Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 06/05/11


 Primeira Mão - 06/05/11 - Gente de Opinião

CANSADOS DE SER ESCADA, OS PEQUENOS

PARTIDOS LANÇAM CANDIDATURA PRÓPRIA

Os pequenospartidos encheram o saco de ser apenas escada para os grandes e, depois das vitórias que ajudam a construir, ficarem escanteados. É dentro desse raciocínio, citado por um dirigente partidário, que pelo menos quatro apelidados de nanicos, já fecharam um acordo político para lançar não só um nome próprio na disputa pela Prefeitura de Porto Velho, como também a apresentar nominatas de vereadores, que poderá chegar a mais de uma centenas de candidatos. Os quatro partidos: o PTN, presidido por Mauro Brisa; o PMN, comando por Sandro Moretti; o PRB, com o vereador Pastor Délcio à frente e o PRP, liderado por Gilmar de Freitas. O candidato à Prefeito já definido é o jovem Mário Sérgio (na foto acima), vereador licenciado e atualmente titular da Emdur, na Prefeitura de Porto Velho. Várias reuniões já foram realizadas, tratando do assunto e, segundo as primeiras decisões, os quatro pequenos definiram sua linha de atuação na disputa de 2012. Não vão compor alianças com grandes partidos, como sempre o fizeram, mas irá junto, o quarteto – e ainda estão buscando outros nanicos pelo caminho, que queiram coligar – com candidatura própria e a séria intenção de chegar ao segundo turno.

Além de Mário Sérgio (um jovem político cujo nome tem crescido muito entre o eleitorado da Capital) para concorrer à Prefeitura, PTN, PMN, PRB e PRP também já começaram a montar suas nominatas de futuros candidatos à Câmara Municipal. Os quatro querem ter pelo menos 25 nomes cada, totalizando uma centena de postulantes ao legislativo municipal. Mário Sérgio, portanto, torna-se mais um entre a cerca de uma dezena e meia de pré-candidatos à sucessão de Roberto Sobrinho,. Cercado de pequenos partidos que não querem mais só viver à sombra dos grandes.

 

PT ACLAMA EPIFÂNIA

Dois assuntos vão dominar o encontro regional do PT rondoniense, que ocorre no final de semana (hoje e amanhã) em Ji-Paraná. Um deles, a eleição da deputada estadual Epifânia Barbosa para a presidência, não terá problema. Será por aclamação. Mas há um outro tema do encontro que vai dar pano prá manga...

CASO RIBAMAR

Trata-se da apreciação de uma representação do partido contra um dos seus membros, o também deputado estadual Ribamar Araújo. Ele não teria cumprido resolução do PT quando da eleição de Valter Araújo para a presidência da Assembleia. Ribamar já apresentou sua defesa e agora o caso será analisado no encontro regional.

VAI SAIR FAÍSCA

Não será fácil. Ribamar tem sido um parlamentar atuante, mas suas relações com a maioria dos membros do comando petista – incluindo aí o prefeito Roberto Sobrinho e seus seguidores – é historicamente complicada. Ribamar não tem papas na língua, é independente e não teme nada. Por isso, do encontro deste final de semana em Ji-Paraná pode sair faísca.

CARGO NACIONAL

Ainda do PT: a ex-senadora Fátima Cleide, que acabou não tendo cargo federal, como se imaginava, assume importante missão dentro do Diretório nacional do partido. Pela primeira vez nos 31 anos do PT, Rondônia estará representada – por ela – na Executiva Nacional. Entre suas missões, a de organizar o quarto congresso do PT, em setembro e coordenar as eleições municipais nas capitais brasileiras, em 2012. A função é remunerada.

MAIS AMEAÇAS

Além de não terem conseguido o aumento salarial nem as vantagens que pleiteavam – entre elas a absurda reivindicação de que PM mesmo preso, teria direito vantagens salariais e outras “cositas más” – alguns dos principais líderes do movimento de 20 de abril estão sim sendo punidos. Derrotada, a Associação dos Familiares de Praças da Polícia Militar do Estado de Rondônia – ASSFAPOM -presidida por Jesuíno Boabaidi, está ameaçando com nova greve.

“MUY AMIGOOOO”!

As agências reguladoras foram criadas pelo governo para proteger o consumidor brasileiro. Mas a Aneel, que cuida do setor de energia elétrica, foi “muy amiga” do consumidor. Autorizou aumentos nas contas de luz em várias estados, acima do que pediram as próprias operadoras. Com um parceiro assim, a população não precisa de inimigos.

ENFORCANDO

Sensacional o anúncio de uma agência de turismo da Capital. Vale a pena ver o texto: “Atenção, 24 de maio– terça-feira – é feriado em Porto Velho. Enforque a segunda-feira e passe o feriado com sua família em, Fortaleza ou Gramado. Preços excelentes”.Não é uma maravilha?

 

SEM HIPOCRISIA

Mas tem mais: “Feriado de Corpus Christi, é dia 23 de junho, uma quinta-feira. Enforque a sexta e passe o feriado em Buenos Aires. Restam poucas vagas”. A sugestão de enforcar o trabalho é o mote da promoção. Se fosse em outro país, poderia dar problema. Mas por aqui, seria hipocrisia dizer que a agência não foi criativa e falou a linguagem do brasileiro.

 

PERGUNTINHA

Osama Bin Laden morto é um terrorista a menos no mundo ou se tornará um mártir, a incentivar seus fanáticos seguidores a continuar atacando gente inocente?

 

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)