Terça-feira, 6 de julho de 2010 - 06h09
A EXPERIÊNCIA, A FICHA LIMPA E O FUTURO
MUITO MELHOR DA POLÍTICA BRASILEIRA
O advogado João Closs (na foto acima) tem história para contar. É um nome muito ligado às campanhas políticas do Estado, sempre foi pé quente, participando como representante legal de várias candidaturas vitoriosas. No último final de semana, ele concedeu uma longa entrevista ao interessante programa Via Sat, da TV Candelária/Rede Record, falando para todo o Estado sobre sua experiência, as mudanças na legislação eleitoral, a importância das eleições de outubro, e, principalmente, analisando com muita profundidade a Lei Ficha Limpa. Quem assistiu o programa Rondônia afora sem dúvida aprendeu muito. E ouviu, de um experiente profissional que conhece muito bem as questões legais que envolvem uma eleição, que a chegada da Lei Ficha Limpa pode até enfrentar muitos percalços até que passe a representar, definitivamente, uma radical transformação nas candidaturas que serão postas ao eleitorado. Mas que irá mudar, para muito melhor, a qualidade dos políticos deste país.
João Closs considera normais as primeiras decisões do Supremo, por enquanto monocromáticas, partidas de apenas um ministro, autorizando eventuais candidaturas que, pela Lei Ficha Limpa, não poderiam concorrer. Ele lembrou bem que as decisões não são definitivas, são apenas liminares e que, aqueles que têm um passado de condenações e malandragens através da política, lá na frente terão que enfrentar sim a dureza da nova lei, emanada da sociedade brasileira. Ouvir João Closs é aprender muito sobre eleição, cidadania e eleições. Mas, mais que tudo, é ouvir de um advogado com experiência de quase quatro décadas, que há sim grande esperança de que a política no Brasil vai melhorar muito mais. Aos poucos, dentro da legalidade e da Constituição, mais vai.
PRIMEIRA
A deputada estadual Daniela Amorim, do PTB, que concorre à Câmara Federal em outubro, estava impedida de disputar a eleição por ter sido condenado por um colegiado. O ministro Hamilton Carvalhido concedeu liminar para que ela possa registrar seu nome no rol dos que vão participar da eleição. O caso ainda continuará no TSE.
TODOS OS SANTOS
A partir desta terça-feira, quando a campanha inicia oficialmente, o TRE rondoniense começa a examinar a relação dos candidatos apresentados pelas coligações. E inicia também o trabalho de “peneira”. Dezenas de nomes poderão não passar pelo crivo da Justiça Eleitoral. Há muitos candidatos rezando para todos os santos para poderem chegar às urnas.
ÀS ESCURAS
Uma vergonha o que está acontecendo em relação à iluminação do trecho de Candeias do Jamary até o Trevo do Roque na BR 364. Os postes colocados pelo Dnit só servem como decoração diária, porque à noite não iluminam nada. Toda a fiação foi roubada há mais de um ano e nem um metro de fio foi recolocado para a iluminação.
SEM UTILIDADE
Agora o Dnit diz que o problema não é com ele e a Prefeitura diz que o problema é com o Dnit. Da área policial, não há qualquer informação sobre prisão dos ladrões de milhares de metros de fios roubados e muito menos se há qualquer investigação em andamento. Enquanto isso, a população assiste, boquiaberta, às dezenas de postes que não servem para nada. Está na hora de alguém resolver o problema.
SURPRESA?
Olhado com desconfiança num primeiro momento e até motivo de piada aqui e ali, o jovem Índio do Brasil, indicado como vice na chapa de José Serra já anda sendo comentando como uma surpresa muito positiva na disputa pelo comando do país. É sempre bom lembrar que ele foi o relator da Lei Ficha Limpa e impediu qualquer mudança nela, proposta por gente de todos os lados que queriam ficar inatingíveis.
PARA OS POBRES
Há quem reclame, chie, proteste, principalmente quem não foi beneficiado. Mas tem que se destacar que o programa de distribuição de terrenos da Prefeitura da Capital para famílias pobres é muito positivo. Eventualmente corrigir aqui e ali rumos que precisam ser ajustados é importante mas, na essência, o programa social é merecedor de elogios.
DEFINITIVO
Terminou mais uma edição do Arraial Flor do Maracujá. E outra vez, com grandes espetáculos, recorde de público, boa organização, muita qualidade dos grupos que se apresentaram. E um local excelente, que, se ouviu quase como uma unanimidade, é perfeito para se tornar permanente.
SALGADO
Agora é hora das autoridades começaram a trabalhar para transformar a bela área na avenida Migrantes na sede do famoso arraial, que completa 30 anos em 2011.Com arquibancadas fixas, área asfaltada, estacionamento. E, por fim, preços menos salgados para o consumidor. Alguns deles, nesse ano, foram novamente de assustar.
JÁ MERECE
Quem gosta do bom futebol, da qualidade técnica, da disciplina tática, sem dúvida está torcendo para que a Alemanha ganhe esta Copa do Mundo. É o melhor time disparado. Se perder, será daquelas injustiças que o futebol reserva de vez em quando.
Fonte: Sergio Pires
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta