Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 06/04/10



Primeira Mão - 06/04/10 - Gente de Opinião
MUDANÇA DE PLANOS: AO INVÉS DE IR AO
SENADO, NEODI SERÁ O VICE DE CAHULLA

Vale para o período pré-eleitoral a mesma frase que resume a atividade política. Tudo é como nuvens, que uma hora estão de um jeito e outra se tornam completamente diferente. O caso mais recente envolve o presidente da Assembléia de Rondônia, o competente deputado Neodi Carlos. Na semana passada, o agora ex-governador Ivo Cassol confidenciou a vários amigos e a jornalistas que Neodi seria seu companheiro na briga pelas duas vagas ao Senado. Cassol garantiu que estava tudo certo. Dias depois, como as nuvens que trocam de forma e lugar no céu, em instantes, tudo mudou. Neodi agora foi anunciado como candidato a vice-governador na chapa que será liderada pelo atual governador João Cahulla. Como no caso da dobradinha com Cassol Neodi não tinha se pronunciado, ficou a dúvida. Agora, na questão da parceria com Cahulla, o próprio presidente da Assembléia confirmou. Vai mesmo abrir mão de uma reeleição praticamente certa no parlamento estadual para compor a chapa com João Cahula. Tudo deverá ser oficializado entre junho e julho, quando das convenções que oficializarão os nomes na disputa pelo Palácio Presidente Vargas.

O que voltou a ser discutido, ainda, é quem será o parceiro de Cassol para a disputa das vagas ao Senado. Voltou a ser muito comentado o nome do também deputado estadual Tiziu Jidalias. Mas também fala-se no nome do empresário Ivan Souza. Mas nada é definitivo. Como as nuvens, tudo pode mudar de uma hora para outra.

 
TÁTICA DO CONFRONTO
Na greve dos professores – em parte justa, pela reivindicação salarial mas com a essência baseada na disputa político-partidária – chamou a atenção que dirigentes do Sintero colocaram à frente da manifestação, semana passada, crianças de menos de 15 anos e mulheres. Na tentativa de invasão ilegal do Palácio do governo, a intenção era clara: jogar a polícia contra a opinião pública.


PERGUNTAR NÃO OFENDE
A pergunta que não cala é: o que faziam crianças no meio de uma manifestação raivosa, com clara intenção de causar conflito, feridos e imagens que poderiam colocar a PM como vilã e os invasores ilegais como vítimas? Espera-se o que não aconteceu até agora: que as autoridades responsáveis investiguem e denunciem os culpados. 


EXEMPLO DE EFICIÊNCIA
Na profunda mudança do secretariado, agora subordinado ao governador João Cahulla, um nome não mudou: Carlos Canosa, o competente e dedicado responsável pelo apoio à governadoria, assumiu mais uma vez a chefia interina da Casa Civil. Canosa é daqueles servidores do Estado que são de confiança, atuam com responsabilidade e são pessoas sérias. Ele tem sido, aliás, desde o início da atual administração, uma agradável surpresa em todas as frentes que atua. 


CRISE À VISTA
Não anda nada pacífico o relacionamento entre o PT e o PMDB em vários estados brasileiros. A rota de colisão está acontecendo no Rio de Janeiro, em Minas, no Maranhão e, é claro, também em Rondônia, entre outras regiões. Dirigentes peemedebistas destes estados estão pressionando o presidente Lula para intervir. Há até ameaça de retirada de apoio à pré-candidatura de Dilma Roussef. Inclusive pelas terras rondonienses. 


PAULEIRA
Na semana passada, um nome histórico do PT andou ligando para amigos e jornalistas, queixando-se de um importante nome do PMDB que estaria espalhando boato pelo Estado que Eduardo Valverde não seria mais pré-candidato ao governo. Do lado do peemedeista em questão também veio a contrapartida com fala dura. Não está fácil a relação das duas grandes siglas da política rondoniense. 


OTIMISMO NÃO FALTA
Sobre Confúcio Moura, o pré-candidato do PMDB: ele saiu por cima, aplaudido e cheio de otimismo da Prefeitura de Ariquemes para entrar na corrida pelo governo. Elogios não faltaram. Já no caso de Eduardo Valverde, é notório o otimismo do petista. Ele chegou a confidenciar a um interlocutor, dias desses: “você está falando com o futuro governador de Rondônia”.


VAI CRESCER
João Cahulla começou em alto estilo. Falou bem, preocupou-se em falar em paz, inclusive com seus tradicionais adversários do PT, disse que vai dialogar com o prefeito Roberto Sobrinho porque se preocupa primeiro com a população e não com cores partidárias e disse que dará seguimento ao trabalho de Cassol. Cahulla está com o discurso afinado e sua pré-candidatura tende a crescer bastante, daqui para a frente.

NÃO PÁRA
Do primeiro time de pré-candidatos, quem tem falado menos e agido mais nos últimos dias é Expedito Júnior. Embasado em sondagens não oficiais que o colocam no momento bem à frente dos seus principais concorrentes, Expedito anda percorrendo o Estado e também falando com otimismo. Não parou um minuto nem durante o feriadão.  
 
Fonte: Sergio Pires

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)