Sábado, 6 de novembro de 2010 - 05h54
DEPOIS DAS URNAS, TODOS OS OLHOS
SE VOLTAM À ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
Depois de fechadas as urnas e anunciados os vencedores, todos os olhos se voltam, a partir de agora, para a Assembléia Legislativa, com seus 14 novos deputados e com outros dez reeleitos. A primeira grande questão envolve a escolha da nova Mesa Diretora e do novo presidente da Casa. Seria pura hipocrisia não afirmar que esse assunto passa pelas mãos e pelas decisões políticas do governador eleito, Confúcio Moura. Ele e a equipe que coordenou a campanha já estão tratando do assunto. Aliados não lhe faltam. Inclusive alguns deputados eleitos como da base do atual governo, tão logo Confúcio sagrou-se nas urnas já passaram a apoiá-lo, a tal ponto que o eleito já tem maioria folgada na Assembléia. Adelino Folador (foto), o ex-prefeito de Cacaulândia e ex-secretário de Confúcio em Ariquemes é o nome mais citado, mas ao lado dele também estão no páreo, com grandes chances, o deputado reeleito Jesualdo Pires e o atual presidente da Câmara de Ariquemes, Saulo da Renascer.
O segundo tema refere-se ao orçamento. São mais de 5 bilhões e 200 milhões de reais em jogo para o Estado em 2011. O projeto já está na ALE, mas longe de ser uma questão tranqüila. O novo governo quer influir nele, fazer alterações, modificar prioridades e reduzir de um lado para aumentar de outro. Terá que negociar com os atuais deputados, muitos deles de saída, para conseguir seu intento. Portanto, um desafio dos mais complexos, que exigirá desde já de Confúcio Moura e sua turma um jogo de cintura muito grande. Afinal, nessa grana toda se definirá os rumos do primeiro ano da nova administração.
O SALTO DE NAZIF
O deputado federal reeleito Mauro Nazif foi um dos vencedores da eleição deste ano. Além de ter conseguido eleger seu governador – estava aliado a Confúcio Moura – ele mesmo teve uma performance altamente positiva nas urnas. Subiu de pouco mais de 42 mil votos na última eleição para mais de 65 mil nesta. Um crescimento de mais de 50%.
SERVIDORES
Nazif afirma agora que continuará o trabalho que vem realizando principalmente direcionado às questões dos servidores públicos. A transposição, a PEC dos PMs, o 13° para os soldados da borracha são alguns dos temas que o parlamentar garante que dará prioridade no seu segundo mandato na Câmara Federal.
MAIS DOIS APOIOS
Dois deputados que estavam aliados a João Cahulla, nas eleições ao governo, já acenaram que pretendem trabalhar em parceria com o novo governador Confúcio Moura. Tanto Lindomar Garçon (reeleito) como Nilton Capixaba (que voltou à Câmara depois de um mandato fora), garantem que priorizarão as questões do Estado e não farão oposição, como se esperava, na sua performance no Congresso.
BUCHICHOS
Buchichos não faltam. Há quem diga que um deputado da Capital que se elegeu com grande votação estaria cotado para fazer parte do secretariado de Confúcio Moura. Seu suplente está torcendo para que a boataria se transforme em realidade. Só se saberá a realidade depois de janeiro.
ZEQUINHA
Mais um nome forte para a disputa da Prefeitura de Porto Velho foi lembrado esta semana: nada menos do que o segundo mais votado no Estado, Zequinha Araújo, teria, entre seus sonhos futuros, o de comandar seu município. Com ele, já seriam cinco os postulantes, dois anos antes da disputa.
LOCAIS DA POSSE
A posse dos deputados – tanto os recém eleitos como os reeleitos – devem acontecer no dia 1° de fevereiro próximo na casa de shows Talismã, a antiga Keóps. O cerimonial da Assembléia está acertando alguns detalhes, mas é praticamente certo que o local seja este mesmo. Já o governador assume dia 1° de janeiro no ginásio do SESI.
JÁ COMEÇOU
Confúcio Moura, recém eleito, já viajou a Brasília para manter os primeiros contatos políticos e de olho em parcerias com o governo federal. Ele deve também, nos próximos dias, visitar vários estados, inclusive à busca de projetos bem sucedidos que possam ser adaptados para Rondônia. O trabalho de governo, na verdade, já começou.
RAUPP NA TV
O senador Valdir Raupp será o convidado especial deste sábado do programa Via Sat, na TV Candelária, ao vivo, via satélite e em rede estadual. Considerado um dos grandes vencedores da eleição deste ano no Estado, Raupp será entrevistado por Léo Ladeia e Sérgio Pires. O telespectador pode participar com perguntas, via telefone. Começa às 8h30 da manhã.
PRESIDENTE
Raupp, aliás, pode ser indicado como novo presidente nacional do PMDB nos próximos dias. O vice-presidente eleito, Michel Temer, deve passar o cargo para Raupp, pelo menos até que o partido, em nível nacional, se reúna para escolher seus novos dirigentes. Raupp, inclusive, pode até ascender à presidência do maior partido brasileiro a partir do ano que vem.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da Históra
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa