Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 06/02/11


Primeira Mão - 06/02/11  - Gente de Opinião

QUANDO OS POLÍTICOS NÃO SE ENTENDEM,

É A POPULAÇÃO QUEM MAIS TEM PREJUÍZOS

 Esta semana que termina registrou um encontro histórico entre o governador do Estado e o Prefeito de Porto Velho, ambos acompanhados de todos os seus secretários. Não se viu reunião semelhante durante toda a administração anterior, quando o governo era de um lado e o comando municipal de outro. Confúcio Moura e Roberto Sobrinho abriram o que pode ser uma série de encontros para discutir parcerias que atendam as necessidades da Capital. Sobrinho aproveitou para dar uma cutucada nos governos Cassol e Cahulla, dizendo que eles não atenderam Porto Velho. Confúcio saiu pela tangente, não lembrando o passado, mas afirmando que quer conversar com todos os prefeitos. A pesada disputa político-partidária que envolveu o grupo cassolista e os petistas que comandam a Capital, realmente não foi boa para ninguém. Principalmente para a população. A reabertura do diálogo, a troca de informações, os pedidos daqui e dali, sempre são necessários para uma integração de ações, ainda mais na maior cidade de um Estado. A política, que pode ser a arte da unidade, é também – e na maioria das vezes – a arte do desencontro. Quando conflitos partidários ficam acima de qualquer outra questão, é aí que mora o perigo. E foi o que aconteceu em Porto Velho.

Abre-se um novo momento. Mesmo que o PT tenha ido contra Confúcio na eleição da Mesa da Assembléia, o problema parece que não afetou o governador, que falou em parceria, ajuda mútua, trabalho conjunto. Os petistas continuam no governo, pelo menos por enquanto e, certamente, vão reforçar o apoio aos pleitos de Roberto Sobrinho. Quem governa uma cidade maior do que alguns pequenos estados brasileiros. Que tem quase 6 mil quilômetros de estradas para serem cuidadas, na zona urbana e na rural. E que cresceu em mais de 100 habitantes nos últimos cinco anos. Só um trabalho conjunto de todas as forças pode ajudar a amenizar os problemas desta enorme cidade.

  

NOVO SECRETÁRIO

Confirmou-se o que esta coluna noticiou, com o perdão do trocadilho, em Primeira Mão: o agora ex-deputado Kaká Mendonça é o novo secretário-geral da Assembleia Legislativa. Profundo conhecedor de todo o sistema de funcionamento do poder, ele estará ao lado do presidente Valter Araújo para enfrentar o desafio de coordenador todos os serviços internos da Casa.

 

SEM SOLUÇÃO

A disputa por uma cadeira na Assembleia de Rondônia por dois deputados  - Maurão de Carvalho, que foi empossado e Edvaldo Soares, que luta pela vaga – caiu nas mãos do Supremo. O TSE lavou as suas. Ou seja, do jeito que os ministros do principal tribunal do país andam divididos, corre o risco de que decidam que os dois postulantes estão certos...

OS DOIS LADOS

 Se o mandato for mantido para Maurão (empossado por liminar do ministro Marco Aurélio, que mandou contabilizar para os partidos os votos dados e candidatos considerados inelegíveis), a oposição ao governo Confúcio fica mais forte. Se Edvaldo entrar, é o governo que tem outro aliado.

TEMPO PERDIDO

 O STF até hoje não conseguiu dizer à sociedade brasileira se a Lei Ficha Limpa valeu ou não valeu para as eleições do ano passado. Lá se vão três meses pós-pleito e...nada. Quem batalhou para que a nova lei valesse para 2010, mesmo sendo ela inconstitucional, está achando que bancou o otário e só perdeu seu tempo.

 TEMPORAL

O temporal de quarta-feira, quando choveu 20% do esperado para todo o mês em apenas uma hora, em Porto Velho, causou danos, estragos e deixou clara a fragilidade da infraestrutura histórica da Capital. Todos sofreram. Incluindo 300 passageiros que de aviões que desceriam no aeroporto Jorge Teixeira, mas acabaram em Manaus.

FICÇÃO

O pior de tudo é que as companhias aéreas continuam desrespeitando e se lixando para seus clientes. Depois de uma noite inteira sem qualquer informação segura de quando voariam para Porto Velho ou outro tipo de assistência, alguns passageiros protestaram. Nada adianta. Para a ficção do governo federal, a Anac tem a situação dos vôos no país sob controle.

PAULEIRA

 Num estado mais ao norte do país, não se convide para a mesma mesa um recém eleito deputado do Partido dos Trabalhadores e um recém empossado representante do governo. Os dois tiveram – falando numa linguagem soft – um pega-prá-capar daqueles, durante discussão sobre a eleição da Mesa Diretora da ALE. O rancor ficou...

 FILOSOFIA

Mais uma reflexão do governador Confúcio Moura sobre a importância da  educação: “Nada é mais esplendoroso para a promoção da inclusão social do que a Educação de qualidade para os pobres. Ela abre de maneira mágica e deslumbrante a porta da esperança para os jovens poderem fazer cursos técnicos e superiores e galgarem vários degraus na escada social”.

ACORDO MANTIDO

Outra informação também dada como certa pela coluna, há dias atrás, se confirmou. O agora ex-presidente da Assembleia, deputado Neodi Carlos, vai comandar a principal comissão do legislativo estadual, a de Constituição e Justiça. Também está definida a presidência de Glacuione Nery na Comissão de Educação e Saúde. O pacote de acordos foi feito durante as negociações da eleição da nova Mesa Diretora.


Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)