CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE EXTREMA DE RONDÔNIA
PODE SER CONCRETIZADA EM MUITO POUCO TEMPO
Uma brecha na lei pode antecipar em meses a criação do novo município de Extrema de Rondônia. O deputado estadual Valter Araújo, que foi um dos líderes do movimento pela emancipação daquela região, diz que com o apoio de advogados, encontrou uma saída legal para que uma lei estadual possa transformar os distritos cuja emancipação foi autorizada no plebiscito do último domingo em município num prazo que pode ser menor que dez dias. Isso porque outros 59 municípios brasileiros foram emancipados e criados, utilizando as mesmas brechas legais que agora Valter e sua turma estão utilizando. O passo mais importante será dando provavelmente nesta semana. O parlamentar vai apresentar um projeto de lei criado o município de Extrema de Rondônia baseado no resultado do plebiscito. Certamente ele terá aprovação unânime na Assembléia e receberá a aprovação do governador Ivo Cassol. A partir daí, deverá ser nomeado um prefeito para mandato-tampão de três anos, criada uma Câmara de Vereadores e formada a administração municipal.
Valter Araújo diz que não tem dúvida que seu plano tem viabilidade prática e jurídica. E que no caso dos outros 59 novos municípios criados, a União não impôs dificuldades para reconhecê-los, passando a municiar estas comunidades com todas as verbas federais que a legislação determina. Otimista, o parlamentar avisa que a comunidade de Extrema de Rondônia pode começar a se preparar para viver como o 53º município de Rondônia. Agora, é esperar para ver.
OS RUSSOS CHEGARAM
Estamos no caminho dos russos. Não é exagero. Os primeiros três de um total de 12 helicópteros tamanho família que a Base Aérea de Porto Velho está recebendo, já andam sobrevoando a cidade, em vôos de testes e treinamento. Os helicópteros foram trazidos desde a Rússia por um gigantesco avião Antonov, que ficou apenas algumas poucas horas na Capital, semanas atrás. Montados aqui, os aparelhos já começam a voar.
RAMBO
Nesta semana, de manhã até o anoitecer, vários vôos dos novos helicópteros foram observados sobre a cidade. Gigantescos, para os padrões que se conhecia na região, eles são semelhantes aos utilizados no último filme de Silvestre Stalone – Rambo 4 – que fez grande sucesso nos cinemas. Para quem gosta de aeronaves de guerra, um prato cheio.
BOA NOVA
Nem tudo são notícias ruins na área de saúde. Em Porto Velho, o tipo mais grave de malária – a plasmodium falciparum – caiu em mais de 40% em um ano. No total dos dois tipos, falciparum e vivax, esse o menos perigoso – a média de queda chegou a 13% entre 2008 e 2009. Os dados foram anunciados pelo secretário municipal, Williames Pimentel.
AINDA JUNTOS
Por falar em Pimentel, ele é o principal nome da cota do PMDB na administração do prefeito Roberto Sobrinho, do PT. E é muito ligado ao casal Marinha-Valdir Raupp. Por enquanto pelo menos, mesmo com petistas e peemedebistas lançando candidaturas próprias ao Governo, não há indício de que Sobrinho vá mexer com a turma do PMDB em sua administração. Sublinhando: por enquanto...
NOVAS AMEAÇAS
No começo do ano letivo, como faz costumeiramente em ano eleitoral, o Sintero anuncia greve dos professores, que pode ser deflagrada a partir da próxima segunda, conforme as constantes ameaças do sindicato anunciadas na mídia. Nestes sete ano do governo Cassol, a direção do Sintero já devia ter aprendido que a tática não funciona com o governador Cassol. Mas a tentativa está no ar, novamente.
SHEAKSPEARE
De vez em quando, logo ao raiar do sol, muito cedo, várias viaturas da Polícia Federal começam a circular pela cidade. Já se sabe que é mais uma daquelas operações que fazem estardalhaço, prendem envolvidos em falcatruas e abastem a imprensa com notícias da ação. O problema é que, mesmo com toda o grande trabalho da PF, ninguém fica na cadeia. É muito barulho por nada, como diria William Sheakspeare.
SEM DEVOLUÇÃO
Nessa semana, mais uma dessas operações foi deflagrada. Detidos vários envolvidos em golpes contra os cofres públicos, dessa vez na área do Ministério da Saúde em Rondônia. Prejuízos de mais de 1,5 milhão de reais com o golpe já teriam sido descobertos. Lamentavelmente, nem o dinheiro será devolvido e nem os criminosos pegarão longos anos de cadeia. Impunidade pura.
ÚNICO LAMENTO
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)