Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 06/09/09




FORÇA SINDICAL E CUT QUEBRAM O
PAU POR CONTROLE DE SINDICATO


O setor da construção civil, o que mais cresce no Estado, pode ser seriamente afetada tendo como causa uma disputa política. Duas centrais sindicais – A Força Sindical e a CUT – estão brigando feio pelo comando do sindicato dos trabalhadores na categoria.E a briga é de vale-tudo, onde não há limites, inclusive com o uso de operários que querem mais é trabalhar e não se envolver em guerras entre sindicalistas que têm como principal meta, apoiar seus partidos políticos, no caso da Central Sindical o PDT, principal sigla que a apóia e no caso da CUT o PT. A Justiça do Trabalho teve que interferir e indicar um interventor para o sindicato dos trabalhadores, em função da guerra que se travava entre as duas facções. Agora a coisa piorou. A CUT, que está tentando tomar o sindicato à fórceps, começou a inventar paralisações, inclusive nas obras das duas hidrelétricas do Madeira, fechando o acesso à elas e exigindo que todos os trabalhadores, mesmo que não queiram, não entrem no canteiro de trabalho. Um deles chegou a denunciar que foi agredido porque queria trabalhar e o pessoal da CUT o impediu.A tática utilizada pelo pessoal da Força Sindical também não é nada soft. Enquanto as duas centrais brigam pelo controle do sindicato, o risco de sérios problemas para um setor que é vital para a economia do Estado existe e a situação pode piorar.

ISOLADO

Com as elocubrações e conversações entre partidos no Estado, fica cada vez mais claro o isolamento do PDT. Não se tem notícia, pelo menos até agora, que algum partido esteja pronto para se aliar ao projeto de eleição do empresário Acir Gurgacz. Mas ele disputará o governo mesmo que sozinho.

DECISÃO TOMADA

O “namoro” entre Expedito Júnior e a cúpula nacional do PSDB já vem de longo tempo. O martelo poderia ter sido batido há cerca de seis meses. Só não o foi porque o atual presidente regional Hamilton Casara fez de tudo para impedir. Agora, nem Casara tem como resolver o caso. A decisão está tomada.

VOLTA AO NINHO

O PSDB volta, com Expedito, aos braços do governo Cassol.Casara e seu grupo tinham se postado na oposição e tentaram, de todas as forças, impedir que o senador voltasse ao ninho tucano, com sua turma. O presidente nacional Sérgio Guerra, contudo, já tomou a decisão.O anúncio oficial do ingresso de Expedito no PSDB está para estourar a qualquer momento.

JÁ É ABUSO

Há alguns abusos que não podem ser aceitos, sob pena da coisa toda virar uma esculhambação. O fato do governo do Acre ter comprado um helicóptero e o ter “decorado” com a bandeira do PT já é demais. Propaganda partidária com bem público é erro crasso. Prá não dizer crime eleitoral.

PESQUISA

Apareceu mais uma pesquisa. Embora feita em nove cidades, o peso maior ficou para Porto Velho. Claro que deu, entre possíveis concorrentes ao governo, Roberto Sobrinho na frente. O prefeito da Capital continua com prestígio entre o eleitorado. O problema para Sobrinho, caso seja mesmo candidato, será conquistar o voto no interior. Aí a coisa complica.

E CANDEIAS?

Tem razão o deputado petista Ribamar Araújo ao pedir investimentos para Candeias do Jamary, que ficou de fora da contrapartida das obras das hidrelétricas do Madeira. A pequena Candeias também tem sofrido impactos, ao menos indiretos. E foi tratada como se não existisse.

AINDA É TEMPO

Na verdade, quem informou que Candeias não sofreria qualquer tipo de impacto das usinas foi o Ibama, em seu levantamento oficial. Pelo menos é o que consta em relatório da obra de Santo Antonio. Ainda está em tempo de reparar a injustiça.

MUITO CUIDADO

O nono caso de gripe suína no Estado alertou novamente as autoridades sanitárias. O paciente foi tratado e está bem, mas o caso serviu como sinal de que o problema ainda é sério e precisa ser visto com todos os cuidados. Até agora, apenas uma morte foi registrada em Rondônia. Tomara que fique nisso.

MENOS UM

A nominata do PT para 2010 tem um nome a menos na disputa pela Assembléia. Desiludido com as urnas, o secretário municipal de Obras, Marcelo Fernandes, já avisou ao partido que não quer nem ouvir falar em candidatura. Pelo menos é essa a decisão de hoje. Mas como na política tudo muda, como as nuvens... 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)