entre eles para emendas. E campanha, é claro. Os ânimos estão acirrados novamente e há uma clara cisão entre os que defendem e os que atacam o investimento. A coisa complicou. 

PIORANDO
O alerta está valendo. A situação da fronteira com a Bolívia, aberta aos traficantes, abastecidos com um grande aumento na produção da folha de coca, está cada vez pior. A polícia faz o que pode. Só numa apreensão, pegou 30 quilos de cocaína pura, esta semana. E vai piorar...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

          A imensa maioria dos institutos de pesquisa não merece qualquer crédito, já que se viu para o que eles servem ou a quem servem, nas última

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Entre 1966 e 1974, os guerrilheiros que queriam implantar o comunismo no Brasil (nada a ver com Democracia, como confessaram seus líderes, anos depo

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)