Sexta-feira, 6 de agosto de 2010 - 06h30
MAIS UMA CAMPANHA DE PICUINHAS
E SEM TEMAS PROFUNDOS EM DEBATE
A campanha presidencial avança e o que mais se ouve são fofocas, troca de acusações, dossiês forjados, malandragem em frases de efeito, tentativas de diminuir o adversário. Tudo com muito cuidado, sutileza até, porque como a Justiça Eleitoral é quem está decidindo a eleição, qualquer deslize pode ser considerado crime eleitoral e lá vai o candidato para a ala dos malditos. Pouco se ouve sobre as intenções e programas, sobre como resolver os graves problemas nacionais;como acabar com a guerrilha urbana nas cidades; como mudar drasticamente a lei que protege o crime; criar novos milhões de empregos e casas decentes para a população pobre. Não se ouve falar sobre o futuro, sobre os desafios que teremos, sobre como vamos mandar para os quintos dos infernos milhares de representantes de organizações estrangeiras, que se imiscuem nos nossos assuntos internos e determinam como devemos ou não cuidar da Amazônia.
Só se ouve firulas, troca de farpas, ironias, ataques e contra-ataques. Fica-se pensando em como são amadores nossos políticos, mesmo as maiores lideranças. A começar pelo presidente da República, que passa por cima das leis – e ele é quem deveria cumpri-las com maior rigor – para ingressar numa campanha eleitoral como cabo de sua candidata. A continuar pelo principal representante da oposição, José Serra, que teve oito anos para preparar-se para o debate presidencial e só fala abobrinhas. E passando por Marina Silva, que deveria candidatar-se a presidência em Pasárgada, a terra ideal, onde se é amigo do rei. Marina não fala no Brasil real mas num país que só existe na cabeça dela e de seus seguidores. Enfim, deve vencer o menos ruim. Mas não importa, porque seja quem for o novo presidente, nós brasileiros comuns, continuaremos fazendo este país ser grande.
DIA D
Hoje é o Dia D para o TRE rondoniense. Trata-se do último prazo para o julgamento de todas as pendências de registros e impugnações de candidaturas. A partir desta sexta, quem já teve o OK sai às ruas tranquilamente para as campanhas. Quem ficou pelo caminho, via Justiça Eleitoral, só disputa com recursos à instâncias superiores. E a fase quente da campanha começa de vez.
PRIORIDADE
Mais de 130 policiais – federais, rodoviários, da PM e civis, além dos grandalhões da Força Nacional de Segurança – estão agindo nos distritos de Porto Velho, combatendo o comércio de madeira com documentação falsa. É importante. Seria também boa uma ação semelhante para combater o crime e a violência na região. Mas, prioridade é prioridade.
PELOS ARES
Seria cômico, não fosse trágico. O governo, Anac e Infraero juraram por todos os santos que os apagões aéreos eram coisa do passado. Nesta semana, outra vergonheira, com mais da metade dos vôos atrasados, alguns com mais de uma hora e meia. É bem o retrato do Brasil: promessas são uma coisa, a triste realidade é outra. Vergonha!
LÁ E CÁ
Duas das ONGs que mais pressionam do governo brasileiro não só por “áreas de proteção ambiental” como também exigindoa criação de “áreas indígenas livres” e um estado indígena independente em Roraima, são a Conservation International e a National Wildlife Federation. Ambas, aliás, jamais exigiram nada parecido nem nos Estados Unidos e nem em qualquer outro país que representam.
QUE INTERESSES?
Observe-se alguns dos “patrocinadores” dessas ONGs: HSBC, Amex, Wall Mart, Embaixada dos Países Baixos, da Noeruega, Finlândia, Inglaterra, Canadá e União Européia. Do Brasil, ainda são apoiadas por instituições brasileiras como o Ibope, Conselho Municipal Indígena e governo brasileiro, é claro e setores da Igreja Católica. Interesse de quem elas defendem, mesmo?
TERCEIRA IDADE
Provavelmente o mais velho dos candidatos à Assembléia Legislativa do Estado seja Antonio Marcondes, presidente da Associação dos Aposentados. Aos 75 anos, Marcos não só quer chegar a uma cadeira no parlamento como já anuncia que é candidato à disputa da Prefeitura em 2012. Quando tiver 77 anos. Não teme o futuro, o combativo representante dos idosos.
GUERRILHA
Apócrifa, sem CNPJ, endereço ou algum responsável, uma tal de Comissão Nacional das Ligas dos Camponeses Pobres (aquela mesmo, a LCP, acusada de guerrilha rural e outros crimes), contesta publicações da Folha de Rondônia com argumentos infantis e eivados de inverdades. Imaginando talvez que esteja lidando com idiotas. Não merece resposta, até porque não se responde para anônimos.
DECISÕES DIFERENTES
O TRE rondoniense já decidiu não homologar meia dúzia de candidaturas, algumas delas por causa da Lei Ficha Limpa. O problema é que essas decisões não são definitivas e vão propiciar longas disputas jurídicas em tribunais superiores. E há ainda a questão de que muitas das mais importantes decisões tomadas pelo TER local nos últimos tempos, foram derrubadas no TSE. Será que o quadro muda?
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta