Sábado, 5 de fevereiro de 2011 - 23h03
QUANDO OS POLÍTICOS NÃO SE ENTENDEM,
É A POPULAÇÃO QUEM MAIS TEM PREJUÍZOS
Esta semana que termina registrou um encontro histórico entre o governador do Estado e o Prefeito de Porto Velho, ambos acompanhados de todos os seus secretários. Não se viu reunião semelhante durante toda a administração anterior, quando o governo era de um lado e o comando municipal de outro. Confúcio Moura e Roberto Sobrinho abriram o que pode ser uma série de encontros para discutir parcerias que atendam as necessidades da Capital. Sobrinho aproveitou para dar uma cutucada nos governos Cassol e Cahulla, dizendo que eles não atenderam Porto Velho. Confúcio saiu pela tangente, não lembrando o passado, mas afirmando que quer conversar com todos os prefeitos. A pesada disputa político-partidária que envolveu o grupo cassolista e os petistas que comandam a Capital, realmente não foi boa para ninguém. Principalmente para a população. A reabertura do diálogo, a troca de informações, os pedidos daqui e dali, sempre são necessários para uma integração de ações, ainda mais na maior cidade de um Estado. A política, que pode ser a arte da unidade, é também – e na maioria das vezes – a arte do desencontro. Quando conflitos partidários ficam acima de qualquer outra questão, é aí que mora o perigo. E foi o que aconteceu em Porto Velho.
Abre-se um novo momento. Mesmo que o PT tenha ido contra Confúcio na eleição da Mesa da Assembléia, o problema parece que não afetou o governador, que falou em parceria, ajuda mútua, trabalho conjunto. Os petistas continuam no governo, pelo menos por enquanto e, certamente, vão reforçar o apoio aos pleitos de Roberto Sobrinho. Quem governa uma cidade maior do que alguns pequenos estados brasileiros. Que tem quase 6 mil quilômetros de estradas para serem cuidadas, na zona urbana e na rural. E que cresceu em mais de 100 habitantes nos últimos cinco anos. Só um trabalho conjunto de todas as forças pode ajudar a amenizar os problemas desta enorme cidade.
NOVO SECRETÁRIO
Confirmou-se o que esta coluna noticiou, com o perdão do trocadilho, em Primeira Mão: o agora ex-deputado Kaká Mendonça é o novo secretário-geral da Assembleia Legislativa. Profundo conhecedor de todo o sistema de funcionamento do poder, ele estará ao lado do presidente Valter Araújo para enfrentar o desafio de coordenador todos os serviços internos da Casa.
SEM SOLUÇÃO
A disputa por uma cadeira na Assembleia de Rondônia por dois deputados - Maurão de Carvalho, que foi empossado e Edvaldo Soares, que luta pela vaga – caiu nas mãos do Supremo. O TSE lavou as suas. Ou seja, do jeito que os ministros do principal tribunal do país andam divididos, corre o risco de que decidam que os dois postulantes estão certos...
OS DOIS LADOS
Se o mandato for mantido para Maurão (empossado por liminar do ministro Marco Aurélio, que mandou contabilizar para os partidos os votos dados e candidatos considerados inelegíveis), a oposição ao governo Confúcio fica mais forte. Se Edvaldo entrar, é o governo que tem outro aliado.
TEMPO PERDIDO
O STF até hoje não conseguiu dizer à sociedade brasileira se a Lei Ficha Limpa valeu ou não valeu para as eleições do ano passado. Lá se vão três meses pós-pleito e...nada. Quem batalhou para que a nova lei valesse para 2010, mesmo sendo ela inconstitucional, está achando que bancou o otário e só perdeu seu tempo.
TEMPORAL
O temporal de quarta-feira, quando choveu 20% do esperado para todo o mês em apenas uma hora, em Porto Velho, causou danos, estragos e deixou clara a fragilidade da infraestrutura histórica da Capital. Todos sofreram. Incluindo 300 passageiros que de aviões que desceriam no aeroporto Jorge Teixeira, mas acabaram em Manaus.
FICÇÃO
O pior de tudo é que as companhias aéreas continuam desrespeitando e se lixando para seus clientes. Depois de uma noite inteira sem qualquer informação segura de quando voariam para Porto Velho ou outro tipo de assistência, alguns passageiros protestaram. Nada adianta. Para a ficção do governo federal, a Anac tem a situação dos vôos no país sob controle.
PAULEIRA
Num estado mais ao norte do país, não se convide para a mesma mesa um recém eleito deputado do Partido dos Trabalhadores e um recém empossado representante do governo. Os dois tiveram – falando numa linguagem soft – um pega-prá-capar daqueles, durante discussão sobre a eleição da Mesa Diretora da ALE. O rancor ficou...
FILOSOFIA
Mais uma reflexão do governador Confúcio Moura sobre a importância da educação: “Nada é mais esplendoroso para a promoção da inclusão social do que a Educação de qualidade para os pobres. Ela abre de maneira mágica e deslumbrante a porta da esperança para os jovens poderem fazer cursos técnicos e superiores e galgarem vários degraus na escada social”.
ACORDO MANTIDO
Outra informação também dada como certa pela coluna, há dias atrás, se confirmou. O agora ex-presidente da Assembleia, deputado Neodi Carlos, vai comandar a principal comissão do legislativo estadual, a de Constituição e Justiça. Também está definida a presidência de Glacuione Nery na Comissão de Educação e Saúde. O pacote de acordos foi feito durante as negociações da eleição da nova Mesa Diretora.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno